Os livros de colorir estão fazendo sucesso no Brasil e no mundo. Pintar parece algo simples. Mas, se você tentou colorir as páginas de um desses livros, já percebeu que é preciso sim alguma técnica.
Por isso, chamamos o Hélvio Mendonça, artesão, referência em pintura e scrap, para nos ajudar a colorir. Graduado em artes plásticas e pós-graduado em arteterapia, Hélvio trabalha com arte e artesanato há mais de 15 anos. Nesse vídeo ele ensina como combinar cores, fazer degradês e efeitos. O momento é de voltar a ser criança, escolher as cores, caprichar nos detalhes e ser feliz.

Para esse passo a passo, você vai precisar apenas da gravura a ser colorida e lápis de cor. Passa o PAP, aperta o play e aprenda a pintar os livros de colorir.

Livros de colorir
O mais conhecido deles é “O jardim secreto: livro de colorir e caça ao tesouro antiestresse”, da britânica Johanna Basford, lançado no Brasil pela editora Sextante no final do ano passado. O livro esteve em primeiro lugar na lista dos mais vendidos, segundo dados da Publish News. E nesse ranking dos dez mais vendidos, seis são livros de colorir. Haja lápis de cor!

A psicóloga Simone Presotti não vê o sucesso desses livros como uma volta à infância: “vejo como uma volta ao simples.” Para ela, estamos vivendo um momento em que a vida moderna nos exige cada vez mais expansão. Então, buscamos por algo que nos faça parar, olhar para dentro. Simone explica:
Há uma necessidade enorme de silenciar, de pegar fôlego
Tudo a ver com artesanato
Trabalhar com artes, manualidades, cores e texturas — como no artesanato — estimula a criatividade e a concentração. Além disso, ver o trabalho pronto, como por exemplo, a página do livro com o desenho todo colorido e bonito, traz uma sensação de satisfação e orgulho.
Depois de conquistarem uma legião de fãs, os desenhos ganham outras formas, para além do papel. As ilustrações podem ser usadas na decoração, em bordados, como stencil… Vale a pena experimentar.
Para adultos
A proposta dos livros de colorir para adultos é relaxar através da concentração na pintura e escolha de cores para desenhos elaborados.
A história da Johanna, a ilustradora britânica criadora do livro “O jardim secreto”, tem tudo a ver com artesanato.

Ela faz todos os desenhos à mão, com lápis, antes de serem digitalizados.

Tudo começou quando ela postou um de seus desenhos na internet e as pessoas gostaram tanto que ela recebeu o convite para publicar um livro
Johanna, em uma entrevista ao site Buzzfeed, comenta: “Acho que todo mundo tem uma centelha criativa. Só é preciso oportunidade de deixá-la florescer”. A autora completa:
Uma folha de papel em branco pode ser assustadora, mas um livro de colorir tem os contornos, eles já estão lá, tornando-o mais fácil de pegar um lápis e começar a fazer a sua marca
E você, já experimentou colorir um livro assim ou até criar seus próprios desenhos? Aproveite a onda e descubra novas combinações que servem como inspiração para seus trabalhos! Conte sua experiência com os livros de colorir pra gente aqui nos comentários.
Que lindo Hélvio!! Parabéns, suas mãos são abençoadas! Bjo
Se eu soubesse pintar assim, também colocaria num quadro! Parabéns Hélvio! Vai ter curso? Eu querooooooooooooo!!!! Saúde e paz!!!!
Oi Nara, lindo o trabalho do Hélvio, né? Ué, com esse passo a passo já dá para começar a pintar lindamente, não é mesmo?! Vai lá! E a ideia de ter um curso é bem boa, hein!!! Obrigada.