Saudáveis, naturais, orgânicos e deliciosos. Assim são os alimentos funcionais, que estão cada vez mais em alta e tem princípios bioativos, ou seja, não são nutrientes, não são essenciais, mas fazem bem para o organismo. Alguns deles tem efeitos protetores e preventivos a algumas doenças.
O mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis já ultrapassou a marca de R$ 90 bilhões, mostrando que comer bem é saudável e lucrativo. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking entre as grandes potências desse setor e, aqui, esse mercado deve crescer ainda mais, cerca de 4,41% ao ano até 2021.
Se você quer transformar cozinha saudável em fonte de renda, esse pode ser o momento ideal, afinal as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde e buscando uma reeducação alimentar, tentando associar sabor e saúde.
Algumas coisas devem ser levadas em conta, se você quer ingressar nesse mercado, e uma delas é o cardápio. Na hora de montar seu menu funcional, é necessário buscar o equilíbrio entre os alimentos, por exemplo, uma refeição incluindo entrada + prato principal + sobremesa deve ter 50% de alimentos ricos em vitaminas e minerais (alimentos reguladores), ¼ de alimentos ricos em carboidratos (fontes energéticas) e ¼ de alimentos construtores (ajudam na construção de tecidos e músculos).
Separamos uma sugestão de refeição para te inspirar:
Entrada – salada de Wrap
Acompanhamento – Miniquiche cremosa de palmito
Prato Principal – Medalhão de lentilha
Sobremesa – Crumble de frutas vermelhas
Vai fazer? Não esquece de tirar foto e marcar a gente no Instagram ou postar no nosso grupo no Facebook. ?