Aprenda a fazer um delicioso brigadeiro de doce de leite

Você sabia que o brigadeiro foi o doce mais buscado no Google no Brasil em 2020? Pois é, tanto o brigadeiro quanto o doce de leite são dois queridinhos do paladar brasileiro e que estão sempre em alta também quando se trata de pesquisas na internet. 

Imagine o quanto então uma receita de brigadeiro de doce de leite, que combina esses dois doces tão populares e apreciados no Brasil, não faria sucesso. Concorda? 

Por isso, ter uma receita deliciosa como essa no seu cardápio de doces finos pode chamar a atenção de muita gente e aumentar seu volume de vendas, caso você decida investir nesse setor! Afinal, somente em 2018, o mercado de confeitaria movimentou mais de R$ 15 bilhões no Brasil, o que demonstra o potencial de se investir nesse segmento no país.

Pensando nisso, fizemos este post, cheio de informações essenciais, para que você possa entender como cada detalhe pode fazer a diferença no resultado final da preparação e transformar um doce simples em um grande atrativo para os seus clientes. Continue a leitura e anote as dicas!
Brigadeiro gourmet de doce de leite une duas paixões açucaradas do brasileiro, o brigadeiro e o doce de leite

Chef responsável – Lu Neves

Quem assina a receita de hoje é a chef Lu Neves, que, após se formar em publicidade e em gastronomia, uniu suas habilidades para criar uma carreira grandiosa. 

Lu leva os mais variados sabores, atrelados à arte da confeitaria, aos mais exclusivos eventos, Brasil afora, tendo inclusive trabalhado na organização de um dos maiores concursos internacionais de confeitaria artística, o Sugarcraft Show.

Graças à sua experiência, Neves já teve seus bolos publicados nos mais diversos editoriais e também já participou de uma série de programas televisivos.

Atualmente, além de produzir os mais deliciosos quitutes em sua própria confeitaria Casa Ganache, Lu também dá aula em instituições de pós-graduação. Ela ainda ministra cursos em seu ateliê e de forma online, em plataformas como a eduk, onde ministra o curso Docinhos de festa: do ponto à decoração, em que ensina receitas e dá dicas de como trabalhar com doces finos.

A seguir, assista ao vídeo com a expert ou continue a leitura para aprender todo o passo a passo!

Ingredientes do Brigadeiro Gourmet de Doce de Leite

Essa receita é fácil de fazer, mas exige cuidado na escolha dos ingredientes. Principalmente no que diz respeito ao doce de leite. Continue a leitura que a gente explica.

Esse tipo de produto é encontrado pronto nos mercados, em versões com base de leite ou de leite condensado. Caso você escolha comprar, dê preferência à segunda opção, pois a primeira não vai oferecer o resultado que esperamos para essa receita. Agora vamos aos ingredientes para preparar 25 brigadeiros de doce de leite:

  • 395g de doce de leite com base em leite condensado

  • 100g de creme de leite

  • 30g de manteiga sem sal

  • confeito da sua preferência

  • manteiga sem sal para untar as mãos

  • forminhas

Modo de Preparo do Brigadeiro de Doce de Leite

Se você preferir fazer o próprio doce de leite, leia todas as etapas a seguir. Caso decida comprá-lo pronto, comece a ler a partir da 2ª etapa.

1ª etapa – Doce de Leite

Primeiramente, esqueça o mito de que colocar a latinha de leite condensado numa panela vai fazê-la explodir! 

Pegue uma lata de leite condensado fechada e coloque em uma panela de pressão. Cubra a latinha com água e leve ao fogo baixo. Se preferir, você pode aumentar o fogo até a panela começar a chiar, mas é necessário baixá-lo quando pegar pressão.

Deixe o leite condensado cozinhar por 20 minutos depois que a panela começar a apitar. Ao desligar o fogo, aguarde até que a latinha esfrie.

Sempre evite abrir a panela de pressão, sem tirar a pressão com cuidado, para evitar acidentes!

Assim que abrir a lata, o doce de leite estará pronto para uso.

2ª etapa – Panela no Fogo

Espalhe o doce de leite comprado pronto, numa panela à temperatura ambiente, ainda sem levar ao fogo, para diminuir a rigidez. 

Para melhores resultados, dê preferência a panelas com fundo bem grosso. Como se trata de uma receita que leva muito açúcar, é importante tomar cuidado com a temperatura do recipiente para que não haja caramelização do conteúdo.

Caso utilize uma vasilha que não tenha fundo grosso, procure usar o fogo mais baixo possível.

Nesse recipiente, adicione o doce de leite, o creme de leite e a manteiga. Antes de levar ao fogão, misture o máximo que puder em temperatura ambiente para incorporar os ingredientes.

Coloque a panela no fogão.

Continue misturando bem até que se forme uma massa homogênea. Ao atingir esse ponto, mexa apenas o suficiente para evitar grudar no fundo. Mexa pelas bordas e pelo meio, assim você evita que o doce grude e sem bater com muita força num só local.

O ponto perfeito é quando o creme escorre pela panela sem grudar. Por isso, continue mexendo e passando com uma espátula de silicone por toda a superfície interna da panela de forma suave até que se atinja essa textura.

No ponto de enrolar, o doce não vai ficar tão cremosinho. Para testar o ponto, desligue o fogo, coloque a panela ao lado e com a espátula despeje uma parte na bancada para ver se já consegue enrolar. Assim você evita que o doce continue pegando ponto no fogo e acabe grudando no fundo da panela.

Uma vez que a massa do brigadeiro de doce de leite está pronta, despeje todo o conteúdo em um prato grande, bowl ou em uma bandeja de alumínio. Quanto maior o recipiente, melhor, pois isso aumenta a superfície de contato com o ar e vai fazer com que o produto esfrie mais rapidamente. 

Evite colocar sua receita na geladeira. O ideal é deixar que ela esfrie em temperatura ambiente. Caso contrário, o doce pode ficar muito duro, pode-se formar alguma nata ou crosta indesejada por cima, o que diminui a qualidade do seu trabalho.

Vale dizer que essa receita tem durabilidade de 7 dias a 3 meses (caso você opte por congelar a massa do brigadeiro).

Agora que seu brigadeiro está pronto para enrolar, é hora de finalizar. Vamos lá?

3ª etapa – Finalização

Antes de finalizar o brigadeiro de doce de leite, unte suas mãos com manteiga sem sal. Em seguida, use uma colher ou um boleador para separar uma porção de aproximadamente 20g. Caso não tenha uma balança para porcionar, use o centro da palma da sua mão como referência para fazer todas as partes do mesmo tamanho.

Com movimentos circulares, faça as bolinhas e polvilhe-as com o confeito da sua preferência.

Aqui vão algumas sugestões de confeitos para polvilhar seu brigadeiro de doce de leite:

  • Caramelo

  • Coco queimado

  • Açúcar com canela

  • Castanhas trituradas

Outra forma de diversificar é incluir outros ingredientes na própria massa do doce. Uvas-passas, castanhas e coco ralado são algumas sugestões que podem deixar a receita ainda mais saborosa.

Coloque as bolinhas de brigadeiro de doce de leite nas forminhas. Seu produto está pronto para a embalagem!

Para deixar sua mercadoria pronta para a entrega, é necessário prestar atenção em como o doce se comporta com o tipo de material de que é feita a embalagem.

Esperamos que você tenha gostado da nossa sugestão de receita de brigadeiro gourmet de doce de leite e a inclua no seu portfólio de doces finos. Conheça outros 15 tipos de doces para festas que você pode trabalhar também, acessando o nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    pop up ganache rendado