Salgadinho para festa

Aprenda receitas de salgadinhos e encante clientes

Salgadinhos são a paixão nacional. De diferentes formas e sabores, eles agradam a todos e fazem sucesso em festas, eventos e confraternizações. E que tal investir nos quitutes e ainda lucrar com suas receitas? É possível!

O mercado dessas delícias ainda oferece diversas opções do que oferecer em seus cardápios. Você pode optar por fritos ou salgados, massa podre, cremosa, folheada, e entre tantos recheios, como frango, carne, presunto e queijo.

Para o sucesso do seu negócio, aposte sempre na identificação no produto. Invista em etiquetas que tenham informações como o nome de sua empresa, logo, telefone para contato e os ingredientes dos salgadinhos, além de informações nutricionais. Ainda, é extremamente importante indicar data de fabricação e validade.

Em uma superdica, o conceituado chefe Roberto Kisz diz que você pode disponibilizar os seus quitutes já fritos ou ainda congelados, em embalagens. Com a etiqueta de identificação e seriedade, o seu cliente vai sentir maior segurança em consumir as suas delícias. Não é apenas fazer o melhor salgado ou ter aquele tempero secreto, muito conta também da apresentação.

Depois de feitos os seus salgadinhos, chegou a hora de congelar. Para aqueles que serão fritos, você deve empanar e levar ao freezer em aberto. No caso das opções assadas, você deve esperar esfriar e também congelar em aberto.

Mas o que é congelar em aberto? Roberto Kisz explica que é dispor os seus salgadinhos em uma bandeja e leva-los para o freezer desta maneira. Para embalar, o recomendado é deixar de um dia para o outro para ter a segurança de que o produto está 100% congelado.

Flor de salsicha
Flor de salsicha

No momento da embalagem, você pode optar por acondicionar os salgados em um saquinho próprio para alimentos. Após todos colocados, é fundamental que você use um extrator de ar para retirar o ar e evitar a criação de cristais de gelo.

Um segredo importante que Roberto Kisz passou é que para massas fermentadas, que levam fermento, o descongelamento deve ocorrer dentro do saco. O motivo? Para não ressecar o quitute.

Por fim, uma parte vital do seu negócio, que é o cálculo de custos. A princípio, faça uma pesquisa de mercado em sua região e em sua cidade. Não adianta cobrar muito barato e não ter lucro, como também cobrar em excesso e não receber pedidos.

Agora, é importante calcular o quanto você gasta de cada ingrediente. Com uma receita toda em peso, você pode definir o quanto foi gasto em cada um dos itens utilizados. Com base nisso, você chega a um valor inicial.

Depois de descobrir o quanto gastou apenas no preparo do cento dos salgadinhos, você deve calcular 30% para gastos como detergente e limpeza e foi utilizado na cozinha para preparar a receita. Depois de embutir no valor inicial, faça também o cálculo de 30% de gastos indiretos, como água, luz e gás, e acumula novamente.

Outra parte importante de toda a fabricação de seu produto é a mão de obra, quem preparou e cozinhou tudo. Então, você também calcula 30% para adicionar ao valor total. Neste ponto, você já consegue cobrir os seus gastos.

Mas é também importante você ter lucro com seu negócio, para pode investir em cursos e equipamentos, por exemplo. Então, você calcula mais 50% para acumular com o número anterior. Por fim, veja o quanto gastou com embalagens e adicione para ter o quanto cobrará pelo cento dos salgadinhos.

Agora que já aprendeu um pouco sobre como vender os seus quitutes, que tal começar a investir no mercado de festas? Abaixo, confira duas deliciosas receitas.

Surpresa de queijo com Mandioca
Surpresa de queijo com mandioca

Surpresa de queijo com mandioca

Ingredientes:

500g de queijo meia cura ralado;
500g de queijo muçarela ralado;
300g de polvilho doce;
30g de fermento em pó;
400g de ovos (8 unidades)
700g de mandioca crua ralada

Modo de preparo:

Massa:
Em um recipiente, coloque o queijo meia cura e o queijo muçarela e misture;
Acrescente o polvilho doce, o fermento e os ovos e misture bem formando uma massa;
Leve o recipiente tampado à geladeira por 30 minutos;
Reserve;

Modelagem e empanamento:
Utilizando a massa reservada, separe as porções;
Modele no formato de bolinho;
Passe pela mandioca crua ralada;

Churros salgados
Churros salgados

Churros salgados

Ingredientes:
400 ml de água;
30g de margarina;
8g de sal;
280g de farinha de trigo;
200g de ovos (4 unidades);
Óleo quente – q.b.
140g de queijo cheddar/requeijão
Queijo tipo parmesão ralado – q.b.

Modo de preparo:

Massa:
Em uma panela, coloque a água, a margarina e o sal;
Leve ao fogo para ferver;
Acrescente a farinha de trigo peneirada;
Mexa até formar uma bola de massa e desprender da panela;
Retire do fogo e deixe esfriar um pouco;
Adicione os ovos, um a um, mexendo bem, para incorporar;
Coloque em manga de confeitar com bico pitanga;
Frite as porções em óleo quente e abundante e reserve;

Recheio:
Coloque o queijo cheddar em manga de confeitar com bico fino;
Recheie o churro e decore em cima;
Polvilhe com queijo ralado;

Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa
Salgadinho para festa

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.