Transformar papelão, papel cartão, cola, tecido ou papel em peças superúteis e bacanas. Conversamos com três especialistas em cartonagem e forração: Claudia Wada, Simone Aguiar e Carla Moura para entender melhor esse segmento. Entre caixas, maletas, utilitários e muita criatividade, descobrimos os segredos da técnica, da funcionalidade das peças e desse mercado tão promissor.
- Cartonagem passo a passo: aprenda a fazer uma caixinha linda. Molde grátis para baixar!
- Fichário em cartonagem: Claudia Wada ensina o passo a passo. E tem molde? Sim!
- Veja todos os PAPs do blog
A cartonagem é versátil. O papelão dá vida a diversas formas e possibilidades de criação. O trabalho é artesanal e exige precisão para conquistar o acabamento perfeito. As composições — de cores, tecidos e compartimentos — são infinitas e garantem charme e personalidade às peças.
Se interessou e quer aprender? Acesse agora todos os cursos de cartonagem da eduK!


O que você vai encontrar neste artigo:
E como uma artesã deve fazer para se destacar no mercado de cartonagem?
Simone Aguiar dá sua receita de sucesso: “Seja criativa, muito criativa. Você vai se destacar quando ousar. Não fique presa a repetições, pois há peças muito parecidas com as outras por aí. Como o material é versátil, dê liberdade para seu processo criativo”.
Claudia Wada, que está sempre em busca de peças que sejam úteis no dia-a-dia das pessoas, complementa: “crie sempre pensando além do seu próprio mundo. O horizonte é maior do que seus olhos podem alcançar”. Claudia diz também que sempre pensa na utilidade que a peça terá e que essa característica é muito valorizada.
- Você tem dúvida sobre como precificar seu artesanato? A gente te ajuda!
- MEI: guia para formalizar o seu negócio e crescer como empreendedor
Experimentação, mistura de técnicas e a necessidade de alguém são os pontos de partida para Carla Moura. “Às vezes, a inspiração vem de coisas prontas, outras vezes, vem de dentro. Quem frequenta aulas ou faz peças para vender não pode fazer uma coisa só. Uso a cartonagem para construir os elementos e o scrap para decorá-los.”

Processo criativo
Simone ousa ir além em suas criações. Confeccionou peças como luminárias, porta-retrato e quadrinhos utilizando as técnicas da cartonagem. As caixas, que podem ser consideradas carro-chefe dessa técnica, ganharam funcionalidade e o design já foi pensado e desenvolvido de acordo com seu uso.
Um bom exemplo de uma dessas peças feitas por Simone é a caixa de maquiagem. Dentro da maletinha, há espaço para sombras, batons, máscaras, enfim, todo o acervo que as mulheres mantêm para cuidar da beleza. Cada parte foi elaborada para uma finalidade específica. Essa é uma ótima forma de personalizar suas peças e agradar suas clientes.


“Como se pode criar peças que não são apenas decorativas, ou seja, que são realmente úteis no dia-a-dia, o mercado de cartonagem torna-se bastante interessante”, explica Claudia. Entre suas criações, se destacam peças inovadoras e inusitadas. Já pensou criar uma caixa toda revestida em tecido e fechamento com ímã para guardar potinhos de brigadeiro e entregá-la como lembrancinha em uma festa? Supercriativo! Claudia também inova ao criar capa para tablet, porta-passaporte e até bolsa de mão.

Observar a necessidade das pessoas, criar junto com a cliente, em um processo totalmente personalizado, unir técnicas de cartonagem e scrap. É assim que Carla Moura se inspira para elaborar suas peças. “Recentemente, uma cliente pediu uma caixa para colocar 100 esmaltes. Ela pediu uma caixa articulada e criamos a peça juntas”, conta Carla.

Mercado de cartonagem
Quem faz peças com cartonagem e forração têm um mercado amplo e rentável a explorar. É possível produzir peças para sua própria casa, para presentear, trabalhar por encomenda, com venda de peças pronta-entrega e também se tornar fornecedora para lojistas e empresas. Claudia ressalta:
Pessoas que compram peças de cartonagem não as compram apenas porque são bonitas ou porque querem dar um presente diferente. Elas compram porque, além de diferentes, atraentes e personalizadas, as peças são utilitárias, não ficarão encostadas e esquecidas
O custo de produção das peças, em geral, é baixo e o lucro pode ser muito grande. Para alcançar esse objetivo, vale reforçar a importância de criar peças com design exclusivo, originais e utilizar materiais de ótima qualidade. Simone alerta:
O mercado é gigantesco, com vários segmentos, mas ainda pouco explorado
Para começar a fazer cartonagem, além dos materiais como papelão, papel holler, cola branca, entre outros, você precisa de um kit básico de ferramentas. Esse kit, em geral, é composto por base de corte, estilete, régua comum, réguas de encadernação e fio de cabelo, cortador, agulhão, espátula, tesoura e prendedores auxiliares. Um kit como esse custa entre R$ 150 e R$ 200 em lojas especializadas na internet.
- 5 dicas para viver de artesanato e ter sucesso no seu negócio
- 4 dicas para lidar com altos e baixos nas vendas de artesanato sem sofrer
Kit comprado, materiais em mãos, agora é investir em dominar as técnicas de cartonagem e forração, pesquisar tendências e criar peças incríveis, com funcionalidade e acabamento perfeito.
Você já faz cartonagem? Gostou de conhecer mais sobre a técnica e quer aprender? Conte pra gente nos comentários.
Ola gosto demais de artesanato, faz o simples fica belo e algo que poderia ser lixo ganha valor … Gostei da cartonagem e quero me torna um artesão e começar lela cartonagem mas conheco muito pouco … Podem me ajudar?
Amo artesanato, e faço trabalhos em MDF. Descobri a cartonagem e observando videos na internet fiz algumas peças pequenas. Estou apaixonada pela cartonagem e já me inscrevi no curso da Eduk. Quero me aperfeiçoar cada vez mais nessa técnica.
Gostaria de mais informação sobre como ser um fornecedor de materiais de cartonagem exemplos para clarear as ideias.
Adoro os trabalhos da Claudia Wada. Com ela me inspirei e hoje trabalho com cartonagem. Obrigada Claudia
Gostei muito das aulas dessa professoras maravilhosas, ainda não me aventurei a fazer, mas em breve pretendo praticar essas técnicas. Parabéns é obrigada por partilharem seu conhecimento e amor em tudo o que fazem!!
Oi Denise, viva, legal receber uma mensagem tão bacana. O que é o artesanato se não tiver amor envolvido, né?! <3