Boneco de pano cria+ativo: toy art
Tio.faso, conta uma coisa pra gente: como você faz para ser tão criativo? “O conselho que eu dou é nunca faça o que esperam que você faça. Saia do senso comum!”. Surpreender, sair do senso comum, ser uma fonte de ideias e de criatividade, é com ele.
Fábio Sousa, o Faso, desenha desde pequeno, mas só se descobriu ilustrador e escritor de histórias infantis depois de se formar em Design, em 2007. Aprendeu a costurar, primeiro à mão e depois à máquina, e passou a transformar em boneco de pano os personagens das suas histórias. Para Faso…
Criatividade é solucionar problemas
Quando Faso decidiu que queria viver de criar bonecos de pano, dois movimentos fortes surgiam no Brasil. “Primeiro, surgia o movimento ‘craft’, que é o artesanato digital, moderninho. Quer dizer, o processo é manual, mas sem o estigma de que artesanato tem que ter cara de vovó. E outro boom era a Toy Art, que dá uma liberdade maior para criar.” Ele surfou nessa onda e se estabeleceu como um artesão de sucesso.
Boneco de pano
Todo o boneco de pano criado pelo Faso é original. E todos têm uma história, numa verdadeira relação criador-criatura. Às vezes, a história nasce antes do boneco de pano. A inspiração pode vir de um tecido, de um material, de um estilo de cabelo ou até de alguém que Faso vê no metrô de São Paulo. “Surge um visual, começo a ler o perfil do personagem. Ou então, penso na história e preciso de um corpo”, conta Faso.
O processo de criação de boneco de pano de Faso é completo. Ele imagina, procura os materiais, desenha, faz os moldes, costura e finaliza. Na eduK, ensinou esse processo, do desenho à criação do molde.
Agora, com a Toy Art, Faso gosta de passar uma mensagem com o boneco de pano. E revela um segredo aqui para o Artesanato e Ponto: “todos os meus bonecos levam dentro um coração de feltro”. A gente bem sabe que um dos segredos é colocar amor em tudo o que a gente faz!
Vamos aprender a acessar (e ativar!) nossa criatividade? Afinal, como podemos ser mais criativos? Como podemos buscar referências para criar novos produtos? Como inovar no artesanato e na confecção de um boneco de pano?
Dicas do Faso para ser cria+ativo
1. Observe o mundo ao seu redor
Esteja sempre de olho, você vai começar a ler as pessoas, a observar como caminham, como se comportam, como se vestem.
2. Faça um mural de referências
(no caso do Faso, é uma parede!). “Faço um desenho e colo na parede”. Vale colocar pedaços de tecido, materiais, fotos, enfim, tudo o que possa ativar a sua criatividade!
3. Crie um acervo de material
“Compre material sem objetivo. Compre o que você acha bonito, eu comecei assim, para alguma coisa vai servir”. Para Faso, o processo de criação depende da vontade de criar e de ter material disponível.
4. Fuja do óbvio
“O imperfeito é mais interessante que o perfeito. Tenha coragem e assuma riscos para fazer o diferente”, diz Faso. Fuja do que todo mundo já fez. Subverta a lógica. Dá um exemplo, Faso? “Digitei no Google ‘chapeuzinho vermelho’ e vi as imagens de tudo o que já havia sido feito em boneco de pano. Comecei a me questionar: ‘por que o chapeuzinho não pode ser um menino?’, ‘por que não pode ser negro?’ e criei minha própria versão do Chapeuzinho Vermelho. Isso, em Design, se chama análise de concorrência”, explica.
5. Proporcione uma experiência para seu cliente
Pense nos detalhes. Invista em uma embalagem bacana. Vale até escrever uma cartinha, à mão –claro!– para seu cliente. “Eu escrevo, digo o quanto adorei fazer o boneco de pano e tal”, conta Faso.
6. É possível se tornar criativo sim!
“Muitos deixam de acessar sua criatividade quando ficam mais velhos. Deixe de pensar como adulto, mantenha o espírito de criança.”
Graças à internet
Toda a ousadia que Faso imprime para produzir um boneco de pano se torna viável graças à internet. Quer dizer, ele trabalha com um nicho específico de mercado e a demanda por suas peças vem de um público diferenciado e muito variado. “Minha empresa só existe por conta da internet. Não tenho estoque”, conta. Faso diz que quando tentou pensar em um público-alvo, ficou engessado. “A única divisão que faço é produtos para família e produtos para adultos”.
O trabalho desse designer, que mistura materiais e brinca com conceitos como crossdresser, é inusitado. “Eu sou muito brincalhão, o tempo todo. Gosto de fazer vozes diferentes. Sou aleatório, nada cartesiano. Isso tem que ter para criar, se não, chegamos a um limite de ousadia.”
E o Faso nos presenteou com (mais) um conselho: “não desista, não deixe de sonhar. Viver de artesanato não é fácil, mas compensa. Quando fazemos com o coração, as pessoas reconhecem, percebem que tem algo a mais. Isso cativa!”
E você, se considera uma pessoa criativa? Já ouviu falar da técnica de xilogravura? Como faz para manter a criatividade ativada? Divide com a gente aqui nos comentários.
#orgulhodeserartesã #toyart
O Artesanato está no sangue da eduK! Somos a maior referência em ensino 100% online de artesanato no Brasil. Aprenda com os melhores experts da área, 100% online, de forma simples e rápida! Dê asas à imaginação e fature muito com o que te dar prazer de verdade!
Seja com Feltro, Patchwork, Costura Criativa, Crochê, Encadernação, Biscuit, Pintura…
Acesse agora nosso site e comece hoje mesmo a Viver da Sua Paixão!
22 de setembro de 2015 às 17:26
Eu simplesmente AMO o tio Faso! Aprendi a amá-lo desde o primeiro curso na Eduk por sua espontaneidade, carisma e originalidade! Poucos artesãos são assim! Muito obrigada tio Faso por ser assim! Vc me fez olhar para dentro de mim e enxergar que eu não sou uma artesã tão maluca assim rsrs
24 de setembro de 2015 às 12:20
Oi Adenice! Que bom, obrigada pela sua mensagem! E não se esqueça: os considerados “loucos” tiveram a coragem para mudar o mundo! 😉