Olá pessoal! Vim contar para vocês sobre minha visita à Baby Bum que acontece todo ano, aqui em São Paulo. É uma feira exclusivamente voltada para o mercado infantil de venda direta ao consumidor. Tudo lá é moderno e descolado, desde as instalações do local até os próprios expositores com seus produtos inusitados. O foco dessa feira está na modernidade, novidade, criatividade e atividades oferecidas. Um mundo que inclui roupas, decoração, brinquedos, papelaria e sapatos, entre outros. Afinal, o objetivo deles é oferecer aos seus visitantes/clientes, produtos diferenciados e exclusivos que não se encontram nas lojas de shoppings. Segundo a organização do evento, o consumidor, a cada ano, procura mais pela exclusividade e personalização quando se trata de “Decoração infantil”.
- 30 dias grátis para você investir no seu sonho!
- Acesse todos os cursos de Artesanato da eduK
- Aprenda técnicas com Hélvio Mendonça e faça peças exclusivas
Proporcionar à criança, através do seu vestuário, dos seus brinquedos, da decoração de seus ambientes, um incentivo para sua fantasia, criatividade, ousadia”. (Fonte: www.babybum.com.br)

Agora vou contar para vocês as novidades que vi por lá. Quero começar pelas cores: o colorido escandaloso, forte, vivo e fluorescente parece ter dado uma trégua na decoração em geral, pelo menos na Feira (rs). Inclusive, a impressão que passou é que combinaram em usar cores desbotadas e acinzentadas dentro da cartela de tons pastel. As fotos que tirei comprovam bem essa observação.

Na parte de Festas, apostaram em doces gourmet e bolinhos em potes mais refinados. Na categoria Decoração de Quartos, reforçaram os temas “animais” e “bichos”, onde carinhas e cabeças de bichinhos estavam estampados e presentes em vários produtos como almofadas, quadros, enxovais, paredes, etc. No ramo de vestuário, além de estampas de animaizinhos, a presença do geométrico estava muito forte: chevron, listrados, quadrados e triângulos. Na parte gastronômica, chamou-me atenção os produtos todos serem orgânicos visando pela alimentação mais saudável.

Mas o que vocês querem mesmo saber é sobre meu olhar para o Artesanato, né? Bom, vamos lá! A presença do crochê, malha em tricô (industrial) e o próprio tricô feito à mão, foi a coisa que mais me chamou atenção. A mistura da lã com vários outros materiais veio com uma harmonia muito grande e despretensiosa, ou seja, a onda agora é misturar texturas e efeitos. Para entenderem melhor e aplicarem aos seus trabalhos, vou dar uma dica bem bacana: aproveite os materiais diversificados que você tem naquela caixa cheia de sobras de outros trabalhos que junta, sabe? Afinal essas sobras são dinheiro guardado, então, está na hora de usá-lo! Aposte e faça o teste em misturar em uma única peça: tecidos, feltros, jeans, malhas, plásticos, sintéticos, papéis, aviamentos….

Com bom gosto e discernimento, você fará trabalhos inusitados e personalizados como o mercado está exigindo. Não durma no ponto. Vamos ousar!
Beijo grande!
Hélvio Mendonça
4 respostas
adorei! Intuitivamente (ou não) venho sentindo essa ideia surgir, sem saber que é tendencia. Adoro trabalhar com mistura de materiais. Bora la produzir !
Lindas peças, é sempre bom ver novidades e coisas novas que o mercado nos traz. Faz a parte dois da feira Hélvio, nos mostre mais fotos. Beijos !!!
Obrigada, Helvio, pela pincelada que deu resumindo a feira. Não consegui ir. Pena que foram poucas fotos…..principalmente de artesanato…acredito que seja pelo espaço disponibilizado. Fiquei com agua na boca de ver mais. Bjs
Adorei o post Helvio. Pena que não estive lá pessoalmente, pois achei as fotos muito bonitas. Eu prefiro esses tons mais neutros do que aqueles muito fortes. Acho que assim acalma mais as crianças. Obrigada por nos contar tudo. Bjus.