caramel apple, varios sabores

Caramel apple: descubra essa opção de negócio em confeitaria

A maçã do amor já é quase um clássico brasileiro, principalmente nas festas juninas. Mas ela ganhou uma prima: a caramel apple, uma maçã revestida por um caramelo que é mais macio e mais prazeroso na mordida.

A caramel apple, um doce que está muito em alta atualmente, também trouxe ao doce mais sofisticação e infinitas possibilidades: além do caramelo tradicional, é possível envolver a maçã com chocolate branco, praliné, chocolate tradicional, creme de avelãs…

caramel apple

Neste post, você vai descobrir a história da caramel apple, tipos e receitas, além de entender a demanda pelo doce e em quais ocasiões vendê-lo. Confira!

A história da caramel apple

A caramel apple surgiu nos Estados Unidos – e, até hoje, é bastante popular no país, principalmente na época do Halloween.

A maçã do amor foi que deu origem à maçã caramelizada. Tudo começou em 1908, quando o doceiro William Kolb banhou maçãs em caramelo vermelho com canela para vender no Natal.

Essa maçã vermelha e doce, a maçã do amor, se popularizou rapidamente e ficou conhecida como um doce vendido em festas de rua. Nos Estados Unidos, fazia sucesso em circos; enquanto no Brasil, virou hit nas quermesses juninas.

A maçã caramelizada veio apenas anos mais tarde. Na década de 1950, também nos Estados Unidos, Dan Walker, que trabalhava na empresa alimentícia Kraft Food, decidiu derreter sobras de balas de caramelo. Ele banhou algumas maçãs no caramelo derretido e gostou do resultado.

A empresa também gostou: com instruções nas embalagens da bala de caramelo, passou a dar a dica para os clientes derreterem o doce e comê-lo com maçãs. Logo, a caramel apple caiu no gosto do público.

Na mesma época, surgiu a Affy Tapple, uma loja especializada em caramel apple, fundada pela família Kastrup.

Com o crescimento da demanda pelo doce, logo maquinários de produção foram inventados. O primeiro deles foi patenteado na década de 1960 por Vito Raimondi.

A caramel apple ganhou alta popularidade no Halloween e, com isso, também chegou a outros países. Atualmente, o doce está em alta no Brasil: lojas especializadas em caramel apple já começam a pipocar pelo nosso território.

Caramel apple

Os segredos da caramel apple

A escolha dos ingredientes

A caramel apple é como se fosse a “prima rica” da maçã do amor. Isso porque o doce tem ingredientes com maior valor agregado, além de um caramelo de maior qualidade e sabor. Por isso, o primeiro segredo para uma ótima caramel apple é: escolher bem os ingredientes.

Procure sempre bons fornecedores de açúcar (que é a chave para fazer um bom caramelo), chocolates, nozes, castanhas… tudo que pode enriquecer a sua receita.

E, claro, a outra estrela do doce: a maçã! Além de escolher uma fruta saborosa, é preciso prestar atenção na aparência dela. Use a palma da mão como guia e escolha uma maçã desse tamanho – é importante que ela não seja grande demais.

Frutas muito grandes acabam fazendo com que a caramel apple fique grosseira, além de necessitarem muitos ingredientes para cobri-las por inteiro.

A expert Janaína Suconic, que ministra um curso de caramel apple na eduK, aconselha escolher maçãs verdes – pois a acidez delas contrasta muito bem com o doce – de tamanho mediano.

caramel apple

A higienização das maçãs

Geralmente, as maçãs que compramos nos mercados são bem brilhantes. Mas as frutas são assim porque os produtores costumam passar um tipo de cera em volta delas – e essa cera faz com que o caramelo não grude na casca.

Por isso, a higienização correta das maçãs é essencial para que o resultado final seja bom.

Para retirar a cera, é preciso passar as maçãs em água fervente e secá-las muito bem. É mais fácil do que parece: basta espetar a maçã com um palito de bambu (ele é resistente e ideal para a caramel apple) e mergulhá-as na água.

Um bom caramelo

Além da maçã, a estrela do doce é o caramelo. Por isso, capriche bem nele!

A expert Janaína Suconic ensina a fazer um ótimo caramelo, que pode revestir até 12 maçãs e pode ser conservado em geladeira por até 20 dias. Para utilizá-lo, basta aquecê-lo. Confira a receita do caramelo e banho das maçãs:

Ingredientes

  • 60 g de glucose
  • 120 g de manteiga sem sal
  • 200 g de açúcar refinado
  • 800 g de leite condensado

Preparo

  1. Leve ao fogo baixo a glucose, a manteiga e o açúcar, e mexa até derreter e formar um caramelo. Em seguida, acrescente o leite condensado em fio e continue mexendo até obter ponto de brigadeiro de enrolar.
  2. Para banhar as maçãs, incline a panela e vá tocando a fruta na cobertura, fazendo aos poucos. Não mergulhe completamente para não sobrar doce na superfície

Dicas para um negócio de sucesso com caramel apples

Tendo a receita básica acima, é hora de soltar a criatividade! A caramel apple pode ser incrementada com vários ingredientes. E é justamente sabores diferentes que dão ao seu negócio um ótimo diferencial.

O leque de sabores faz com que uma loja especializada somente em caramel apple seja completamente viável!

Mesmo assim, lembre-se de ter um menu enxuto, sempre mais aconselhável para negócios que estão começando. Que tal, por exemplo, criar sabores rotativos de caramel apple? Assim, o menu pode ser atualizado semanalmente ou mensalmente. É uma forma de oferecer muitos sabores e, ainda assim, manter a organização e a otimização da sua produção.

Por não precisar de muitos equipamentos, a caramel apple pode ser produzida na cozinha de casa. Isso é uma grande vantagem para quem quer começar, mas não pode investir um capital muito alto.

Atualmente, as redes sociais são uma forma barata e eficaz para divulgação. É possível divulgar, por meio delas, a venda de caramel apples sob encomenda – esse modelo é ideal para evitar perda de ingredientes.

Quer outra boa notícia? Aí vai: a embalagem não precisa ser difícil! Como a caramel apple já é bonita por si só, um plástico transparente ou uma caixa com tampa plástica, para não esconder o doce, já fazem bonito! E as fotos desse doce são de deixar água na boca. Abuse delas!

E a caramel apple é um doce que pode ser vendido em qualquer época do ano: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Festa Junina e até Dia dos Pais! Por isso, pense sempre em embalagens e sabores atrativos, além de uma divulgação eficaz para cada data.

Quer dica de um sabor de caramel apple? Na receita abaixo, Janaína Suconic ensina a fazer caramel apple com Oreo e chocolate branco.

Camarel apple com Oreo e chocolate branco, de Janaína Suconic

Rendimento: 8 maçãs

Durabilidade: 5 dias em temperatura ambiente

Ingredientes – Crocante de chocolate

  • 300 g de chocolate branco (temperado)
  • 100 g de biscoito Oreo

Modo de Preparo

  1. Banhe as maçãs no caramelo e cole pedaços quebradinhos de biscoito Oreo. Deixe secar.
  2. Faça uma cobertura crocante, utilizando chocolate branco (temperado) e 100 g de biscoito Oreo.
  3. Em seguida, banhe ¾ de cada maçã no chocolate crocante.
  4. Leve à geladeira. Quando o chocolate cristalizar, já é possível embalar.
  5. Arrase nas vendas =)

caramel apple de oreo com chocolate branco

Gostou do que aprendeu aqui? A gente uma dica imperdível pra você. Tem um conteúdo incrível e várias outras receitas  no curso de caramel apple da eduK. Esperamos você!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!