Coluna do Hélvio: como usar a gestão do tempo a favor do seu trabalho

Olá pessoal! Hoje quero conversar com vocês a respeito da gestão do tempo. Não sou nenhum especialista no assunto mas, assim como vocês, também vivo às voltas com esse tal de TEMPO! Antes, quero só lembrá-los que para continuar trazendo conteúdos relevantes aqui na Coluna do Hélvio, conto com a ajuda de vocês enviando, aqui na área de comentários do post, tudo aquilo que desejam saber e entender melhor. Podem me enviar ideias, sugestões de temas, acontecimentos, novidades, técnicas, produtos, enfim, tudo que eu possa pesquisar para compartilhar em posts com muito conteúdo! E não deixe de contar um pouquinho da sua história pra mim, quero te conhecer melhor: escreva seu nome completo, e-mail, idade, profissão, técnica(s) de artesanato que trabalha, como iniciou no artesanato, etc… De volta ao tempo, pretendo compartilhar aqui minha visão sobre essa palavrinha que é tão pequena perto do seu significado e da importância que nós, seres humanos, damos a ela o TEMPO todo.

Tudo em nossas vidas gira em torno do tempo. Você sabe como usá-lo a seu favor? (crédito da foto: Shutterstock)
Tudo em nossas vidas gira em torno do tempo. Você sabe como usá-lo a seu favor? (crédito da foto: Shutterstock)

 Como usar a gestão do tempo a favor do seu trabalho

O tempo é a única certeza que temos de que tudo passa. Muitos momentos ou sentimentos parecem durar uma vida inteira mas, contudo, sabemos que o tempo não para e não podemos perder nenhum segundo. Vai ver que é por isso que essa palavra é tão pronunciada, o tempo todo, toda a vida. Mas já que não conseguimos parar o tempo e nem voltar atrás, então podemos contar com pessoas, cursos ou textos como este, que podem nos iluminar quando precisamos de ajuda. Tempo, tempo, tempo… Cadê você?

Você já parou para refletir como está gerindo o seu próprio tempo? Ter tempo livre para relaxar é fundamental para reabastecer as energias e trabalhar com produtividade (crédito da foto: Kapyos)
Você já parou para refletir como está gerindo o seu próprio tempo? Ter tempo livre para relaxar é fundamental para reabastecer as energias e trabalhar com produtividade (crédito da foto: Kapyos)

Essa é uma pergunta que resume nossas indagações. A partir do momento que nos disponibilizamos a fazer algo, estamos comprometendo o bendito tempo. Basta olhar para o que é realmente necessário e não perder tempo! Algumas coisas saem do controle, pois, às vezes, parece que estamos abertos demais para fazer, para ajudar, para contribuir,  mas precisamos saber analisar cautelosamente cada movimento para conseguir separar o que é de fato seu. Quando falo “seu”, não estou me referindo e rotulando apenas coisas que são exclusivamente para você. Como eu disse, analise bem tudo que está em sua volta e saiba, definitivamente, relacionar suas obrigações gerais – na ponta do lápis – e as enfrente com sabedoria e fé.

Veja por outra perspectiva: é você que controla o tempo e não o tempo que controla você! (crédito da foto: Shutterstock)
Veja por outra perspectiva: é você que controla o tempo e não o tempo que controla você! (crédito da foto: Shutterstock)

Como disse no início do texto, não sou um expert em Coaching para ensinar sobre como usar a gestão do tempo a favor do seu trabalho. Na verdade, estou aqui intuitivamente para tentar te ajudar a se organizar, ou seja, cada um pega a receita que mais lhe convém e aplica. Se está complicado colocar esse assunto em prática, eu tenho dicas preciosas pra você! Na eduk tem cursos com grandes mestres no assunto e vale a pena conhecê-los para melhorar a sua gestão do tempo. São eles:

Uma das coisas que despertou meu interesse em abordar esse tema aqui foi que, alguns dias atrás, recebi uma mensagem em minhas redes sociais de uma aluna da eduK divulgando seu trabalho. Achei muito interessante! Ela presta assessorias de Organização pessoal e Gestão de tempo. Quem tiver interesse em conhecer melhor, o site é lindo e nos induz a tal proposta.

Artesanato e tempo: organize-se e viva da sua paixão (crédito da foto: reprodução www.uiaeuquefiz.wordpress.com)
Artesanato e tempo: organize-se e viva da sua paixão (crédito da foto: reprodução www.uiaeuquefiz.wordpress.com)

Na vida, tudo que temos é fruto do nosso desempenho e daquilo que merecemos, segundo certas crenças. A verdade é que temos que saber administrar nosso tempo para aproveitá-lo ao máximo e a nosso favor. Quer ter sucesso na vida pessoal e profissional? Organize-se, só isso!

Grande beijo

Helvio Mendonça

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

10 Comentários

    helvio nunca e de mais dizer…………..vc e 1000

    Olá Helvio, tudo bem?
    Quero dizer que sou sua fã, amo você!!
    Quero elogiar a sua simpatia e paciencia com professores e ouvintes nos cursos que você é mediador.
    Parabéns por ser tão empático, profissional e seguro das informações.
    Sou enfermeira e faço artesanato por terapia.

    Hélvio querido, muito obrigada pela divulgação do meu trabalho no site http://www.equilibrandoavida.com
    O tema é realmente muito importante é você trouxe a discussão de uma maneira muito sensível e verdadeira! Parabéns!

      Olá, Isabela! Obrigado pelo carinho e retorno. Grande abraço. Hélvio

    Oi Helvio, sou sua fã, voce é o pulo do gato da Eduk, voce sabe ou aprende junto com a gente por isso sempre faz a pergunta que nós que estamos do outro lado da telinha gostariamos de fazer.
    Por necessidade sempre fiz de tudo um pouco, costurei, pintei, fiz croche, trico, sempre aprendendo com uma amiga mais velha ou tia ou avó de alguem,mas tudo para aprender era dificil e caro, tenho 59 anos e 4 filhos, estou me aposentando e me deliciando com a Eduk, comecei com scrapbook e fiz dois albuns de 1 no pros meus netos, fiz suas aulas, tirei muitas ideias, depois descobri os feltros e lá se foram vários quadros de maternidade e agora estou encantada com patchwork que eu achava muito dificil mas com os professores que na Eduk tem cada um ensina um truque diferente um jeito diferente de fazer que acaba sendo facil , prático, rápido e simples.
    Pelo que vejo vou optar pelo patchwork profissionalmente, vou fazer outros tipos de aula só pra uso pessoal mas pretendo criar um negocio com patchwork, obrigado a Eduk e a voce porque a sua simpatia e interesse de que a gente endenta a aula ajuda muito, me desculpe os outros apresentadores que são bons tambem, mas voce parece que conhece a gente, muito obrigado e parabens.
    Meu nome é Ivani, meu email: ivani.2006@hotmail.com

      Olá Ivani. Que bacana ter um retorno sobre o seu interesse pelo Artesanato e sua trajetória de aprendizagem. Fico feliz em saber que nosso trabalho tem ajudado no seu desenvolvimento e despertado interesse em continuar. Já navegou pelos cursos de Negócios da eduK? O catálogo está recheado de informações fundamentais para quem quer empreender, como você! Os tutoriais mais recentes, da Liliane Ferrari, estão incríveis! Conte sempre com a gente na sua jornada. Grande beijo. Hélvio!

    Oi Hélvio, você é nota mil, sua sensibilidade e carinho com todas nós artesãs é muito bom! Faço artesanato a algum tempo e tenho vontade de participar de feiras no setor, se for possível gostaria de dicas, tipo se da certo, o que vende mais nessas feiras…
    Um grande beijo!

      Olá, Janaina. Tudo bem? Adorei a sugestão de assunto e, com certeza, vou abordá-lo em um dos episódios do meu novo programa, “Ateliê de Novidades” que estreia nessa quarta-feira, dia 22 de março. Fique de olho! Enquanto isso, aqui no Blog Artesanato e Ponto você vai encontrar muitas informações sobre a participação em feiras de Artesanato nos seguintes posts:

      http://www.eduk.com.br/blog/artesanato-e-ponto/participacao-feiras-de-artesanato/

      http://www.eduk.com.br/blog/artesanato-e-ponto/artesanato-se-destaca-em-feiras-de-design-e-decoracao/

      http://www.eduk.com.br/blog/artesanato-e-ponto/feiras-de-artesanato-guia/

      Boa leitura e um superbeijo. Hélvio

    Olá Helvio tudo bem? Adorei esse tema tempo pois vivo brigando contra ele. Adoro seu trabalho, sou sua fã, novidade rssss existem milhões de fãs do Helvio espalhadas por ai.Adoro artesanato faço cartonagem me apaixonei por essa tecnica quando vi o curso da claudia wada na eduk, trabalho fora e não tenho muito tempo para me dedicar ao artesanato mas o meu grande sonho é um dia poder viver da minha paixão. Um abraço.

      Olá Maria! Você está no caminho certo. É muito importante começar com o aperfeiçoamento, fazendo cursos e aprendendo, antes de tomar uma decisão tão importante quanto trocar de área. Aos poucos você vai se sentir mais segura e apta para, finalmente, viver do seu sonho. Continue acompanhando os nossos posts. Certamente eles serão um material essencial para a sua evolução como artesã. Bjos mil. Hélvio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.