Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coluna do Hélvio: ensinando com arte

Atenção artesãos, arte-educadores e professores em geral!!! Hoje vou falar de arteterapia, um assunto que ultimamente tem surgido com muitas perguntas e indagações no mundo da arte-educação, dentro das escolas. Durante minha pós-graduação em artepsicoterapia em 2014, consegui olhar a arte – de forma geral – com outros olhos, principalmente quando trabalhada nos âmbitos escolares. Ficou mais do que comprovado que, a criança em sua plena fase de adaptação e desenvolvimento educacional, absorve e associa muito mais o(s) conteúdo(s) quando inseridos em um novo contexto pedagógico e artístico.

Objetivo da arte na escola: desenvolver a criatividade, desinibição, autoconhecimento, integração, coordenação motora e outros… Além de estimular a prática artística como meio de expressão e comunicação. Maravilhoso, né?

Como arte educador e arteterapeuta – em parceria com a Toke e Crie – desenvolvi um projeto escolar intitulado de Kit Scrap Escola, totalmente voltado para a classe docente trabalhar dentro das salas de aula, vários temas, questões e assuntos decorrentes de suas áreas atuantes.

Kit scrap escola: arte para educar
Kit scrap escola: arte para educar

O projeto da Toke e Crie, “Trabalhos Escolares Criativos”, é uma iniciativa que visa inserir e levar para as salas de aula o mundo do artesanato, principalmente o scrap. Assim, desenvolvemos um kit de papéis de scrap estampados e adesivos, com imagens e símbolos totalmente exclusivos, todos de minha autoria (criação/design).

Detalhe do kit
Detalhe do kit

Os temas abordados nesse kit são: “O Mundo Animal” (Biologia), “The Colors” (Inglês), “Vamos Calcular” (Matemática), “O Parque” (Produção de texto – Redação), e “Nutrição” (Nutrição).

O uso da arte na escola
O uso da arte na escola

Cada tema tem como objetivo o professor desenvolver algum trabalho artístico. No tema biologia, por exemplo, pode-se recortar as partes de cada animal e montá-los usando a técnica de 2D de scrap, e na sequência, com o papel da paisagem, montar um cenário para a criança brincar aplicando os bichinhos. Com isso pode trabalhar questões como dimensão e espaço, coordenação motora, socialização, fauna, meio ambiente, biodiversidade, etc…

Segue abaixo alguns trabalhos/opções que desenvolvi com esse KIT.

Cenário em 2D floresta: scrap para aprender sobre os animais
Cenário em 2D floresta: scrap para aprender sobre os animais
Exemplos dos materiais desenvolvidos
Exemplos dos materiais desenvolvidos

Toda criatividade é bem-vinda quando a intenção é “ensinar com arte”. Através desse kit scrap escola, vocês podem perceber a grande liberdade e mercado que nós artistas e artesãos temos para aplicar nossa arte. Eu sei que isso não é mais novidade, pois esse assunto é muito mais recorrente hoje do que há 10 anos. Isso é um sinal de que a arte está ganhando seu espaço, em todos os campos, principalmente no educacional. É uma valorização do conceito de que a arte tem o poder de transformar os seres humanos…

Para aprender a fazer e conhecer mais sobre o mundo da arte educação, no site da eduk temos os cursos:

Gostou da coluna? Divida sua opinião ou sugestão comigo, deixe seu comentário.

Um grande beijo,

Hélvio Mendonça

 

assinatura hélvio

Comentários

Respostas de 4

  1. Apoio totalmente a iniciativa de incluir arte como forma de ensinar conteúdos às crianças. Também sou professora e noto que o aproveitamento é muito maior quando lúdico. E mesmo para nós, é mais prazeiroso e apaixonante ensinar com o que amamos!!!! Parabéns Hélvio

  2. Olá Helvio!
    Adorei a matéria, e não conhecia esse kit. Gostaria de saber também como faço para adquirir.
    Adoro seu trabalho, parabéns. E obrigado por compartilhar com nós esses assuntos.

  3. Boa noite Hélvio! !
    Adorei a dica e conheci este projeto escola na mega neste ano. Gostaria de saber onde encontro os kits? Obrigada!!

    1. Oi, Hélvio querido!!! Já adorava ver você nos cursos da Eduak e agora mais ainda com esta notícia do que criaste. Que coisa mais linda e sensível estes kits!!! Eduquei minha filha sempre mexendo com tesoura, papel e tinra e ela aora até hoje (24 anos). Quando chegou no maternal a professora disse que ela já estava com a motricidade muito desenvolvida. Entâa , como você, acredito muito no trabalho de arte feito com crianças. Parabéns por esta linda iniciativa e criatividade. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!