Artesanato em cerâmica: crie peças únicas para decorar e usar

Você já colocou a mão na massa para produzir algum artesanato em cerâmica? Dar forma ao barro é quase mágico! Além de terapêutico, a gratificação de ver peças únicas formadas a partir das nossas mãos é uma experiência determinante para muitas pessoas investirem no artesanato como hobby ou mesmo uma nova fonte de renda.

A cerâmica é uma das artes mais antigas do mundo. Seus primeiros registros são da pré-história, com vasos de barro de cor enegrecida. E, aqui no Brasil, os índios já tinham a cultura do barro e produziam variadas peças em cerâmica antes da chegada dos portugueses. Por isso, esse material natural é reconhecido historicamente e, entre outros fatores, sua valorização tradicional é em decorrência de sua praticidade e resistência. 

Nesse sentido, ainda hoje, seu uso está muito associado a utensílios de cozinha.  Suportes, xícaras e pratos de cerâmica são sempre muito delicados e elegantes, e podem ter diversos estilos, como divertidos ou rústicos. Porém, atualmente existe uma novidade a mais: uma supervalorização do artesanato em cerâmica na forma de objetos decorativos! É mais uma opção para investir o seu trabalho, tanto em peças para usar quanto para decorar. Que tal começar a fazer cerâmica na sua casa? Continue a leitura e descubra mais sobre essa possibilidade!

artesanato-em-cerâmica-xícara pintada com detalhes azul

>> Veja agora 4 ideias de embalagens criativas para o seu artesanato!

Artesanato em cerâmica hoje!

Como dissemos, atualmente o mercado olha bastante para peças personalizadas, valorizando o trabalho artesanal que existe por trás das peças. Em outras palavras, tem-se valorizado cada vez mais o não-industrial, e é por isso que vemos, por exemplo, o crescimento do DIY (Do It Yourself, ou, faça você mesmo).

Por mais que os processos de produção da cerâmica também tenham se industrializado, cresce novamente o número de pessoas que resgatam a operação manual e que trabalha artesanalmente com a argila, produzindo peças que são marcadas pelo estilo do artesão. Por isso, elas são muito populares em meio ao público que busca objetos únicos. Afinal, uma peça feita por um artesão manualmente jamais será exatamente igual à outra. E é exatamente essa a beleza desse trabalho!

artesanato-em-cerâmica-3

 

Tipos de argila

Primeiro, o que são argilas? Patrícia Henriques explica: “são micropartículas de sedimento de rocha que compõem boa parte das massas cerâmicas que usamos nos ateliês. Popularmente, chamamos de argila as massas compradas em fornecedores“.

Os tipos de argila são variados e a sua escolha é avaliada a partir do objetivo que se espera com cada trabalho. As argilas claras, por exemplo, são utilizadas na produção da porcelana. Já as argilas avermelhadas são bastante comuns no artesanato popular brasileiro. Há, ainda, argilas de outras cores produzidas pelos fornecedores.

artesanato-em-cerâmica-diversos modelos de xícaras

 

Lista de materiais

Para fazer artesanato em cerâmica, as ferramentas certas farão toda a diferença. Além disso, elas permitem um acabamento mais preciso. Quem vive de artesanato já sabe que os detalhes e o capricho no acabamento são os pilares de um negócio artesanal de sucesso.

Para uma lista bem completa, a gente se baseou nos itens indicados pela ceramista Patrícia Henriques para fazer peças para iniciantes, como as que ilustram este post. Os materiais foram usados no curso Cerâmica artesanal: primeiros passos.  Confira as listas:

Ferramentas básicas:

  • Objetos de corte e escavamento: faca de duas pontas Kemper (importada) ou nacional, ou ferramenta afiada que você mesmo pode fazer, fio de nylon e esteca de escavamento.
  • Objetos de marcação: texturizadores, riscador para emendas/colagens, palitos de churrasco para desenhar e agulha.
  • Objetos de alisamento: espátula de silicone, esponja macia e pedra lisa (seixo).
  • Argila.
  • Forno.
  • Vidro cerâmico para queima.

Para as peças:

  • Faca de duas pontas Kemper (importada) ou nacional, ou uma ferramenta afiada
  • 20 cm de fio de nylon e duas arruelas de porca
  • Esteca de escavamento para cerâmica
  • Texturizadores de biscuit (opcional)
  • Colher de pau reta
  • Riscador para emendas e colagens
  • 3 palitos de churrasco
  • Espátula de silicone
  • Esponja macia e de fundo verde abrasivo
  • Pedra pequena lisa com seixo rolado sem imperfeições (opcional)
  • 3 kg de argila creme ou marfim para alta temperatura (sugestão de fornecedor: Pascoal
  • massas)
  • Balança de precisão (de cozinha)
  • Uma peça de MDF de 25×25 cm para apoiar a peça enquanto trabalhamos
  • Pedaço de espuma para apoio de peça
  • Um borrifador para água
  • 100 ml de vinagre
  • Mel
  • Jornal velho
  • Sacos plásticos grossos (não pode ser sacolinha de mercado)
  • Fita crepe ou durex
  • Fita métrica ou régua
  • Papel sulfite para rascunhos de desenhos
  • Tesoura

Peças artesanais em cerâmica

Além dos tradicionais vasos, a cerâmica pode ser moldada em formatos diferentes, a depender da criatividade e da habilidade do artesão, que, com o treino e o desenvolvimento das peças, vai descobrindo como trabalhar melhor com a argila. As peças mais comuns para iniciantes são pratos propositalmente irregulares – e que ficam super charmosos – enfeites de pendurar, incensários e cinzeiros. Com a prática, é possível ir adicionando formas mais conhecidas, como uma maneira de personalizar o trabalho.

Por exemplo, você pode aprender o passo a passo da confecção de um vaso em formato de tatu em um curso da eduK.  Mesmo em um curso para iniciantes, você já aprende diversas técnicas, truques e macetes – que fazem toda diferença para o uso de um material tão versátil – e se qualifica para fazer suas próprias peças. Com a base da modelagem manual e partindo de uma meia-esfera, já é possível desenvolver diversos objetos para decoração e uso cotidiano. Também é possível criar e customizar objetos utilitários e práticos, como canecas, pratos para plantas e muito mais.

artesanato-em-cerâmica-vaso de plantas
artesanato em ceramica, pontos de secagem

Tipos de Acabamento

O acabamento das peças pode ser feito apenas com a modelagem da cerâmica ou pode incluir a pintura. Mas, é importante conhecer o ponto de secagem da argila e a sua importância para o produto final. Depois, várias técnicas podem ser usadas nessa etapa, como o estêncil e o decalque. Veja mais sobre essas técnicas em um curso só sobre pintura em cerâmica e porcelana.

artesanato-em-cerâmica- pintura em porcelana

Importante lembrar que a cerâmica e a porcelana são materiais diferentes. A porcelana é envolta por uma camada de esmalte transparente, é vitrificada e não possui porosidade. Já a cerâmica é mais pesada, granulada e opaca, com uma aparência mais rústica. Além disso, a argila é mais fácil de manusear e, por isso, mais indicada para iniciantes. Por exemplo, observe as imagens abaixo; comparando, você percebe a diferença só no olhar.

artesanato-em-cerâmica-xícara

 

Passo a Passo: como fazer uma cuia básica para artesanato em cerâmica

A cuia pode ser o formato inicial para diferentes peças de artesanato em cerâmica. Por isso, a expert Patrícia Henriques nos contou como fazê-la. Acompanhe!

Primeiro, separe a sua argila e pese 350g dela. Em seguida, rotacione a argila nas mãos, com movimentos leves, lentos e graduais. Atenção: não se deve colocar força sobre o barro, pois perde-se com facilidade a forma da meia-cuia.

Siga com movimentos dos dedos alternados em 45° e 90°, abra a boca da peça ou suba a estrutura da peça, construindo uma parede mais alta ou mais fina, de acordo com a natureza do seu trabalho. Depois, ainda com movimentos ascendentes e de rotação, afine e aproveite ao máximo o material modelado.

Após formar a primeira cuia, deixe secar emborcada em cima de uma base de madeira. Depois de 1 hora, bata o fundo para assentar a base da peça e dar o prumo necessário. O fundo, ou seja, a base da peça deve ser mais grosso, com mais ou menos 1cm de espessura.

Neste momento, podemos fazer o teste da agulha (aqui tem alguns pulos do gato). Após o tempo de descanso da peça modelada, trabalhe com a colher de pau para dar a forma desejada ao seu projeto, que seja de forma ovalada, de base quadrada, de boca quadrada, ou até, perfeitamente redonda. Veja as fotos dos passos narrados:

artesanato em ceramica, passo a passo em fotos de cuia

Quer fazer Artesanato em Cerâmica de forma profissional?

Para dar os primeiros passos na cerâmica não é preciso investir muito. Mas, para entender melhor sobre matérias primas e fornos, por exemplo, é essencial buscar informações confiáveis e fazer capacitações com profissionais experientes, didáticos e super qualificados. Assim, temos certeza que você será capaz de fazer  um melhor aproveitamento do seu dinheiro e do seu tempo. Temos tudo isso e muito mais nos cursos de artesanato da eduK. 

E aí, você já trabalhou com cerâmica ou porcelana? Gostaria de ter uma renda recorrente com o seu artesanato? Veja mais dicas aqui no blog da eduK sobre precificação, divulgação e vendas e invista na sua paixão!

Para quem já está morrendo de vontade de colocar a mão na massa, ou melhor, no barro, recomendamos o curso da incrível Patrícia Henriques aqui da eduK: Cerâmica artesanal: primeiros passos. Esperamos você!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    ceramica artesanal