Coluna do Hélvio: como trabalhar flores no artesanato

Olá pessoal!
Depois da pausa para as festas e férias, estou de volta ao Artesanato e Ponto para começar o ano bombando de novidades, ideias e conhecimentos. E para continuar trazendo conteúdos relevantes aqui na Coluna do Hélvio, vou contar com a ajudinha de vocês. Isso mesmo! A partir de agora, quero que vocês me enviem aqui nos comentários tudo aquilo que desejam saber e entender melhor. Vocês podem me enviar ideias, sugestões, dicas, assuntos, temas, acontecimentos, novidades, técnicas, produtos, enfim, tudo que eu possa pesquisar para compartilhar em posts com muito conteúdo! Gostaram? Então envie agora as suas sugestões! Ah, e é claro, não deixe de contar um pouquinho da sua história pra mim, quero te conhecer melhor: escreva seu nome completo, e-mail, idade, profissão, técnica(s) de artesanato que trabalha, como iniciou no artesanato, etc…

Hélvio em curso da eduK. Aproveite a oportunidade de escrever pra ele e sugerir o tema das próximas colunas!
Hélvio em curso da eduK. Aproveite a oportunidade de escrever pra ele e sugerir o tema das próximas colunas!

Como trabalhar flores no artesanato

Hoje quero falar sobre “Temas”. Na verdade, sempre que possível, vou esporadicamente abordar um conteúdo que nos interessa muito, que possa ser muito útil em nosso artesanato, será como uma “série” sem data limite para acabar. É que uma das grandes dificuldades dos artesãos é entender como aplicar isso no seu dia a dia, ou seja, no seu trabalho artesanal. Para isso, vou começar com um tema simples e muuuuuuuito usado: Tema “Florais”. Sim, vamos falar sobre como trabalhar flores no artesanato.

Como trabalhar flores no Artesanato: elas podem aparecer em pequenos detalhes ou ser o grande destaque (crédito da foto: www.euamodecoracao.com)
Como trabalhar flores no Artesanato: elas podem aparecer em pequenos detalhes ou ser o grande destaque (crédito da foto: www.euamodecoracao.com)

Não há nenhuma dúvida que eu considero que este tema é um dos mais usados no artesanato, se não, o principal. Quando falamos em flores, florais ou floridos, estamos nos referindo a estampas ou imagens que tenham nitidamente a presença de elementos que nos remetem à Natureza, no caso, a Flora. Muitas vezes representadas por cores e formatos reais, também encontramos aquelas que nos fazem olhar com outros olhos, por exemplo, as estampas sofisticadas, modernas ou surrealistas. Não importa como são representadas – tanto nos produtos que encontramos nas lojas de artesanatos, como também nos trabalhos que desenvolvemos com eles – o tema é sempre consequência de algo que almejamos impor com ele próprio.

A artesã Millyta explora o tema das flores nas roupas de suas bonecas românticas
A artesã Millyta explora o tema das flores nas roupas de suas bonecas românticas

E para entender melhor quando usar e porque usar determinado tema – no caso aqui, os Florais – recomendo primeiro apropriar-se primeiro do significado desse tema para as pessoas e, depois, iniciar nossas conclusões. As flores remetem a feminilidade, amor, carinho, aconchego, delicadeza, nobreza, pureza, época, clássico, vintage, tradicionalidade, entre outros. Assim, fica mais fácil oferecer o tema Floral quando um cliente está indeciso, ou você usar para conquistá-lo.ursinho_com_tema_floral

Vocês podem notar que as flores enquanto símbolo e formato estão presentes em muitas coisas ao nosso redor, principalmente no artesanato. Então, minha dica é: abuse sempre que puder desse tema, pois além de ser lindo e chique, é o tema mais pedido e queridinho por grande quantidade de pessoas no mundo inteiro! Um tema muito apreciado e comercial. Quando usado com bom senso e bom gosto, fica harmonioso em tudo, é até mesmo um tema “coringa”. Quando pintar aquelas situações de aperto, na dúvida, use FLORAL. Assim, você tem 80% de chances de agradar seu cliente ou público.

Um beijo e até a próxima!

helvio_mendonca

Hélvio Mendonça é Artista Plástico e pós-graduado em Artepsicoterapia. Há mais de 10 anos trabalha para empresas conceituadas e já participou de Feiras na Europa e na América do Sul como instrutor de cursos artísticos. Suas duas grandes paixões são: Papel e Tintas com as quais se delicia no mundo do Scrap e se realiza no mundo das Pinturas. Arte e Artesanato sempre foram minha energia solar. O resto é hobby…

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

7 Comentários

    Adoro o seu jeito de apresentador…..simples,humilde é um fofo.e por sua causa me tornei assinante,e foi a melhor coisa que fiz…minha história é de muita superação um dia te conto. grandes beijocas e que Deus abençoe sua caminhada.
    Lucia Helena Figueredo.

    oi…

    Boa noite Hélvio! ! Adoro a sua coluna e queria mto que vc voltasse a dar Cursos na Eduk!! Seus cursos são motivadores e mta gente gostaria de ver novamente!! Gostaria de aprender mais sobre álbum de scrap no estilo vintage. Obrigada!!

    Olá.
    Eu sou o Sr. Rahel um credor de empréstimo privado que dá tempo de vida oportunidade de empréstimo para indivíduos, empresas, seguros, etc Você está em qualquer dificuldade financeira ou na necessidade de empréstimo para investir ou você precisa de um empréstimo para pagar suas contas não procure mais como Estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Oferecemos todos os tipos de empréstimo em qualquer moeda denominação com taxa de 2% sem taxa inicial. Eu quero usar este grande meio para que você saiba que estamos prontos para ajudá-lo com qualquer tipo de empréstimo para resolver esse problema financeiro. Sim, em seguida, voltar agora via e-mail (rahelcohranloan@gmail.com) para obter mais detalhes, VOCÊ É ALTAMENTE BEM-VINDO.

    Hélvio seu lindo… Até lendo seu post a gente consegue ouvir essa sua voz deliciosa, típica de pessoa do bem e de uma vibe sensacional.
    Assim como a Kátia Melo Arantes eu gostaria muito de saber sobre as flores gigantes, vi trabalhos lindos em papel tipo cartão ou cartolina… Enfim, conhecermos estas técnicas seria bem bacana.
    Beijooooooo

    Hélvio seu lindo. Você podia ser moderador todos os cursos
    Te adoro. O que você falar na coluna eu vou gostar. Só passei pra dar um beijo.

    Helvio Querido, companheiro de tantas horas nos cursos da Eduk, sempre tao amavel e atencioso. Gostaria de ler sobre o tema flores gigantes para decoração de festas. Que material usar, como armazenar, como encontraer moldes. Um beijo

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.