Boneca de pano inclusiva: o que é e como fazer?

Oferecer a boneca de pano inclusiva como parte do seu portfólio de produtos é uma ótima ideia, tanto para o seu negócio quanto para os clientes. Sabe por quê?

Em primeiro lugar, trabalhar com a confecção de bonecas de pano pode ser sinônimo de sucesso. Afinal, são brinquedos cheios de afetividade, que carregam memórias doces da infância e funcionam como instrumentos educativos.

Por isso, chamam a atenção de crianças e adultos. Não existe idade para ser apaixonado por bonecas de pano, concorda?

E, se você é uma artesã que oferece bonecas de pano inclusivas, certamente você vai se diferenciar no mercado, além de encontrar um nicho interessante para trabalhar.

Quer entender melhor como? Então continue lendo o post!

O que é uma boneca de pano inclusiva?

Quando o assunto é inclusão, estamos falando da ação de incluir na sociedade aqueles que costumam ser excluídos dos processos de socialização.

Isso acontece com diferentes pessoas por motivos ligados à raça, condição física, orientação sexual, gênero, etnia, entre outros fatores.

Portanto, uma boneca de pano inclusiva é aquela que abandona, de certa forma, os padrões e possui características estéticas de grupos socialmente excluídos.

Em vez de uma boneca branca e loira, a ideia é confeccionar bonecas negras, indígenas, portadoras de deficiência, entre outras.

Por que trabalhar a inclusão no artesanato?

Acima de tudo, a boneca de pano inclusiva tem um papel importante no desenvolvimento das crianças. Ao se identificar com as suas bonecas, os pequenos podem reafirmar sua própria identidade.

Elas mostram que as diferenças são bem-vindas e devem sempre ser respeitadas. Ao trabalhar a inclusão nas suas peças, você ajuda a fortalecer esse movimento tão importante para a nossa sociedade. Ainda existe a identificação gerada por crianças que se reconhecem nessas bonecas, o que contribui muito para a construção de sua auto-estima.

Ao mesmo tempo, isso ajuda você a explorar um outro nicho no artesanato e potencializar ainda mais as suas vendas.

7 tipos de boneca de pano inclusiva para você confeccionar

A seguir, vamos apresentar algumas ideias de boneca de pano inclusiva para você se inspirar.

Vale adiantar que todas as peças da nossa lista fazem parte dos cursos de artesanato da eduK. Então, se quiser aprender todos os detalhes de como confeccionar cada uma delas, pode contar com a ajuda das nossas experts!

1. Boneca com vitiligo

O vitiligo é uma doença que provoca a perda de coloração da pele e afeta muitas pessoas.

Com o objetivo de trazer mais representatividade para a infância, a expert Aline Sagrillo desenvolveu técnicas especiais para produzir este modelo de boneca de pano inclusiva.

Para fazer a boneca de pano com vitiligo, ela criou os moldes do corpo da boneca e das roupinhas e ensina o passo a passo de como usá-los, fazer o enchimento e montagem.

Mas a parte que mais chama a atenção é o processo de fazer as manchas de vitiligo, que demandou muito estudo e experimentação.

Assim como acontece com a doença, a expert usa uma técnica para descolorir o tecido para fazer as manchinhas irregulares no corpo e rosto da boneca.

2. Boneca negra de pano

boneca de pano negra

Um curso bem bacana para quem quer produzir bonecas negras e ajudar a fortalecer a autoestima das crianças é o “Boneca negra de pano: raízes e história”.

Nele, você vai aprender a fazer este lindo modelo de boneca africana da imagem acima. Mais do que combater preconceitos, a boneca criada pela expert Liliane Moraes explora questões de ancestralidade.

Isso porque, além da cor da pele, do cabelo black e do turbante, a boneca africana possui pinturas tribais no rosto, roupa de capulana e a filha amarrada nas costas.

Juntas, essas características ensinam sobre aspectos importantes ligados à origem africana do povo negro.

3. Boneca com aparelho auditivo

boneca-de-pano-inclusiva-1

Já pensou também em fazer uma boneca com aparelho auditivo? Este modelo criado pela expert Glória Viana tem um lindo cabelo feito de lã e um vestido estampado cheio de charme.

Além de aprender a fazer o corpo articulado, o cabelo e a roupinha, você pode ficar por dentro de todas as etapas do aparelho auditivo de feltro. Também é possível utilizar diferentes tecidos além do feltro.

E o mais legal é que você pode fazer o aparelho em diferentes cores, como os usados pelos pequenos.

O mais importante é que ele seja feito de tecido para que o aparelho possa ser costurado na boneca em vez de colado. Como as crianças vão brincar com a boneca, você precisa ter certeza de que não há ricos de partes dela se soltarem.

4. Boneca com muletas

boneca-de-pano-inclusiva-2

Você pode aprender a fazer a boneca com muletas no curso “Bonecos inclusivos: brincar para educar”. O modelo criado pela expert Glória Viana tem o corpo articulado e não possui uma das pernas.

Além do vestidinho, ela ensina os truques de como fazer as muletas usando palito de churrasco ou hashi. Depois, são colados nas muletas um pedacinho de velcro para que fiquem presas nas mãos da boneca. Uma ótima ideia, não é?

5. Boneca albina

boneca-de-pano-inclusiva-3

E que tal confeccionar uma boneca de pano albina? É mais uma opção de boneca inclusiva para você oferecer para os seus clientes.

O processo de montagem do corpo articulado é o mesmo da boneca de muletas e da boneca com aparelho auditivo.

Já o cabelo pode ser feito tanto com materiais sintéticos quanto com lãs. O que muda na hora de fixar o cabelo é o tipo de linha, que deve ser adequada para cada material.

Para o rostinho, a técnica de bordado ajuda a criar características parecidas com as das crianças albinas.

6. Boneco cadeirante

boneca-de-pano-inclusiva-4

Fique sabendo que também é possível fazer um boneco cadeirante todo artesanal. No mesmo curso que já mencionamos aqui, “Bonecos inclusivos: brincar para educar”, a expecto Glória Viana ensina a fazer um modelo incrível.

Ela faz um boneco todo trabalhado, com cabelos de cacheados, short e blusa estampada.

Você aprende a fazer até mesmo a cadeira de rodas, com fio de malha e usando pontos de crochê.

7. Boneco com Síndrome de Down

boneca-de-pano-inclusiva-5

O boneco de pano com Síndrome de Down é mais uma opção para quem deseja oferecer bonecos inclusivos e mostrar a importância de combater os preconceitos.

A expert Cris Mendonça pode ensinar você a transformar sua arte em veículo de transformação por meio desses bonecos.

Por meio de uma técnica de modelagem em fibra, ela faz bonecos com corpinho articulado, rosto moldado e roupinhas diferentes.

Você também aprende a fazer as costuras do cabelo e os bordados do rosto, que ficam muito fofos.

Arrase na confecção de lindas bonecas de pano!

E aí, o que achou das inspirações para fazer e vender? Depois de aprender a usar os moldes e passos importantes de confecção, você pode até começar a produzir os seus próprios modelos de boneca de pano inclusiva.

Além de criar novas peças, é possível variar as roupinhas, sapatos, pintura de rostos e cabelos. Explore sua criatividade e tenha sucesso vivendo da sua paixão!

Que tal aproveitar para investir em novas habilidades e aprender a tocar o seu negócio de forma profissional? Conheça agora mesmo os diversos cursos de artesanato oferecidos pela eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!