Coluna da Dalva: como atrair clientes e ter um bom desempenho nas vendas

Olá pessoal! Dessa vez vamos falar sobre como atrair clientes. Esse é um assunto tão importante quanto o passo a passo preciso de uma receita de sucesso! Quem está à frente do próprio negócio sabe que sem clientes  nada é possível. E para atrair – e também fidelizar os seus clientes – é preciso ter determinados hábitos. Para começar pelo básico, fazer um bom trabalho é o primeiro passo, certo? Quanto mais dedicado você for, mais chance tem de prosperar, independentemente da área em que trabalhe.

Trabalhar com felicidade e dedicação aumentam - e muito - suas chances de atrair clientes. Energia (boa) é tudo! (crédito da foto: reprodução iStock - Wavebreakmedia
Trabalhar com felicidade e dedicação aumenta – e muito – suas chances de atrair clientes. Energia (boa) é tudo! (crédito da foto: reprodução iStock – Wavebreakmedia
  • Um vez desenvolvido e aprimorado o seu produto, foque nas embalagens que irá trabalhar. Coloque-se no lugar do seu cliente (aliás, em todas as circunstâncias da vida esse é um hábito que leva a ótimas análises!) e imagine como ele se sentiria ao ver a sua embalagem caso ela estivesse lado a lado com a do seu concorrente. A sua é mais elaborada? Tem um apelo visual mais interessante? Impacta e faz com que ele queira levar o seu produto na mesma hora?
Um belo exemplo de embalagem especialmente desenvolvida para o dia das mães: conquiste clientes a partir do visual do seu produto!
Um belo exemplo de embalagem especialmente desenvolvida para o Dia das Mães: conquiste clientes a partir do visual do seu produto!
Acompanhar as tendências em doces e salgados é essencial para conquistar os seus clientes: cupcakes que imitam vasinhos de leguminosas fazem o maior sucesso! (foto: reprodução Instagram @eduknacozinha)
Acompanhar as tendências em doces e salgados é essencial para conquistar os seus clientes: cupcakes que imitam vasinhos de suculentas, por exemplo, fazem o maior sucesso! (foto: reprodução Instagram @eduknacozinha)
Como atrair clientes e vender mais? Que tal começar pelas degustações? (crédito da foto: reprodução iStock - indigoLT)
Como atrair clientes e vender mais? Que tal começar pelas degustações? (crédito da foto: reprodução iStock – indigoLT)
  • Pratique pequenas degustações para que seus clientes experimentem seus produtos. Note que eu disse pequenas! São porçõezinhas. Assim ele vai escolher aquilo que mais agrada, sem comprar no escuro. Isso aumenta as chances de compras futuras.
  • Busque novos locais para apresentar os produtos. Um vez que você já tem uma clientela fixa, parta para novas conquistas, sem descuidar dos que já são cativos, é claro! Novos clientes garantem que você não fique à mercê de um único nicho.
  • Faça um cadastro com informações que ajudam a manter o contato com esse cliente, por exemplo, data comemorativas para cativá-lo com um presentinho especial.
  • Outra dica, essa é difícil, eu sei… mas é preciso praticar. Por exemplo: tenho uma cliente que compra brigadeiro e outra que compra pão de mel. Cada vez q eu faço um brigadeiro diferente, posso comunicá-la que tenho um produto novo, além de informá-la que é possível pedir sabores variados.
  • Tenha uma carteira de clientes da qual você possa desfrutar de contatos semanais, ter um relacionamento ativo e constante!

Uma vantagem em se trabalhar com produtos artesanais é a possibilidade de preparam um produto personalizado e encomendado especificamente para o seu cliente, quando esse produto não está elaborado e disponível de imediato no seu cardápio. Isso cativa, conquista o cliente, e pode ser um diferencial para que ele recomende o seu trabalho a outras pessoas.

O seu pedido é uma ordem! O cliente deseja e você realiza ;)
“O seu pedido é uma ordem!”. O cliente deseja e você realiza 😉

Como atrair clientes e ter um bom desempenho nas vendas

Cliente, o seu maior Patrimônio

Por fim, aí vai uma espécie de “manual de boas práticas” para você se basear na hora de lidar com os seus clientes.

  • Procure não se atrasar para visitas agendadas
  • Use roupas discretas
  • Mantenha o celular desligado
  • Procure estar relaxado
  • Não se intrometa, se não for chamado
  • Jamais entre em debate desnecessário com o comprador
  • Valorize seu produto sem desvalorizar o do concorrente
  • Seus problemas são seus, não os conte ao seu comprador
  • Na dúvida sobre qualquer pergunta do comprador se informe antes de responder. Não fale, nem afirme o quê você não tem certeza
  • Sempre que fizer algum material de publicidade, tenha à mão para entregar ao cliente que irá visitar
  • Seja gentil e amável ao atender um cliente ao telefone. Jamais transpareça raiva ou falta de tempo para se dedicar a ele
  • Tenha sempre um bloco de pedido à mão
  • Seus preços devem ser justos e compatíveis com a qualidade dos produtos que oferece
  • Vender muito barato não é o caminho do sucesso. É bem possível que essa prática acabe levando a prejuízo, ainda que você não perceba à primeira vista, além de desmerecer o seu produto. Batalhe por qualidade!

Pense nisso, se organize e ótimas vendas!!

Um beijo,

Dalva Zanforlin.

dalva_zanforlin

Dalva Zanforlin é expert eduK formada pelos mais reconhecidos centros de culinária do mundo, como Le Cordon Bleu, em Paris. Autoridade em chocolate no Brasil, fundou o Centro de Culinária Trem da Alegria, em São Paulo, e dá aulas há mais de 30 anos. Além disso, participa do programa de TV Mulheres e Cozinha Amiga, da TV Gazeta. Dalva acredita que, assim como aconteceu com ela, o faça e venda de deliciosos doces e quitutes também pode mudar a sua vida para melhor!

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3 Comentários

    Aprendi muito com você Dalva, Deus te abençõe, tô começando agora e tô muito confiante. Se você puder, me indique alguns fornecedores que tenham preço justo, por aqui em São Luís do Maranhão é tudo muito caro. Grata desde já.

    Olá, quando coloco meus doces a venda e as pessoas param para ohar eu costumo dizer olá, fique á vontade, só que tem gente que acha que é para ficar bem a vontade como mexer nos doces e até achar que é de graça. Gostaria de uma dica como posso me dirigir ao cliente.Obrigada.Não tenho loja fisica, estou iniciando em feiras fechadas, tipo escolas e algumas repartições.

      Olá, Rosane! O que acha de colocar uma plaquinha escrito “favor não tocar nos doces”. Pode ser interessante ter pequenas porções disponíveis para degustação. Assim seus clientes podem provar e, enquanto isso, você aproveita o momento para fazer a propagando do seu produto explicando do que são feitos e quais sabores têm. Quem sabe também deixar o preço de cada um deles à mostra pode facilitar o entendimento de que não são de graça. Boas vendas e sucesso na sua empreitada!

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