Coluna do Hélvio: para você, a técnica da cartonagem combina com o quê?

Hoje o tema que vou abordar é sobre a diversidade que encontramos no artesanato. É simplesmente maravilhoso ter o conhecimento dessa oportunidade para criar o que quisermos. Tendo isso em mente, vou especificar o assunto com a técnica da cartonagem. Para começar vou explicar o que é essa técnica. Cartonagem é qualquer trabalho artesanal feito com papéis mais rígidos (papelões), sejam bidimensionais ou tridimensionais.

Relógio de parede feito com a técnica da cartonagem por Claudia Wada
Relógio de parede feito com a técnica da cartonagem por Claudia Wada

Claudia Wada – designer em cartonagem e expert da eduk, afirma: “a cartonagem existe há muitos anos, surgindo através da necessidade de explorar materiais mais acessíveis, de fácil acesso e manipulação para construir objetos variados”. Assim, pegando um gancho nesse comentário, podemos ter a consciência para afirmar também que é uma técnica que veio para ficar, tornando-se quase uma “utilidade pública” dentro do mundo do artesanato. 🙂

Partindo do conceito de que é uma técnica versátil e que se consolidou extremamente no mercado, posso afirmar que é mais do que interessante ter um espaço aqui na minha coluna para aumentar nosso conhecimento a respeito. Não acham?

Pois bem! A partir do princípio da cartonagem que é conseguir projetar qualquer peça/objeto para atender nossas necessidades domésticas e diárias, percebemos a versatilidade que essa técnica pode atender quando relacionada à alguma outra técnica de artesanato. Só como exemplos, de início posso citar a pintura, scrapbook e patchwork. Não sabia? É isso mesmo. A cartonagem combina muito bem com essas três artes.

O principal material da cartonagem é o tecido, então, pensando nas mil e uma opções que esse material permite trabalhar, podemos soltar nossa imaginação e criatividade ao pensar que o teremos como principal suporte.

Caixinha em cartonagem
Caixinha em cartonagem

Por isso, nesse momento, faço um convite à reflexão e lanço um desafio para você, que gosta de explorar e usufruir de novas mídias, que gosta de inovar, de somar, de adaptar, sair do comum e do óbvio: a cartonagem combina com o quê? Exercite a sua criatividade e me conte a sua ideia aqui nos comentários, combinado?

Na eduk, temos vários cursos que ensinam a arte de misturar a cartonagem com outras técnicas: a Claudia Wada e eu, por exemplo, desenvolvemos a técnica de unir a cartonagem com scrap, para atender a festas, decoradores e até para presentes personalizados.

Festa com tema circo que uniu cartonagem e scrap. Lindo, né?
Festa com tema circo que uniu cartonagem e scrap. Lindo, né?

A Simone Aguiar é outra grande expert da eduk com seus cursos de cartonagem e patch, ou seja, ela solta toda a sua criatividade na confecção de peças que mistura tecido, costuras, bordados, apliques etc.

E temos também no catálogo a artista Carla Moura, com um curso totalmente voltado para cartonagem com scrap, tudo feito apenas com papel, nada de tecido. Ficaram curiosos?

Carla Moura: uma artista da cartonagem
Carla Moura: uma artista da cartonagem

Vale a pena conferir!

É isso pessoal, ainda vou abordar muitas vezes aqui em minha coluna esse assunto. Existem vários meios de adaptar ou simplesmente unir técnicas distintas dentro do artesanato, resultando em trabalhos maravilhosos e exclusivos para o mercado competitivo.

Um beijo,

assinatura hélvio

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

2 Comentários

    Ola pessoal! Sempre fui apaixonada por qualquer trabalho manual. O artesanato me fascina. Fazia por Hobbie mas agora quero me dedicar muito mais. Sou arquiteta e estou iniciando minha viagem na cartonagem. Ja vi os locais de tecidos na 25 que maravilhosamente você nos deram e agora queria saber onde é a mina do restante dos materiais, como os papeis, papelão, etc.
    Tenho visto em algumas lojas mas acredito ter um lugar bem bacana e mais em conta para se comprar. Podem dar a dica????
    Um beijo grande a todo pessoal do EDUK.
    Agnes Botaccini

    Opa, faltou falar da combinação de cartonagem com Marchetaria e o curso lindo que eu e a Alice demos na EduK 😉

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.