8 tendências de decoração de papel para casamento

A tendência de decoração de papel para casamento chega com força total ao Brasil. O papel é um material leve e que imprime sutileza à decoração. Tem um bom custo-benefício, com um resultado chiquérrimo. É sustentável, pode ser totalmente customizado e personalizado e conversa com outro tema forte, o high-low, ou seja, a mistura de materiais nobres com materiais simples.

Tendências do papel na decoração de casamento
Tendências do papel na decoração de casamento: enchem de cor as cadeiras, viram buquê criativo e sustentável e trazem sensação de conforto e leveza (crédito da foto: The Wedding of My Dreams  )

Inovar na decoração de casamento, trazendo novos elementos e peças criativas, é fundamental para que um profissional se destaque nesse competitivo mercado. A onda de resgate do artesanal, do feito à mão e do “faça você mesmo” invadiu as festas de casamento e esse movimento empodera as artesãs — e as noivas também! Afinal, nada mais bacana do que poder dizer aos convidados que você fez o convite, o centro de mesa, as lembrancinhas, a decoração do casório, não é mesmo?

Andrea Saladini é um dos maiores nomes em organização de festas no Brasil. A expert recomenda fazer a decoração de casamentos em papel. “O mercado é muito grande, vale a pena investir porque não tem muitos profissionais qualificados em decoração e tendências”, explica. Andrea dá a dica para os artesãos que quiserem se especializar nessa tendência: “vale se programar com antecedência, pois essa decoração exige tempo de produção, não tem como negociar novos prazos. A data do casamento é inegociável!”.

Essa é a seleção de tendências de decoração de papel para casamento que separamos para vocês

1. Meu coração é de papel

Todo mundo deseja um caminho cheio de amor para os noivos no dia do casamento. Esses corações de papel fazem esse desejo se tornar realidade.

Os corações são fáceis de fazer. Só é preciso ter os papeis, uma tesoura e os palitos de madeira. Para casais descolados, faça uma combinação de cores divertidas. Se o casal for mais clássico, ofereça os corações em cores neutras e pastéis.

Combinação colorida para esse caminho do amor (crédito da foto: ruffled blog)
Combinação colorida para esse caminho do amor (crédito da foto: ruffled blog)
Para casais mais clássicos, ofereça os corações em cores pastéis (crédito da foto: Ulmer Studios)
Para casais mais clássicos, ofereça os corações em cores pastéis (crédito da foto: Ulmer Studios)

2. Bandeirinhas

Tereza Pires, designer e encadernadora (e agora, mãe do Antônio), reforça a tendência de casamento “eu que fiz”. No lugar do tradicional topo de bolo, o amor de Tê e Jorge foi declarado em pequenas bandeirinhas de papel, amarradinhas com barbantes fininhos em bastões de madeira, colocados em cima do bolo de cenoura com calda de chocolate. Com esses detalhes, ela criou uma decoração de papel para casamento superoriginal!

As bandeirinhas também ficam um charme se colocadas na parede, em tamanho maior, atrás da mesa de doces, por exemplo. Essa é uma peça fácil e rápida de fazer, com baixo custo de produção, para você oferecer como um diferencial para suas clientes. Nas bandeirinhas, vale estampar o nome dos noivos, escrever uma mensagem de amor e até colocar frases fofas e divertidas, para serem registradas nas fotos.

Olha o exemplo da Tê, nas bandeirinhas, está escrito “amo tu”. O jeito íntimo de falar do casal aparece no detalhe, muito personalizado!

Decoração de papel para casamento: Bandeirinhas de papel no lugar do topo do bolo, amor em papel (crédito da foto: marianalealfotografia.wordpress.com)
Bandeirinhas de papel no lugar do topo do bolo, amor em papel (crédito da foto: marianalealfotografia.wordpress.com)

3. Tudo feito em papel

A designer gráfica Elá Camarena faz toda a decoração da festa com peças em papel.

Em suas mãos, o papel ganham vida em forma de gaiolas, luminária de mesa, lembrancinhas, topo de bolo, caixas e até torre Eifel. Mesmo os elementos normalmente feitos em papel — como as forminhas de doces, convites e etiquetas — são bem mais elaborados e sofisticados.

Para Elá, o caminho é ser criativo e contar uma história.

Detalhe de várias peças criadas por Elá como decoração de papel para casamento
Detalhe de várias peças criadas por Elá como decoração de papel para casamento, as forminhas de doces, convites e etiquetas estão bem mais elaborados e sofisticados
Elá Camarena faz decoração de papel para casamento. As gaiolas enfeitam a mesa
Elá Camarena faz decoração de papel para casamento. As gaiolas enfeitam a mesa
Mural de borboletas criado por Thaís Kato, leveza e originalidade na decoração de papel para casamento
Mural de borboletas criado por Thaís Kato, leveza e originalidade na decoração de papel para casamento

4. Origami

Thaís Kato, expert em origami em tecido, também criou peças de decoração de papel para casamento. No lugar do tradicional mural de “tsuru”, os passarinhos de origami, Thaís criou sua versão com originalidade e significado.

Seu mural foi feito com borboletas, em japonês, “tyo-tyo”. Na cultura japonesa, quando há borboletas na decoração de um casamento, significa que há muita coisa boa por vir na vida do casal.

Essa é uma proposta interessante para você fazer para suas clientes e é assim que você agrega valor a seu trabalho. Não é decoração por decoração. Cada detalhe tem um significado.

“O papel empresta uma leveza, uma sutileza e elegância para a decoração. Com a iluminação, faz toda a diferença”, conta Thaís. E completa:

Essa tendência vai ganhar os casamentos brasileiros

Thaís também dá a dica para as artesãs que quiserem investir nesse segmento, de decoração de papel para casamento: “no mercado de decoração para casamento, fala-se em aluguel de peças. Ou seja, o artesão tem o trabalho uma vez. É só ter cuidado para guardar e na montagem e desmontagem. Pode dar um lucro bem bacana. Um mural com mil tsurus, por exemplo, pode chegar a um valor de quatro dígitos e há ainda a possibilidade de reutilização”.

Tradição do origami é tendência em casamento (crédito da foto: the wedding chicks)
Tradição do origami é tendência em casamento (crédito da foto: the wedding chicks)

5. Flores gigantes de papel

Com este material barato e maleável, é possível criar paredes inteiras que garantem um efeito incrível na decoração, para chamar a atenção dos convidados e para servir como cenário para as fotos.

As flores são bem fáceis de fazer. Solte a imaginação e brinque com o tipo de papel e com diferentes cores. Por exemplo, que tal combinar tons pastéis, num degradê chique? Ou que tal se arriscar numa onda mais rústica e usar papel craft? Que tipos de papel e quais cores você usaria para preencher uma parede com flores de papel?

Parede toda forrada com flores em papel. A textura traz sensação de conforto e ainda garante um cenário maravilhoso para as fotos dos noivos e convidados (crédito da foto: mavenbride)
Parede toda forrada com flores em papel. A textura traz sensação de conforto e ainda garante um cenário maravilhoso para as fotos (crédito da foto: mavenbride)
Decoração de papel para casamento: flores gigantes estão em alta (crédito da foto: Elisheva Golani, do site 100 Layer Cake)
Decoração de papel para casamento: flores gigantes estão em alta (crédito da foto: Elisheva Golani, do site 100 Layer Cake)
Outra forma de utilizar as flores gigantes de papel na decoração (crédito da foto: etsy)
Outra forma de utilizar as flores gigantes de papel na decoração (crédito da foto: etsy)
E que tal arriscar com uma flor de papel gigante como buquê? (crédito da foto: site Green wedding shoes e estúdio Castillero)
E que tal arriscar com uma flor de papel gigante como buquê? (crédito: site Green wedding shoes)

6. Buquê com flores de papel

A novidade domina também um dos itens mais tradicionais de um casamento: o buquê da noiva.

Geralmente feito com flores naturais, agora pode ser feito também com papel. O buquê de papel pode ser guardado como uma lembrança pela noiva.

Uma ideia para seu negócio é criar uma linha de buquês com flores de papel. Na foto abaixo, as suculentas feitas desse material estão em destaque. Ao lado, a flor gigante e em rosa pink garante um ar moderninho. Será que a moda pega aqui no Brasil?

O degradê de cores e a mistura de flores em papel faz desse buquê encantador! (crédito da foto: Lia Griffith)
O degradê de cores e a mistura de flores e suculentas em papel faz desse buquê encantador! (crédito da foto: Lia Griffith)

7. Centro de mesa

Esse também é um item de destaque em uma festa de casamento.

As flores gigantes de papel também podem ser usadas como centro de mesa (crédito da foto: events to celebrate)
As flores gigantes de papel dão volume para a decoração da mesa (crédito da foto: events to celebrate)
Outro exemplo de centro de mesa, que também é suporte para vela. Um charme! (crédito da foto: Lia Griffith)
Outro exemplo de centro de mesa, que também é suporte para vela. Um charme! (crédito da foto: Lia Griffith)
Tendências do papel na decoração de casamentos (crédito da foto: site Lia Griffith)
Os passarinhos não são uma graça? Todo mundo vai querer levar pra casa no final da festa (crédito da foto: site Lia Griffith)

8. Lanternas de papel

Elas ganham um novo uso na decoração em papel para casamento. À noite, servem para iluminar, além de dar graça e leveza à decoração. Parecem até flutuar no céu. De dia, surpreendem com volume e cor para o ambiente.

O uso da lanterna é bem versátil e uma boa opção para ser feita em esquema de aluguel de decoração para festas e eventos, pois se adequam a quase todos os ambientes. Invista em lanternas de cores neutras, para compor com peças coloridas na decoração.

Lanternas de papel ficam lindas em casamentos à noite.... (crédito da foto: praise wedding)
Lanternas de papel ficam lindas em casamentos à noite…. (crédito da foto: praise wedding)
... De dia, trazem cor e alegria para a cerimônia (crédito da foto: indulgy)
… De dia, trazem cor e alegria para a cerimônia (crédito da foto: indulgy)

Gostou das tendências de decoração em papel para casamento? Você faz decoração de papel para casamento? É uma noiva no estilo “faça você mesmo”? Divida a sua história com a gente aqui nos comentários.

Powered by Rock Convert

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




6 Comentários

    Gostaria de colocar flores de papel em um STAND de uma feira de design…para dar um toc/ charme no ambiente, seria algo legal?Moderno? Os visitantes iriam se surpreender?

    Parabén. Belissimo trabalho! amei as flores gigantes.

    Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.
    a equipe esta de parabens, recomendo.
    vou compartilhar no facebook.

    Obrigado pelo artigo gostei bastante.
    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

    meu casamento foi todo com decoração de flores de papel, lindas, fez muuuuuuuuito sucesso. As lembrancinhas tb, casinhas de papel com suculentas dentro.
    https://www.youtube.com/watch?v=KBA6X1FTALk
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152683372691062.1073741839.655276061&type=1&l=e96febcd16

      os centros de mesa foram com imitação de rosas “normais”, o jogo americano personalizado com o nome de cada convidado imitando uma lousa de quadro negro, e o caminho até o altar com flores gigantes de papel. inesquecível 🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.