curso de artesanato

Cursos de artesanato da eduK: o melhor investimento para a carreira!

O artesanato deixou de ser apenas um hobby e hoje é encarado como uma profissão. A Lei do Artesão está aí para provar que, atualmente, é possível construir carreira na área e ter um bom retorno financeiro quando resolvemos trabalhar com o que é nossa paixão.

Nesse cenário, um curso de artesanato se faz fundamental para que você tenha um melhor desenvolvimento das suas habilidades e apresente a qualificação necessária para a produção das suas artes.

Por isso, conversamos com nossa gestora de conteúdo de artesanato, Bárbara Miranda, para esclarecer quais são os diferenciais de quem faz um curso de artesanato aqui na eduK. Você vai poder tirar suas dúvidas para, assim, investir em sua carreira como merece. Confira!

Por que o artesão deve se profissionalizar?

Um artesão, hoje, é também um empreendedor. Por isso, para ter essa mentalidade, Bárbara Miranda explica que é preciso entender uma série de aspectos desde administração de negócios e planejamento estratégico até marketing e pesquisa de público, por exemplo.

Esses são aspectos que podem facilmente ser adquiridos com cursos voltados para a área do artesanato. A partir do momento em que um artesão domina esses pontos, ele passa a ter potencial competitivo — pois consegue precificar adequadamente seu produto, atrai mais clientes e alavanca o seu negócio.

Somado a isso, ao conhecer técnicas de artesanato mais inovadoras, com profissionais que são experts no assunto, a pessoa entrega peças mais atraentes e de melhor qualidade ao seu consumidor, tornando ainda mais rentável a prática e mostrando que é, sim, possível viver da sua arte.

Quais os diferenciais de um curso de artesanato on-line da eduK?

Quando alguém opta por um curso on-line nessa área, passa a contar com muitas vantagens. Aqui na eduK, os cursos on-line de artesanato dão liberdade ao aluno para que ele organize seus próprios horários a fim de aprender mais, por exemplo. Além disso, ofertamos outros benefícios, como você confere a seguir!

Aulas tecnológicas

O aluno tem um curso de artesanato que é pensado a partir das novas tecnologias — a qualidade do conteúdo e da captação, que pode ser em vídeo ou áudio, é um grande diferencial. Bárbara lembra que o ensino a distância (EAD) está se tornando cada vez mais popular e, o mais importante, reconhecido.

Os modelos de educação estão passando por grandes mudanças e a forma como entendemos o aprendizado fechado em sala de aula vem se tornando obsoleto. Portanto, a aprendizagem está ultrapassando as barreiras geográficas. Os nossos cursos dão a oportunidade de pessoas das mais diversas áreas do país se profissionalizarem como desejam, democratizando o ensino.

Autonomia nos estudos

Ainda existem aqueles que questionam esse conceito de aprendizagem. Contudo, nossa gestora de conteúdo de artesanato ilustra a questão com uma história interessante.

Segundo Bárbara, um empresário indiano da área de Tecnologia da Informação um dia teve uma experiência observando os filhos dos seus funcionários em relação ao uso de aplicativos. Ele se perguntou se todas as crianças eram capazes de fazer aquilo ou se essa era uma realidade apenas daquelas pessoas.

Para buscar respostas, ele instalou um computador em uma favela indiana, todo programado em inglês e sem nenhuma orientação de uso. Além disso, era restrito só para crianças: ele chegou a colocar o mouse dentro de uma caixa que só dava para uma mão muito pequena ter acesso. 

Após dois meses que essas crianças estavam interagindo, já queriam um processador mais rápido e um mouse melhor. Elas tinham aprendido inglês para conseguir usar a máquina. Logo, ele percebeu que “o futuro da educação está na autoeducação”. Hoje, ele tem um projeto que permite às crianças aprenderem de forma autônoma sobre qualquer assunto!

Powered by Rock Convert

O que podemos aprender com isso é que o emprego dos professores não seria ameaçado, pois ainda precisamos de um mediador também no EAD. Além da autonomia que esse modelo dá às pessoas, também temos outras facilidades:

  • os valores investidos nos cursos que, geralmente, são mais baixos que os presenciais;
  • a possibilidade de estudar a qualquer momento;
  • a liberdade de aprender.

Instrutores qualificados

Os professores da eduK são extremamente capacitados e são referências em suas áreas. Selecionamos os profissionais visando uma combinação de diversos fatores, como:

  • ser referência na área;
  • apresentar excelência nas técnicas;
  • ter visão empreendedora. 

Estamos sempre em busca de construir grandes nomes nas nossas subcategorias. Bárbara Miranda ainda pontua que as pessoas podem ficar tranquilas e, se quiserem assistir a um curso de patchwork, por exemplo, terão a possibilidade de aprender com ninguém menos que Marina Lange, profissional premiada no Quilt Festival Houston, nos EUA.

Conteúdos exclusivos de diversos segmentos

Os conteúdos são exclusivos e transmitidos ao vivo. Depois de irem ao ar, entram em edição para cortarmos possíveis erros, comuns em tempo real, mas que não faz sentido irem para o catálogo.

Assim, esse vídeo é editado e, depois de dois dias úteis, disponibilizados na plataforma. Já os materiais didáticos, como o passo a passo que tem relação com aquele conteúdo, são colocados à disposição dos alunos sete dias corridos depois da primeira transmissão. “É um processo mais demorado porque os moldes são criados exclusivamente pelos nossos experts”, ressalta Bárbara. 

Quais as principais áreas de artesanato dos cursos da eduK?

Em nosso catálogo, temos muitas subcategorias, desde desenho e pintura até tecelagem e macramê. Porém, atualmente, focamos em quatro principais subcategorias, que são: 

Os cursos mais populares são os de feltro. Isso porque é uma matéria-prima barata e que é possível agregar bastante valor. Nesse segmento, temos um catálogo com mais de 48 cursos e com 120 peças e moldes!

Para ter acesso aos conteúdos, a pessoa precisa ser assinante do site, fazer login e, assim, ela consegue acompanhar tanto os cursos ao vivo quanto os materiais que subimos para o catálogo. Isso inclui os vídeos dos cursos já editados, os moldes e os materiais didáticos. Como não há avaliação, o artesão consegue seu certificado após 80% do curso assistido.

Além do mais, as pessoas podem tirar as dúvidas referentes às aulas pelos grupos localizados nas abas da plataforma. Bárbara ainda lembra que há um chat ao vivo ou o e-mail meajuda@eduk.com.br para que o diálogo se mantenha sempre aberto.

Por que a eduK alavanca a sua carreira de artesão?

Outro grande diferencial, que vale ser destacado, é que estamos focados em que as pessoas vivam das suas paixões. “Temos levado bastante conteúdo relacionado a negócios para que as pessoas percebam que é possível ter seus próprios empreendimentos e uma renda que possibilite essa autonomia”, explica Bárbara.

Os artesãos que escolhem a eduK têm um catálogo incrível com todo tipo de técnica possível e experts extremamente capacitados — pessoas que são referências e que sabem, de fato, ensinar. A gestora de conteúdo ressalta ainda que há uma preocupação muito grande com a didática e com o aprendizado: “Não é só uma visão comercial, mas uma visão educacional de aprendizagem”.

Com o tempo, realizamos diversas mudanças para otimizar esse aprendizado e percebemos as necessidades e as dores das pessoas que pretendemos ajudar. E esse é um dos pontos mais importantes! Além do mais, somos uma empresa visionária e a primeira dentro desse mercado de ensino a distância ao vivo. Com isso, construímos um legado de aprendizado dentro dessa área, como no caso do curso de artesanato.

Se você deseja ter essa qualificação e se profissionalizar, confira os nossos cursos e comece a estudar hoje mesmo!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.