Coluna do Hélvio: ensinando com arte

Atenção artesãos, arte-educadores e professores em geral!!! Hoje vou falar de arteterapia, um assunto que ultimamente tem surgido com muitas perguntas e indagações no mundo da arte-educação, dentro das escolas. Durante minha pós-graduação em artepsicoterapia em 2014, consegui olhar a arte – de forma geral – com outros olhos, principalmente quando trabalhada nos âmbitos escolares. Ficou mais do que comprovado que, a criança em sua plena fase de adaptação e desenvolvimento educacional, absorve e associa muito mais o(s) conteúdo(s) quando inseridos em um novo contexto pedagógico e artístico.

Objetivo da arte na escola: desenvolver a criatividade, desinibição, autoconhecimento, integração, coordenação motora e outros… Além de estimular a prática artística como meio de expressão e comunicação. Maravilhoso, né?

Como arte educador e arteterapeuta – em parceria com a Toke e Crie – desenvolvi um projeto escolar intitulado de Kit Scrap Escola, totalmente voltado para a classe docente trabalhar dentro das salas de aula, vários temas, questões e assuntos decorrentes de suas áreas atuantes.

Kit scrap escola: arte para educar
Kit scrap escola: arte para educar

O projeto da Toke e Crie, “Trabalhos Escolares Criativos”, é uma iniciativa que visa inserir e levar para as salas de aula o mundo do artesanato, principalmente o scrap. Assim, desenvolvemos um kit de papéis de scrap estampados e adesivos, com imagens e símbolos totalmente exclusivos, todos de minha autoria (criação/design).

Detalhe do kit
Detalhe do kit

Os temas abordados nesse kit são: “O Mundo Animal” (Biologia), “The Colors” (Inglês), “Vamos Calcular” (Matemática), “O Parque” (Produção de texto – Redação), e “Nutrição” (Nutrição).

O uso da arte na escola
O uso da arte na escola

Cada tema tem como objetivo o professor desenvolver algum trabalho artístico. No tema biologia, por exemplo, pode-se recortar as partes de cada animal e montá-los usando a técnica de 2D de scrap, e na sequência, com o papel da paisagem, montar um cenário para a criança brincar aplicando os bichinhos. Com isso pode trabalhar questões como dimensão e espaço, coordenação motora, socialização, fauna, meio ambiente, biodiversidade, etc…

Segue abaixo alguns trabalhos/opções que desenvolvi com esse KIT.

Cenário em 2D floresta: scrap para aprender sobre os animais
Cenário em 2D floresta: scrap para aprender sobre os animais
Exemplos dos materiais desenvolvidos
Exemplos dos materiais desenvolvidos

Toda criatividade é bem-vinda quando a intenção é “ensinar com arte”. Através desse kit scrap escola, vocês podem perceber a grande liberdade e mercado que nós artistas e artesãos temos para aplicar nossa arte. Eu sei que isso não é mais novidade, pois esse assunto é muito mais recorrente hoje do que há 10 anos. Isso é um sinal de que a arte está ganhando seu espaço, em todos os campos, principalmente no educacional. É uma valorização do conceito de que a arte tem o poder de transformar os seres humanos…

Para aprender a fazer e conhecer mais sobre o mundo da arte educação, no site da eduk temos os cursos:

Gostou da coluna? Divida sua opinião ou sugestão comigo, deixe seu comentário.

Um grande beijo,

Hélvio Mendonça

 

assinatura hélvio

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

4 Comentários

    Apoio totalmente a iniciativa de incluir arte como forma de ensinar conteúdos às crianças. Também sou professora e noto que o aproveitamento é muito maior quando lúdico. E mesmo para nós, é mais prazeiroso e apaixonante ensinar com o que amamos!!!! Parabéns Hélvio

    Olá Helvio!
    Adorei a matéria, e não conhecia esse kit. Gostaria de saber também como faço para adquirir.
    Adoro seu trabalho, parabéns. E obrigado por compartilhar com nós esses assuntos.

    Boa noite Hélvio! !
    Adorei a dica e conheci este projeto escola na mega neste ano. Gostaria de saber onde encontro os kits? Obrigada!!

      Oi, Hélvio querido!!! Já adorava ver você nos cursos da Eduak e agora mais ainda com esta notícia do que criaste. Que coisa mais linda e sensível estes kits!!! Eduquei minha filha sempre mexendo com tesoura, papel e tinra e ela aora até hoje (24 anos). Quando chegou no maternal a professora disse que ela já estava com a motricidade muito desenvolvida. Entâa , como você, acredito muito no trabalho de arte feito com crianças. Parabéns por esta linda iniciativa e criatividade. Beijos!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.