Pessoa fazendo bolo de aniversário.

4 técnicas para fazer bolo de aniversário que você precisa aprender

Reinventar-se é algo muito importante no mercado, especialmente quando o assunto é o ramo de confeitaria, em que novidades surgem a todo momento. Estar atualizado pode fazer toda a diferença para atrair mais clientes e conquistar o mercado.

O bolo de aniversário é um dos carros-chefe da confeitaria. Segundo relatos de especialistas, ele teria surgido na Alemanha Medieval, época em que se preparava uma espécie de pão doce em formato de Menino Jesus no Natal. Depois, a delícia foi sendo aperfeiçoada e servida em aniversário de crianças.

Neste post, separamos as 4 principais técnicas para fazer bolo de aniversário. Ficou curioso? Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Naked cake

bolo de aniversário naked cake

Também conhecido como “bolo pelado”, o modelo chama a atenção por ter as camadas de recheio aparentes e apetitosas. A cobertura normalmente é feita de forma que fique escorrendo pelas laterais.

Os sabores preferidos de naked cake são o de frutas vermelhas, chocolatudo (um recheio de chocolate amargo e outro ao leite), creme de confeiteiro, creme quatro leites, brigadeiro de vários tipos e muito mais. É de dar água na boca!

2. Bolo número

bolo de aniversário de número

O nome já remete ao formato do bolo, que é um número — normalmente a idade do aniversariante. A estrutura é parecida com a do bolo pelado, sendo que as camadas de recheio ficam totalmente à mostra.

O bolo é feito em uma fôrma quadrada ou redonda tradicional e só depois é cortado no formato do número. Você pode recorrer aos moldes em alumínio para facilitar o processo, mas também dá pra fazer com a mão livre, cortando com uma faca.

3. Bolo de vidro

bolo de aniversário de balão

Essa técnica é um pouco mais elaborada, e o efeito visual é incrível. O bolo de vidro é aquele feito com cobertura de gelatina, que dá a impressão de o bolo estar com uma película de vidro por cima, com efeito espelhado.

Esse tipo de bolo é feito de maneira tradicional, com quantas camadas de recheio você quiser e do sabor que preferir. O truque está na cobertura, cuja superfície deve levar uma camada de gelatina bem forte.

4. Bolo espatulado

bolo de aniversário espatulado

Conhecido na terra do Tio Sam como half naked, esse bolo ganhou o nome de espatulado aqui no Brasil. Isso porque a técnica de decoração consiste em espalhar uma camada fina de glacê, chantili ou açúcar sobre os andares do bolo. Para quem não gosta de pasta americana ou de muita cobertura, essa é uma ótima pedida.

Ele pode ser decorado com flores naturais que ficam um charme, mas o importante é que a cobertura seja passada com uma espátula nas laterais, de modo que dê para ver um pouco os recheios do bolo.

Viu só como não é difícil fazer um bolo de aniversário lindo e delicioso? Com bom gosto e as técnicas certas, é possível obter um excelente resultado. Não se esqueça de que fazer cursos específicos para aprimorar essas técnicas é muito importante, pois isso vai ajudar você a ter ainda mais sucesso no ramo da confeitaria.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para conhecer um pouco mais sobre o mercado de bolos e quais são as tendências e oportunidades do setor!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!