bolo caseiro

Ganhe dinheiro com bolos caseiros!

Você já reparou como o mercado de bolo caseiro cresceu nos últimos anos? Em pouco tempo, surgiram franquias e profissionais autônomos oferecendo bolos de vó, com aquele gostinho de infância. Seu diferencial é o sabor único, mas igualmente simples, que poucas padarias conseguem replicar.

Investir na venda de doces caseiros pode ser uma ótima opção para quem quer ter uma renda extra ou, até mesmo, para quem deseja passar por uma transição de carreira. Pensando nisso, preparamos um guia completo para você aprender a produzir e a vender bolo caseiro.

Ficou interessado? Então pegue papel e caneta e confira todas as dicas!

Conheça o mercado de bolos caseiros

Não é novidade para ninguém que o mercado da gastronomia, no geral, pode ser muito lucrativo. No entanto, o sucesso de um negócio não se dá unicamente pela qualidade do produto, mas também por toda a experiência de compra do cliente.

Com o mercado de bolos caseiros não é diferente. Provavelmente, a maioria das pessoas tem acesso a uma padaria perto de casa, mas dificilmente encontramos bolos frescos, de qualidade e que ainda tragam aquela memória afetiva que só os bolos de vó tem, aqueles bem caseiros, feitos com ingredientes de verdade e não com misturas pré-prontas.

Além disso, as pessoas andam cada vez mais ocupadas e a falta de tempo é um dos principais impeditivos para prepararem receitas de família. É aí que entra o mercado de bolos caseiros: ele surge para suprir a demanda por produtos frescos, naturais e com gostinho de infância.

Muitas vezes, o que atrai é justamente a simplicidade da receita, o que acaba sendo um facilitador para quem está entrando no universo da confeitaria agora.

Entenda os motivos para vender bolos caseiros

Se você está precisando de uma grana extra ou, até mesmo, pensa em mudar de carreira e trabalhar exclusivamente com a venda de doces, vender bolo caseiro pode ser uma ótima opção para você.

É possível se organizar para trabalhar de casa, o que costuma ser um diferencial para mães que têm filhos menores e querem acompanhar seu crescimento, por exemplo. Além disso, você pode realizar as vendas através de aplicativos de entrega, sem precisar se preocupar com a contratação de motoboys.

Há ainda outra vantagem: um bolo caseiro é uma ótima pedida para qualquer época do ano ou hora do dia. Isso significa que você poderá receber pedidos a todo o momento e não necessariamente em datas de festas e comemorações, como acontecem com os bolos e doces decorados. Afinal de contas, não tem nada melhor do que aqueles bolos da vovó com um cafezinho para lanchar de manhã ou de tarde, né?

Escolha a cartela de produtos que oferecerá

Se você chegou até aqui, provavelmente está convencido de que o mercado de bolos é uma boa ideia, certo? Mas para entrar de cabeça nele, é necessário se planejar e definir qual será sua cartela de produtos. Embora estejamos falando de bolos caseiros, existem diversos tipos deles: de coco, milho cremoso, fubá com goiabada, chocolate, formigueiro… a lista é extensa.

Antes de começar as vendas, é válido fazer uma pesquisa de campo para saber os sabores mais desejados pelos amigos, vizinhos e possíveis clientes. Além disso, não se esqueça de treinar e praticar todos os sabores que pretende vender. Garanta que só vai disponibilizar para compra aquela receita sem defeitos, quase impossível de alguém não gostar.

Assim, você garante que os compradores ficarão com gostinho de quero mais e ainda indicarão seus serviços para outras pessoas. Você sabe que o boca a boca é uma das melhores formas de divulgação que existem, certo?

Depois que você estiver dominando as técnicas de todos os seus bolos caseiros, pode ser a hora de oferecer alguns produtos complementares. Bolos de pote com recheios diversos, bolachinhas caseiras e até tortas são algumas opções. Porém, lembre-se: só expanda o cardápio depois de ter dominado uma técnica. É importante focar em um produto por vez para não se perder ou ter prejuízos.

Defina as formas de venda e entrega do seu produto

Depois de definir os sabores a serem trabalhados, é o momento de pensar no formato de venda e de entrega. Alguns pontos a serem considerados são: seus bolos caseiros serão vendidos inteiros ou em pedaços? Haverá variações de tamanho para atender diferentes famílias?

E quanto às entregas? Você trabalhará exclusivamente de casa ou pretende vender na rua também? Para quem tem disponibilidade, se fixar em um ponto de venda bem movimentado, como em frente a escolas e faculdades ou em pontos de ônibus é uma excelente estratégia para vender seus produtos rapidamente. Nesse caso, as versões servidas em potes são ideias para quem quer transportar ou comer no caminho.

Há ainda a possibilidade de receber encomendas ou de abrir uma loja virtual, oferecendo entrega por entregadores contratados ou por meio de aplicativos delivery. É claro que você pode testar as opções que mais funcionam no seu caso, mas antes de começar tenha em mente qual caminho seguirá primeiro.

Por último, mas não menos importante, existem as feiras gastronômicas. Para conseguir vender nelas, geralmente, é preciso fazer um cadastro com antecedência. Então já vale a pena pesquisar as opções da sua região e reservar uma tenda.

Encontre seus diferenciais para vender

Depois que você já tiver em mente uma receita deliciosa, é hora de pensar em um diferencial. “Mas meu bolo ser incrível já não é um diferencial?” Infelizmente, não. Quando alguém compra um produto, ele já espera que seja ótimo e, na verdade, isso é uma obrigação para quem trabalha com vendas.

Mas você ainda pode buscar formas de inovar e se tornar uma referência. Se todas as pessoas vendem bolo com cobertura por cima, que tal oferecer sua cobertura em um potinho a parte?

Você também pode permitir que o cliente personalize seu bolo com o recheio e os confeitos que preferir, algumas opções são confeitos coloridos, coco ralado, açúcar de confeiteiro, granulado, frutas e o que mais você quiser.

Além disso, tenha em mente que a sua embalagem, além de proteger seu bolo, deve demonstrar todo cuidado e zelo que você teve naquele preparo. Ela também pode servir para mostrar para quem compra o quanto você tem uma comunicação divertida e criativa… só depende de você.

Lembre-se: podem existir milhares de pessoas fazendo o que você faz, mas nenhuma delas fará do jeito que você faz. Esse é seu diferencial. Você precisa ser a primeira pessoa a acreditar na qualidade do seu trabalho e é seu dever transparecer isso às pessoas, assim o valor do seu produto aumenta. Isso, porque além de um bolo gostoso, você também vende atenção, carinho e uma ótima experiência de compra.

Outra forma de caprichar e se destacar é apostando em novidades. Novos sabores, formatos, coberturas ou confeitos: tudo o que é inovador chama atenção e faz com que as pessoas tenham desejo de experimentar.

Aprenda 3 receitas de bolo caseiro

Se você ficou um pouco perdido com todos os pontos com que deve se preocupar, temos uma boa notícia. Trouxemos algumas receitas coringas para você começar a praticar desde agora.

Bolo de cenoura

bolo de cenoura

Quem não tem um bolo de cenoura gravada na memória desde a época de criança? Esse bolo é uma aposta certeira porque conquista os corações dos adultos e dos pequenos. Não há idade para amar bolo de cenoura, né?

Para preparar ele, você vai precisar de:

  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 3 cenouras médias sem casca, picadas;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

O modo de preparo é o seguinte: escolha uma forma redonda, com 23 cm e furo no meio. Unte-a com óleo e polvilhe farinha até cobrir toda a superfície e reserve. No liquidificador, junte os ovos, o óleo, as cenouras e o açúcar, e bata até formar um creme. Em uma tigela, despeje a mistura e adicione farinha peneirada aos poucos, mexendo delicadamente. Acrescente também o fermento.

Por fim, coloque a massa no forno médio, já pré-aquecido. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos e faça o teste do palito para saber quando estará pronto.

Para a calda, são necessárias:

  • 5 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó;
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar;
  • 5 colheres (sopa) de leite.

Junte todos os ingredientes da calda em uma panela e leve ao fogo. Não pare de mexer até que ela engrosse. Finalize despejando a cobertura quente sobre o bolo morno. Fica incrível!

Bolo de laranja

Esse é um dos bolos mais perfumados que existem. Já o toque cítrico com adocicado completam o sabor delicioso. Os ingredientes dessa receita são:

  • 5 ovos;
  • 1 xícara (chá) de açúcar bem cheia;
  • raspas de 2 laranjas;
  • 3/4 de xícara (chá) de sumo de laranja;
  • 2 xícaras (chá) de farinha;
  • 1 colher (chá) de fermento.

Comece untando uma forma redonda e com furo com manteiga e farinha. Já aproveite para pré-aquecer o forno a 180º C. Coloque na tigela da batedeira os ovos, o açúcar e as raspas de laranja. É necessário bater muito bem, por aproximadamente 5 minutos, até a mistura ficar volumosa e esbranquiçada.

Depois, acrescente o sumo da laranja e mexa suavemente até incorporar na massa. Então, chegou a hora de adicionar a farinha com o fermento peneirados. Envolva todos os ingredientes delicadamente na massa, até obter uma mistura lisa e homogênea. Por fim, coloque a mistura na forma e leve ao forno até dourar. Use um palito para ver se está pronto.

Bolo formigueiro

Essa é uma receita superprática e muito gostosa. Isso, sem contar o efeito visual das gotinhas de chocolate ao cortar o bolo. É um preparo para comer com a boca e com os olhos. Anote os ingredientes necessários:

  • 5 ovos;
  • 1 xícara de óleo;
  • 1 xícara de leite de coco ou 1 xícara de leite comum;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó peneirada;
  • 1 xícara de chocolate granulado.

Junte no liquidificador os ovos, o leite e o óleo e bata. Em seguida, acrescente aos poucos a farinha e continue batendo, até ter uma massa lisa. Depois, é o momento de transferir a mistura para uma tigela e acrescentar, delicadamente, o granulado e depois o fermento. Mexe manualmente.

A seguir, despeje a massa em forma redonda com furo central untada com manteiga e enfarinhada. Deixe assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Novamente, faça o teste do palito para ver se assou direito.

Todas essas receitas são clássicas e podem ser adaptadas com recheios e coberturas diversas para atrair cada vez mais clientes. Inclusive, é sobre esse assunto que falaremos a seguir. Confira!

Escolha coberturas incríveis

Lembra que oferecer coberturas extras pode ser um dos diferenciais do seu negócio? Então, é importante que você saiba preparar ótimas opções. Separamos 3 receitas de cobertura que vão elevar o nível de qualquer bolo que fizer. Veja:

Ganache

O ganache é um clássico! Essa é uma cobertura cremosa que combina muito bem com diversos tipos de bolo caseiro, como os de chocolate e cenoura. A preparação é bem simples: derreta 200g de chocolate meio amargo em banho maria ou no micro-ondas.

Aos poucos, adicione ¾ de xícara de chá de creme de leite fresco. Fique atento para não queimar: o ponto certo é um creme brilhante e uniforme. Quando ficar dessa forma está pronto para servir e se deliciar.

Cobertura de chocolate açucarada

Há quem prefira bolo de cenoura com ganache ou brigadeiro, mas uma terceira opção irresistível é a cobertura de chocolate açucarada. Aquela que forma uma casquinha crocante por cima do bolo, mas que derrete na boca, sabe?

Para preparar, você precisará de 1 xícara de açúcar, 1 xícara de achocolatado, ¼ de xícara de leite e 50g de manteiga. O modo de preparo é simples: junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo para ferver por um minuto. Depois, é só despejar a calda no bolo e saborear.

Merengue

Se você é do time que já ama o merengue sozinho, vai amar a ideia de colocá-lo em um bolo. Ele combina muito bem com bolos de fruta, como de morango, abacaxi ou pêssego. Confira a receita:

Coloque em uma batedeira duas claras de ovos grandes. Bata até que comece a espumar e, então, acrescente 4 colheres de sopa de açúcar refinado. Continue batendo até que a mistura fique firme, formando picos.

Enquanto isso, leve ao fogo 1 xícara de açúcar refinado e meia xícara de água e deixe ferver até ficar no ponto de fio. Para verificar isso, você pode colocar um pouco da calda em um prato e deixar esfriar. Depois, aperte e puxe a calda com as pontas do dedo. Se formar um fio que não desmancha, está no ponto correto.

Então, é só ligar novamente a batedeira em velocidade baixa e adicionar, aos poucos, a calda de açúcar ainda quente na mistura. Continue batendo até que o preparo esfrie e está pronto! O merengue pode ser espalhado direto no bolo ou ser aplicado com um saco de confeiteiro. Fica ao seu critério!

Invista na decoração

decoração bolo vulcão

Não é porque estamos falando sobre bolo caseiro que ele precisa ser sem graça, certo? Alguns pequenos toques já são o bastante para conferir elegância e capricho aos seus produtos, o que pode destacá-lo entre os concorrentes. E quem não quer deixar a concorrência para trás?

A boa notícia é que você não precisa ser nenhum expert da confeitaria para conseguir criar decorações incríveis. É que os próprios doces e recheios já podem ser utilizados com esse intuito, além de chocolates e bombons industrializados.

Abaixo, separamos 4 ideias de decoração para você se inspirar. Confira!

Trufas de brigadeiro

Sabe aqueles bolos que, além de cobertura, também são decorados com trufas de brigadeiro ou outros docinhos? Além de ser uma sobremesa a mais, essa opção de decoração dá mais altura para o bolo, deixando-o mais atrativo. Os docinhos podem ser organizados tanto em cima, quanto ao redor. As duas formas trazem um efeito bonito.

Chocolates

Quem nunca suspirou por um bolo envolvido em palitinhos de chocolate com biscoito que atire a primeira pedra! Usar chocolates disponíveis no mercado é uma ótima forma de chamar atenção e ainda mostrar para o cliente que a sua produção conta com os melhores ingredientes do mercado.

Merengue e frutas

Lembra do merengue que ensinamos como fazer acima? Ele não é apenas uma cobertura, mas uma ótima opção de decoração. Dependendo da forma como ele é aplicado no bolo, são criados efeitos diferentes. O par perfeito para ele são as frutas frescas. Aproveite as frutas da estação para conseguir as mais bonitas e mais em conta também.

Decoração da massa

Já pensou na possibilidade de enfeitar a própria massa do bolo? Essa decoração costuma fazer sucesso entre as crianças porque é divertido partir um pedaço e ver como é por dentro. Uma opção simples é utilizar a receita de bolo formigueiro, mas, em vez de usar os tradicionais granulados de chocolate, apostar nos coloridos. Fica um bolo descontraído, perfeito para um lanche no período de férias escolares, não acha?

Descubra como divulgar seus produtos

Depois de pensar em todos os passos da sua produção e ainda encontrar seus pontos fortes e diferenciais é a hora de divulgar os doces caseiros para o mundo! Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. É verdade, né?

Não podemos negar que, nesse sentido, as redes sociais são um verdadeiro facilitador. Então, já comece a pensar no perfil da sua marca. O importante é você estar digitalmente presente onde seus clientes estarão. Instagram e Facebook, geralmente, costumam funcionar bem, além do WhatsApp, que facilita muito o atendimento ao cliente. É por lá você combinará detalhes, como o preço do bolo decorado e o prazo de entrega.

Tenha também em mente que você precisará ter boas fotos dos seus produtos, então capriche na decoração, na iluminação e no cenário. Nada de tirar fotos borradas, escuras ou com pilha de louça aparecendo, né? Se você puder, contratar fotos profissionais é um bom investimento.

Depois de ter seu perfil pronto, não esqueça de compartilhar bastidores e de criar um relacionamento com quem o segue. Redes sociais são sobre pessoas interagindo com pessoas, ok? Lembre-se disso.

Após os primeiros pedidos, seus próprios clientes poderão divulgar você e é seu dever estimular isso. Por isso, aproveite as embalagens dos bolos para incluir etiquetas, cards e demais materiais de divulgação. Neles, inclua mais informações do seu negócio, como os produtos, sabores, promoções, além do seu telefone e redes sociais, é claro.

Invista em conhecimento e em técnicas diferenciadas

Até agora, você já viu que é possível investir no mercado de bolos caseiros para começar um negócio novo e lucrar com ele. No entanto, não basta saber fazer um bom bolo, é necessário investir nos seus diferenciais que, em muitos casos, só são possíveis com bastante treino e estudo.

Você até pode ter algumas receitas para começar, mas é importante buscar capacitação para melhorar seus pontos fracos e trazer novidades para a clientela. Existem muitos cursos disponíveis no mercado, desde os mais básicos aos mais avançados. Lembre-se que estudo é um investimento e não um gasto. Ele o tornará uma profissional mais completo e isso vai refletir no faturamento no final do mês!

Se você não tem muito tempo sobrando, os cursos online são uma ótima opção. Já existem diversas plataformas que trabalham exclusivamente com ensino a distância. Antes de comprar, apenas certifique-se se é um site seguro e bem avaliado.

Como vimos, o mercado de bolo caseiro está em alta e pode render bons frutos para quem deseja investir nele. Antes de começar a vender seus produtos, lembre-se de estruturar corretamente o negócio, planejando desde os sabores disponíveis até as embalagens e formas de entrega. Com estudo e dedicação é possível ter um negócio de sucesso e ganhar dinheiro com o que se ama.

Você gostou deste artigo? Se sim, nós o convidamos a curtir a nossa página no Facebook. Assim, você receberá diversos conteúdos como esse diretamente do seu feed de notícias.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!