A alimentação natural é um exercício que começa com você e, sutilmente, se estende à sua família e aos seus clientes também. Mas por onde começar? Se você quer saber como ter uma alimentação saudável em 6 passos simples, na Coluna da Cléo de hoje eu trago algumas dicas certeiras para te ajudar. Que tal iniciar abrindo sua mente para os novos sabores, cores e texturas que esta rica forma de se alimentar oferece? Depois, é só começar pelo mais fácil. Teoricamente não é nada complexo mas, na prática, este tema tem um significado muito próprio para cada pessoa. Se à sua volta predominarem os produtos industrializados, refinados e sintéticos, seu esforço será um pouquinho maior. Devemos ter em mente que desenvolvemos nossos hábitos alimentares ao longo da vida, portanto, não os perderemos de ontem para hoje. Por isso é importante começar com metas “pouco audaciosas”. Coisas simples, mas de vital importância, podem compor suas metas iniciais neste estágio. Vamos a elas!
- Quer viver da Gastronomia? Clique aqui e ganhe dinheiro com a sua paixão!
- Baixe já o aplicativo da eduK e aprenda tudo sobre negócios
- Conheça os cursos de Gastronomia que vão mudar o seu jeito de trabalhar!

Coluna da Cléo Martins: como ter uma alimentação saudável em 6 passos simples!
- Tome água pura: Com tantas bebidas sintéticas, é comum encontrarmos pessoas que “não gostam” de água. Ops! Você é uma destas pessoas? Então mais uma pequena meta: começar o dia em jejum, faxinando o organismo com água. Não se esqueça de escovar os dentes e principalmente a língua antes de tomar água ou ingerir qualquer outro alimento. Todas as noites nosso organismo faz a eliminação de toxinas e este processo vai até perto do final da manhã. Tomar água é uma ajuda que oferecemos ao organismo.
- Mastigue bem os alimentos: a maioria de nós mastiga ver-da-dei-ra-men-te mal, deixando todo o trabalho para o organismo e, consequentemente, comendo mais do que o necessário.
- Substitua os refinados pelos integrais: dê preferência ao sal integral que preserva os sais minerais ausentes no sal de cozinha. Prefira açúcar mascavo ou demerara (orgânicos) e azeite de boa qualidade – não compre os azeites que dizem “tipo” extra virgem, pois não são puros. Também é uma boa oportunidade para conhecer outras fontes de gordura. Experimente o óleo de coco ou o azeite de abacate, por exemplo. Atenção também ao arroz e aos farináceos que entram nesta categoria de substituição da versão refinada pela integral.
- Providencie lanches “curingas”: Tenha sempre à mão (na gaveta do escritório, na bolsa, no carro…) frutas frescas devidamente higienizadas e mix de castanhas e frutos secos para os lanches do meio da manhã e da tarde.
- Bebidas na temperatura ideal: garrafas térmicas são ótimas opções para armazenar água de coco fresca ou outra bebida saudável para os momentos de abstinência das bebidas “gostosas” e pouco saudáveis.
- Evite os industrializados: Via de regra, devemos evitar todo tipo de alimento industrializado, pois além de pouco valor nutricional, eles levam em sua composição três ingredientes que viciam o paladar (o sal, o açúcar e a gordura). Como consequência, eles acidificam o pH do nosso sangue, criando um ambiente propício às doenças.
- Transforme a alimentação saudável em fonte de renda!
- Que tal fazer um jantar saudável e nutritivo usando uma só panela?
- Criatividade também se aprende na cozinha
Ao adotar estas pequenas metas, a introdução de novos alimentos acontecerá de forma natural e saborosa e, com o passar do tempo, aqueles alimentos industrializados passarão a ocupar um espaço cada vez menor no carrinho de compras. A propósito, procure fazer suas compras nas feiras e hortas orgânicas e também nas lojas de produtos naturais. Você sabe o que é realmente prazeroso neste processo? Perceber num dado momento que seu interesse pelos alimentos, suas funções e importância dentro do organismo nasceram sem você se dar conta. E então você percebe que ultrapassou o estágio inicial 😉
Cléo Martins, é expert da eduK, e traz conteúdos especiais sobre alimentação natural. É escritora, palestrante, chef em alimentação natural e culinária artística viva. Idealizadora do Gourmet da Horta, um espaço de alimentação saudável, consciente e sustentável, dedica-se a aulas práticas e ao trabalho de personal chef. Além do seu porte físico ser prova concreta de tudo aquilo que ela ensina 😀
Uma resposta
Ótimas dicas, muito bom!