Artesanato em cerâmica: crie peças únicas para decorar e usar

Você já colocou a mão na massa para produzir algum artesanato em cerâmica? Dar forma ao barro é quase mágico! Além de terapêutico, a gratificação de ver peças únicas formadas a partir das nossas mãos é uma experiência determinante para muitas pessoas investirem no artesanato como hobby ou mesmo uma nova fonte de renda.

A cerâmica é uma das artes mais antigas do mundo. Seus primeiros registros são da pré-história, com vasos de barro de cor enegrecida. E, aqui no Brasil, os índios já tinham a cultura do barro e produziam variadas peças em cerâmica antes da chegada dos portugueses. Por isso, esse material natural é reconhecido historicamente e, entre outros fatores, sua valorização tradicional é em decorrência de sua praticidade e resistência. 

Nesse sentido, ainda hoje, seu uso está muito associado a utensílios de cozinha.  Suportes, xícaras e pratos de cerâmica são sempre muito delicados e elegantes, e podem ter diversos estilos, como divertidos ou rústicos. Porém, atualmente existe uma novidade a mais: uma supervalorização do artesanato em cerâmica na forma de objetos decorativos! É mais uma opção para investir o seu trabalho, tanto em peças para usar quanto para decorar. Que tal começar a fazer cerâmica na sua casa? Continue a leitura e descubra mais sobre essa possibilidade!

 

artesanato-em-cerâmica-2

>> Veja agora 4 ideias de embalagens criativas para o seu artesanato!

Como estamos na cerâmica hoje?

Como dissemos, atualmente o mercado olha bastante para peças personalizadas, valorizando o trabalho artesanal que existe por trás das peças. Em outras palavras, tem-se valorizado cada vez mais o não-industrial, e é por isso que vemos, por exemplo, o crescimento do DIY (Do It Yourself, ou, faça você mesmo).

Por mais que os processos de produção da cerâmica também tenham se industrializado, cresce novamente o número de pessoas que resgatam a operação manual e que trabalha artesanalmente com a argila, produzindo peças que são marcadas pelo estilo do artesão. Por isso, elas são muito populares em meio ao público que busca objetos únicos. Afinal, uma peça feita por um artesão manualmente jamais será exatamente igual à outra. E é exatamente essa a beleza desse trabalho!

 

artesanato-em-cerâmica-3

 

Tipos de argila

Os tipos de argila são variados e a sua escolha é avaliada a partir do objetivo que se espera com cada trabalho. As argilas claras, por exemplo, são utilizadas na produção da porcelana. Já as argilas avermelhadas são bastante comuns no artesanato popular brasileiro. Há, ainda, argilas de outras cores produzidas pelos fornecedores.

 

artesanato-em-cerâmica-4

 

Peças em cerâmica

Além dos tradicionais vasos, a cerâmica pode ser moldada em formatos diferentes, a depender da criatividade e da habilidade do artesão, que, com o treino e o desenvolvimento das peças, vai descobrindo como trabalhar melhor com a argila. As peças mais comuns para iniciantes são pratos propositalmente irregulares – e que ficam super charmosos – enfeites de pendurar, incensários e cinzeiros. Com a prática, é possível ir adicionando formas mais conhecidas, como uma maneira de personalizar o trabalho.

Por exemplo, você pode aprender o passo a passo da confecção de um vaso em formato de tatu em um curso da eduK.  Mesmo em um curso para iniciantes, você já aprende diversas técnicas, truques e macetes – que fazem toda diferença para o uso de um material tão versátil – e se qualifica para fazer suas próprias peças. Com a base da modelagem manual e partindo de uma meia-esfera, já é possível desenvolver diversos objetos para decoração e uso cotidiano. Também é possível criar e customizar objetos utilitários e práticos, como canecas, pratos para plantas e muito mais.

 

artesanato-em-cerâmica-5
ceramica-artesanal

Acabamento

O acabamento das peças pode ser feito apenas com a modelagem da cerâmica ou pode incluir a pintura. Mas, é importante conhecer o ponto de secagem da argila e a sua importância para o produto final. Depois, várias técnicas podem ser usadas nessa etapa, como o estêncil e o decalque. Veja mais sobre essas técnicas em um curso só sobre pintura em cerâmica e porcelana.

 

artesanato-em-cerâmica-6

 

Importante lembrar que a cerâmica e a porcelana são materiais diferentes. A porcelana é envolta por uma camada de esmalte transparente, é vitrificada e não possui porosidade. Já a cerâmica é mais pesada, granulada e opaca, com uma aparência mais rústica. Além disso, a argila é mais fácil de manusear e, por isso, mais indicada para iniciantes. Por exemplo, observe as imagens abaixo; comparando, você percebe a diferença só no olhar.

 

artesanato-em-cerâmica-7

 

Para dar os primeiros passos na cerâmica não é preciso investir muito. Mas, para entender melhor sobre matérias primas e fornos, por exemplo, é essencial buscar informações confiáveis e fazer capacitações com profissionais experientes, didáticos e super qualificados. Assim, temos certeza que você será capaz de fazer  um melhor aproveitamento do seu dinheiro e do seu tempo. Temos tudo isso e muito mais nos cursos de artesanato da eduK. 

E aí, você já trabalhou com cerâmica ou porcelana? Gostaria de ter uma renda recorrente com o seu artesanato? Veja mais dicas aqui no blog da eduK sobre precificação, divulgação e vendas e invista na sua paixão!

Assine a nossa newsletter abaixo e enviaremos novidades diretamente na caixa de entrada do seu email!

Powered by Rock Convert

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.