Criar um cardápio de doces, mini cupcake

15 tipos de doces para festas que você pode trabalhar

Vamos combinar: um docinho faz qualquer pessoa mais feliz! Não à toa, os doces para festas fazem o maior sucesso entre os convidados.

E os eventos são uma ótima oportunidade de venda. Se os doces fizerem sucesso na festa, os convidados contratarão o confeiteiro para as suas próximas reuniões. Por isso, é preciso arrasar!

E lembre-se da organização: para fazer doces para festas, é preciso produzir grande quantidade. Por isso, tenha sempre os ingredientes à disposição e planeje bem a produção na cozinha.

Confira aqui os cursos eduK de doces para festas!

Abaixo, selecionamos 14 tipos de doces para festas que você pode trabalhar, em casamentos, festas de luxo, festas infantis e até festas sazonais.

Confira e inspire-se!

Doces para festas sociais e casamentos

1. Bem-casado

É o clássico de qualquer casamento! O bem-casado chegou no Brasil há mais de 100 anos, vindo de Portugal, onde é chamado de “casadinho”.

Tradicionalmente recheado de doce de leite, o bem-casado pode ter várias versões – o sucesso foi tanto que surgiram sabores como chocolate, brigadeiro branco, ganache… são muitas possibilidades!

E tente divulgar sua doceria: os bem-casados são típicas lembrancinhas de casamento, que os convidados costumam levar para casa. É uma boa chance de conquistar uma nova clientela!

Quer saber mais sobre o doce? A chef Lu Neves ensina tudo sobre bem-casados finos para casamentos!

2. Cupcakes

doces-para-festas-cupcake

Está aí um doce versátil. O cupcake pode ser mais casual, para eventos descontraídos, ou podem ter decoração sofisticada, que vai super bem em casamentos ou festas mais sociais.

E é justamente a decoração do cupcake que conquista as pessoas (vamos lembrar que, primeiro, come-se com os olhos!). Para saber mais sobre a arte de decorar o doce, confira o curso de Silvia Nicolau.

3. Doces finos

Os doces finos são a junção perfeita de sofisticação e sabor! São doces para festa que fazem bonito na mesa de sobremesas.

E dá para soltar a criatividade nos doces! É só manter a sofisticação e criar tipos diversos: brigadeiros finos, bombons decorados, bem-casados crocantes, cookies, fudges de chocolate…

4. Macarons

Esse docinho que fez história na França traz cores e delicadeza às festas.

Feito com merengue e farinha de amêndoas, os macarons são marcantes pela textura leve e pela variedade de sabores marcantes.

Além das cores vibrantes, os macarons podem ser decorados de outras maneiras. Que tal, por exemplo, estilizá-los em formato de cupcake, de sorvete ou de carinhas sorridentes? Confira aqui como fazer!

5. Suspiros

O suspiro é um dos primeiros doces que os confeiteiros aprendem a fazer: ele é ideal para decorar bolos e tortas. Mas o suspiro também pode ser uma atração por si só! Com um bom merengue em mãos, é possível fazer suspiros decorados e recheados. Ficam um charme nas festas!

Também dá para modelar os suspiros e dar um toque ainda mais especial. Suspiros em formato de flores ou de pássaros vão bem em casamentos, enquanto aqueles que têm formato de ursinhos encantam as crianças.

Festas infantis

6. Brigadeiros

Não tem para ninguém: os brigadeiros são os queridinhos das festas, ainda mais das infantis. O doce surgiu na década de 1940 e segue sendo o mais popular.

Mas isso não quer dizer que os brigadeiros sejam sempre iguais! Opção boa para quem quer trabalhar com um doce rápido de se fazer, o brigadeiro pode ser confeccionado com diversos sabores.

Há ainda tipos diferentes de brigadeiros, que podem fazer um sucesso estrondoso nas festinhas. Que tal um brigadeiro explosivo, aquele que estoura na boca e solta um recheio delicioso? Tem ainda bala de brigadeiro, sucesso garantido entre a criançada!

7. Docinhos modelados

Docinhos com formato de bichinhos, carros, personagens de filme… nenhuma criança resiste!

Em cursos da eduK, a cake designer Juliana Martins ensina a fazer doces modelados à base de leite em pó, que têm alta durabilidade e não soltam óleo. No curso de doces em formato de cachorrinho ou de boneca, ela ensina a fazer os doces sem nem precisar de moldes ou cortadores!

Já a expert Elisabete Poblet ensina a fazer docinhos modelados de princesas e bichos de safári. Sucesso garantido!

docinhos modelados curso

8. Doces com temas

Se tem algo que encanta o aniversariante e os convidados é a mesa da festa infantil! Cada ano, um tema diferente. E não basta que a decoração esteja de acordo – os doces também precisam seguir a temática da festa.

Por isso, é importante arrasar na decoração dos bolos, dos biscoitos, dos brigadeiros. Vale ficar de olho nos personagens mais populares entre a criançada e também em temas que nunca saem de moda, como futebol e princesas.

Quer aprender e se inspirar? Confira os cursos da expert Jeyce Santos, que ensina a fazer bolos e doces com tema de futebol e de carros.

9. Cakepop

Bolo e pirulito são deliciosos. Um doce que junta os dois é sucesso garantido! O cakepop se tornou rapidamente popular por ser um docinho diferente e divertido: um bolo no palito!

Para animar as festas infantis, vale investir em cakepops com modelagens encantadoras: abelha, joaninha, vaca, galinha… são infinitas possibilidades! A confeiteira Kátia Dias ensina como arrasar nas festas neste curso.

doces-para-festas-cakepop

10. Pipoca doce

Está aí um doce que faz bonito tanto durante a festa quanto no fim dela: a pipoca doce pode ser servida ao longo da folia ou pode ser uma lembrancinha charmosa para os convidados levarem para casa.

É preciso testar receitas e planejar bem, para que o resultado final seja o melhor possível. O tipo de milho, as técnicas de caramelização, saborização e durabilidade são essenciais. É bastante coisa, mas fique tranquilo: os chefs confeiteiros Lucas CorazzaKátia D’Angela ensinam tudo na eduK!

11. Pirulito de cristal

Os pirulitos de cristal são uma tendência que está invadindo as festas infantis. Os pirulitos são transparentes (feitos com açúcar, ficam com aspecto de cristal, daí o nome) e podem ser decorados com diversos desenhos e cores.

Para conseguir confeccionar o pirulito de cristal perfeito, é preciso saber a temperatura correta, como aplicar confeitos, aplicação de imagens em papel de arroz, aplicação de glitter, colocação de palitos de madeira e de plástico, coloração e saborização de calda, entre outras etapas.

Quer saber mais sobre esse doce encantador? A cookie designer Poli Peixoto ensina técnicas e segredos para fazer pirulito de cristal.

Doces para festas sazonais

12. Páscoa

O feriado mais doce do ano todo, a Páscoa encanta de crianças a adultos. E foi-se o tempo em que só o clássico ovo de chocolate era procurado. Atualmente, há um leque de docinhos que fazem sucesso nesta época do ano: ovos de colher, pirulitos de cristal, cakepops, bolos, trufas, biscoitos decorados…

A Páscoa é uma ótima oportunidade para confeiteiros alavancarem as vendas. Por isso, é sempre bom se preparar com antecedência para esse feriado. Confira o curso ministrado pela cake designer Cláudia Thomaz: ela ensina doces ideais para serem vendidos na Páscoa!

13. Dia dos namorados

Já viu doces específicos para o dia dos namorados? Essa data pode até não parecer propícia para doces para festas, porém a comemoração privada de um casal também é uma baita oportunidade para os confeiteiros, viu? Para inspirar você, que tal conhecer esses docinhos para lá de íntimos?

doces para festas, dia dos namorados

O clima esquenta no curso Kit dia dos namorados: doces afrodisíacos e o resultado é incrível: muita diversão e sabor juntos!

14. Festa junina

Quem não gosta de um bom arraial, não é mesmo? Famosas pelos quitutes típicos do nordeste, as festas juninas podem ocorrer em escolas e clubes, mas também na casa de quem ama São João!

Por isso, é importante ter doces típicos na manga. Quindim, queijadinha, bolo de rolo, cocada, paçoca… esses são só alguns dos clássicos doces que fazem muito sucesso nas quermesses.

Quer aprender? Patrícia Farias ensina a fazer doces nordestinos que vão animar qualquer festa junina. Não deixa também de conferir o curso de quindim e queijadinha, do chef Roberto Augusto.

15. Doces para o Natal

E então é Natal… e o que você fez? Doces, é claro!

Dezembro chega para alegrar o fim do ano com muitos docinhos. E também alegra o fim do ano dos confeiteiros, que podem alavancar as vendas com delícias decoradas.

Capriche nos desenhos de Papai Noel, renas e árvores de Natal em biscoitos, bolos e panetones. Na ceia de Natal, eles deixam a mesa de sobremesa muito mais charmosa!

Confira aqui o curso de doces de Natal, da cake designer Claudia Thomaz.

Quer mais ideias?

Aqui na eduK somos completamente apaixonados por doces e por novidades da confeitaria. Para conhecer muitos outros exemplos de doces incríveis para festas, confira todos os cursos online que estão esperando por você!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!