Coluna da Elá: aprenda como escolher cores para seus projetos de artesanato

Ao escolher os objetos e imagens de desejo, você está escolhendo também quais serão as cores para seus projetos. Terminou seu painel ou caixinha inspiracional que falamos no post do Laboratório de Criatividade? Agora, escolha apenas dez objetos ou imagens e separe. Sim, isso é difícil, afinal, você colocou tudo que ama na caixinha. Mas vai lá, com muito cuidado, escolha os dez objetos que ama ainda mais! Coloque-os sobre uma folha branca e se estiver no Pinterest, faça um novo painel privado, só com o que ama mais que tudo! É assim que vamos aprender como escolher cores para projetos de artesanato.

Feche os olhos, respire fundo e olhe para os objetos. Percebeu se tem uma cor que aparece mais? Que se destacou entre todas as outras? Ou que só para você é a mais importante?

Faça essa cor com tinta e pedacinho de papel ou tecido. Se não tiver nada disso, faça um quadradinho em algum programa gráfico e pinte com essa cor.

Posicione a cor no cantinho superior esquerdo sobre a superfície escolhida, seja sobre o papel branco ou na tela do seu computador.

A cor dominante (crédito da foto: Imagem: Livro Book de Moda de Elá Camarena, editora SENAC.)
A cor dominante (crédito da foto: Imagem: Livro Book de Moda de Elá Camarena, editora SENAC.)

Essa cor chamaremos de dominante. É a cor mais importante para você e ela poderá aparecer com mais frequencia em seus projetos e te orientará na criação de materiais de divulgação para seu trabalho.

Volte seus olhos para os objetos de desejo. Qual a segunda cor que aparece agora? E a terceira?

Faça a mesma coisa, pegue essas cores e posicione ao lado e abaixo da cor dominante.

Serão as cores intermediárias, cores que deverão fazer com que a cor dominante se destaque ainda mais. Veja que as cores saíram do painel inspiracional.

Olha como ficou o painel inspiracional (crédito da foto: Livro Book de Moda de Elá Camarena, editora SENAC)
Olha como ficou o painel inspiracional (crédito da foto: Livro Book de Moda de Elá Camarena, editora SENAC)

Só mais um detalhe na sua cartela de cores. As duas cores opostas à cor dominante, serão as tônicas. As tônicas, são as cores que aparecerão em detalhes nos seus trabalhos.

Ficou assim:

Classificação das cores (crédito da foto: Livro Book de Moda de Elá Camarena, editora SENAC)
Classificação das cores (crédito da foto: Livro Book de Moda de Elá Camarena, editora SENAC)

E por que tudo isso? Não seria mais fácil escolher as cores de que gosta e pronto?

Como escolher cores

Você já deve ter ido à uma loja de tecidos ou de papel e ficou diante de uma infinidade de possibilidades, não é mesmo? Soube logo de cara escolher as cores para um projeto, sem se perder entre tantas opções?

Quantas vezes voltou para casa feliz da vida com suas compras e percebeu que não comprou um tecido ou papel da cor que precisava? Ou ainda, esqueceu de comprar uma linha que combinasse com seu tecido?

Quando organiza seu trabalho com todas as etapas para que ele seja desenvolvido, fará seus projetos de forma mais tranquila, rápida (se for possível olhar tecidos e papéis rapidinho) e precisa.

Claro que muitas vezes não encontrará a cor exatamente igual às cores da sua cartela, mas ela te ajudará na escolha dos materiais que precisará.

Também terá controle, sem se desviar do tema central escolhido lá no painel inspiracional, e sua coleção terá carinha de começo, meio e fim!

E sabe que isso convence seus clientes? Eles podem não saber o motivo, mas sentem quando algo foi feito de forma planejada!

Faça um kitizinho com as cores, pode ser com os tecidinhos que usou para a cartela ou até mesmo com foto do seu painel no celular. Ande sempre com ele, pois nunca se sabe quando estará em frente a uma lojinha com aquele aviamento, tecido, fios ou papel perfeitos para seus projetos.

Me conta como foi? Mande a foto do seu kitizinho de cores.

Beijos da Elá Camarena

Dicas de leitura

Camarena, Elá. Book de Moda com indesign, photoshop e illustrator CC. Editora SENAC, São Paulo.

Camarena, Elá. Desenho de Moda no Illustrator CC. Editora SENAC, São Paulo.

Olha só que demais esse aplicativo para fazer paleta de cores. Ensino a usar no meu curso Identidade de Marca. Baixe o plicativo para celular e copie cores do ambiente!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.