bolos-veganos-01

Bolos veganos: tudo que você precisa saber para iniciar

Se você já ouviu alguém dizer sobre veganismo na confeitaria, é um bom sinal. Esse mercado está crescendo bastante e você pode aproveitar para aprender várias receitas de bolos veganos e vender muito. Eles não são um bicho de sete cabeças, mas exigem bastante cuidado na escolha de cada ingrediente.

O veganismo faz parte do mercado de alimentação saudável, e empresas do tipo cresceram 40% em 2016, em pesquisa do jornal Folha de São Paulo. E com a mudança de comportamento e hábitos alimentares de brasileiros, a tendência é a de que ele continue crescendo muito. O mercado de marmitas veganas que o diga!

Aprenda, neste post, tudo o que você precisa saber sobre o veganismo, conheça receitas incríveis de bolos veganos e saiba o que é preciso para começar a fazer os seus preparos com muita segurança!

Para fazer bolos veganos, conheça antes o que é o veganismo

Assim como você deve conhecer todos os detalhes sobre restrições alimentares para atender a pessoas com esse tipo de alimentação, é preciso conhecer o veganismo se quiser surfar nessa onda crescente. Isso garante mais segurança antes de colocar a mão na massa.

O veganismo é um movimento mundial de pessoas que buscam, por vários meios, combater a exploração e os maus-tratos aos animais. Ao mesmo tempo, muitos desses consumidores buscam um estilo de vida mais saudável.

Em prol desta causa, os adeptos ao veganismo não consomem nada que tenha origem animal. Como roupas, produtos de higiene e beleza, além de, claro, serem contrários a qualquer tipo de comércio animal.

E a alimentação entra como um critério essencial no veganismo.

Conheça tudo sobre o veganismo, desde o estilo de vida a hábitos alimentares, de consumo e tudo o mais, neste post em nosso blog. Use-o como sua referência para começar bem nesse mercado.

Bolos veganos, frutas vermelhas

Invista muito em entender o público vegano

O público para o qual você vai vender os bolos veganos tem suas preferências dentro dos padrões do que é um alimento 100% livre de origem animal. E eles querem ter a certeza e a segurança de que não estão consumindo nada com essa procedência.

Por isso, você vai ter que entender “como um vegano pensa” para garantir que vai fazer o melhor bolo vegano para ele experimentar e repetir a dose várias vezes.

Para descobrir mais sobre como o público se comporta e quais são as exigências básicas de um vegano, acesse grupos de redes sociais, como o Facebook. Lá, você conhecerá as ideias do movimento vegano e o comportamento deste tipo de consumidor, além de dicas valiosas sobre suas escolhas.

Além disso, acesse lojas do tipo pela web e visite comércios físicos em busca de produtos nesse padrão. Veja rótulos, embalagens, formato dos produtos, descrições. Isso tudo vai te dar uma boa bagagem para começar muito bem a fazer e vender seus bolos veganos.

Essa também é uma boa hora para ver o que você pode fazer de diferente dos outros comerciantes, para conquistar mais seus clientes. Aproveite para ficar de olho em tudo e anotar cada detalhe.

Veja quais são as melhores substituições de produtos de origem animal

Para fazer bolos veganos, você vai ter que entender quais são todos os produtos possíveis que vão substituir aqueles derivados de animais. Ou seja, leite, manteiga, ovos e outros que venham de uma produção animal, serão trocados.

Essa parte pode ser bem difícil, afinal, não é só o produto que será substituído, mas também, parte da textura e do sabor.

Então, o ideal é que você estude os vários produtos para substituir, escolha alguns e faça testes em casa, para ver como cada um se sai na prática.

Entre as substituições, você vai trocar o leite de vaca pelos leites vegetais, como de amêndoas. E para começar super bem nessa parte, dá uma olhada neste curso da expert Bruna Pavão, que ensina tudo sobre laticínios veganos.

Pesquise diferentes produtos e teste cada um

A confeitaria vegana é um mundo à parte, com muitos produtos que são totalmente diferentes daqueles que você já conhece e que são vendidos em qualquer mercado. Por isso, vá conhecer desde as bases dos bolos veganos até as várias coberturas.

A melhor receita é aquela que você aprova primeiro, para depois os seus clientes experimentarem e você ver se acertou mesmo. Assim, escolha todas as receitas que você vai fazer no seu negócio e produza um bolo de cada.

Experimente cada bolo e veja se ficou com o sabor, textura e aparência legais. Faça isso até chegar ao seu melhor resultado. E, se algum não ficar bom mesmo depois de vários testes, recorra a experts no assunto para te ajudar a chegar ao seu nível de exigência.

Entenda tudo sobre os preparos veganos com a especialista em confeitaria vegana Nathalia Soares!

Bolos veganos, frutas

Entenda o tipo de evento para atender melhor o seu público

Além de entender quem é o consumidor vegano e o que ele prefere quando o assunto são bolos veganos, você também precisa descobrir o melhor nicho para trabalhar.

O mercado de veganismo também é dividido em produtos para festa, almoço, jantar, fast food, entre outros.

Então, busque entender quais são os tipos de eventos que o público e região que você atende realizam mais. Assim, você vai se especializar em bolos veganos de festas infantis, para comer no dia a dia, para casamento, entre outras comemorações.

E além de saber dessas particularidades do seu público, também invista em saber o que mais você pode agregar ao seu negócio de bolos veganos.

Uma boa dica é investir também nos docinhos tradicionais, como o beijinho e brigadeiro veganos. Aqui neste curso com a expert Katia Oliveira, você aprende a fazer tudo para uma festa infantil vegana.

festa infantil vegana

Explore conceitos e itens do veganismo no seu negócio

Além da confeitaria de bolos veganos, você também precisa investir em itens e ações que façam sentido para esse público. Ao investir na consistência da sua marca, voltada para um público segmentado como esse, suas vendas tendem a aumentar.

Por exemplo, opte por sacolas retornáveis, pois as antigas sacolinhas de plástico representam uma ameaça à vida de animais em mares e florestas.

Ações que também sejam em prol de animais, como fazer parcerias com alguma instituição, doar rações, entre outras atitudes, também ajudam a criar uma identificação com o público.

A sinergia com o público é fundamental para o sucesso de um negócio de bolos veganos, por isso é importante que o seu público conheça o que você também faz em prol da causa animal. Para isso, nada melhor do que investir em aproximar as relações com os clientes e abusar das divulgações por meio das redes sociais e do WhatsApp.

Comece o seu negócio com receitas básicas

Para começar com tudo nas vendas de seus bolos veganos, é bom ter uma boa seleção de receitas básicas, que são essenciais para atrair público. A parte boa é que muitas delas são iguais aos bolos mais clássicos que você já sabe fazer.

Não tem segrego: a principal diferença que vai fazer o seu negócio ser conhecido como vegano são os ingredientes exclusivos com origem vegetal.

De início, invista em sabores mais comuns, até para atingir veganos iniciantes ou mesmo não veganos. Depois, você pode ir acrescentando opções mais diversificadas.

Veja o “arroz com feijão” dos sabores de bolos veganos:

  • cenoura;
  • chocolate com farinha integral;
  • fubá com goiaba;
  • laranja;
  • banana e açúcar mascavo.

bolos-veganos

Fazer e vender bolos veganos é uma arte como outras da confeitaria. Mas, ela requer bastante cuidado para que tudo saia como manda o veganismo. Com o tempo, você vai aperfeiçoar suas técnicas de produção e criará novidades no cardápio. Essa é a receita básica de sucesso para um negócio, seja ele vegano ou não.

Além dos bolos, inove seu cardápio com mais produtos que são bem famosos para o público. Veja também receitas de tortas veganas doces, que são um arraso nas vendas, e simples para fazer!

Quer receitas incríveis e um curso completo de bolos veganos? Aprenda tudo online com a eduK.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    pascoa