Coluna da Jo Ludwig estreia no Artesanato e Ponto

Estou super feliz por estar aqui no blog Artesanato e Ponto conversando com tanta gente criativa sobre como ter sucesso com seu negócio criativo, ou como gosto de chamar, negócio do coração! O mercado de artesanato cresceu muito nos últimos anos. Isso é maravilhoso porque, hoje, vemos pessoas tendo sucesso com algo que era apenas um hobby e conseguindo ter bem estar e realização muito maiores no seu dia a dia. Porém, com este crescimento, muitas de minhas clientes e alunas me perguntam: “Jo, como faço para me destacar da concorrência?”, ou então, “Será que devo mesmo investir nesse tipo de produto, já que tem tanta gente fazendo?”. E eu sempre respondo: “Tudo vale a pena quando você coloca o seu ingrediente secreto no que está oferecendo!”.

Jo Ludwig ensina: tudo o que você faz para a sua marca tem que ter a sua cara! (Crédito da foto: Shutterstock)
Jo Ludwig ensina: tudo o que você faz para a sua marca tem que ter a sua cara! (Crédito da foto: Shutterstock)

As artesãs empreendedoras que fazem mais sucesso são aquelas que conseguem expressar quem realmente são e no que acreditam através de suas peças e de sua marca. Costumo dizer que um negócio criativo não é apenas para quem trabalha com arte ou artesanato. Um negócio criativo é para todas as pessoas que desejam empreender de forma criativa, com um propósito maior e oferecendo aos seus clientes aquilo que tem de melhor: seus talentos!

Jo usa seu talento durante curso da eduK sobre "Como precificar o seu artesanato"
Jo usando seu talento durante curso da eduK sobre “Como precificar o seu artesanato”

Um cliente vai comprar de você e não do seu concorrente apenas se ele se identificar com a sua marca. A raiz da palavra “identificação” vem da palavra “idem”, ou seja, igual. O cliente precisa enxergar muito mais do que produtos em sua marca. Ele precisa enxergar que o que tem importância para você é a mesma coisa que tem importância para ele. E um negócio criativo sempre fala de expressar aquilo que tem importância para o empreendedor. Se você é alguém que dá muito valor para a sustentabilidade, por exemplo, nunca irá trabalhar com produtos que agridam o meio ambiente. Então, a sustentabilidade é um valor de vida muito forte para você e, por consequência, será um valor muito forte em sua marca. O cliente que tiver esse valor de vida se identificará com a sua marca e sempre dará preferência de compra para você.

Qual valor faz sentido pra você e pra sua marca?
Qual valor faz sentido pra você e pra sua marca?

A dica, então, é você descobrir quais são seus valores de vida e construir sua marca em torno deles, transmitindo-os por meio dos seus produtos, identidade visual, postagens, etc. Um exercício simples para você entender quais são os valores de vida é completar a seguinte frase:

“Ter o meu negócio criativo só vai valer a pena se…” Alguns exemplos de valores seriam:

… se eu puder estar com a minha família.

… se meus produtos e ações forem sustentáveis.

… se Deus sempre estiver à frente do meu negócio.

… se eu puder levar alegria e leveza para o dia-a-dia das pessoas.

… se através dos meus produtos/serviços, eu puder empoderar as pessoas.

São vários os exemplos, e é importante perceber que a resposta precisa vir de dentro de você e daquilo que realmente é uma prioridade em sua vida. Além de começar a mostrar qual é o seu ingrediente secreto, se diferenciando de outros negócios, você também vai conquistar uma clareza muito maior quando for criar produtos novos – ou criar seu logotipo, por exemplo – ou a capa da página do seu negócio no Facebook, e assim por diante. Faça esse exercício e compartilhe aqui nos comentários com a gente!

Um grande abraço e até a próxima!

Jo.

Jo Ludwig é coach de vida, mentora para empreendedores Criativos e mãe da Luiza. Designer de interiores por formação e entusiasta da área craft por paixão. Fundou a marca Banana-Cazza e Lapidando. Hoje se dedica a compartilhar conhecimento e conteúdo através de palestras, coaching e mentoria.
Jo Ludwig é coach de vida, mentora para empreendedores Criativos e mãe da Luiza. Designer de interiores por formação e entusiasta da área craft por paixão. Fundou a marca Banana-Cazza e Lapidando. Hoje se dedica a compartilhar conhecimento e conteúdo através de palestras, coaching e mentoria

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

1 Comentário

    A Jo é fantástica,muito entendida no assunto mesmo.Sou assinante da Eduk e foi através do curso da Jo que abri minha loja no Elo7,na verdade ainda estou apanhando um pouco com as fotos,mas vou trocar todas assim que eu aprender a mexer no meu celular…kkk.Estou ainda completando as coisas por lá,mas creio que vou conseguir me virar.Um grande beijo Jo linda e um beijão também ao Hélvio,que outra jóia rara.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.