Coluna do Hélvio: Pinturas especiais

Hoje vou falar sobre uma categoria muito querida e milenar em nossa história, a PINTURA. Mas para isso é necessário fragmentá-la dentro de seu vasto campo pois, durante sua evolução, passaram a existir várias técnicas de execução e representação. Uma delas são as Pinturas Especiais. O nome foi batizado por sair do convencional que é pintar desenhos, formas ou figuras, para representar algo ou um objeto. A Pintura Especial é considerada um “acabamento” dentro das artes em geral, sua principal característica é desenvolver a “imitação perfeita” de efeitos ou elementos da Natureza. Está confuso? Então vou exemplificar aqui para você: resgatando na memória, sabe quando uma peça de ferro ou metal fica exposta ao tempo (sol/chuva) e, consequentemente, sabemos que irá enferrujar? Imagine agora uma peça toda enferrujada, com todas aquelas cores quentes avermelhadas, provenientes da ação do tempo e dos efeitos da Natureza. Imaginou? Então, agora, tente representar esse efeito, essa oxidação do ferro (ferrugem) com uma pintura, ou seja, com apenas tinta e pincel, sobre qualquer superfície. É exatamente este o objetivo e o desafio das Pinturas Especiais: reproduzir efeitos variados da natureza como a ferrugem, o metal, o estanho, o musgo, a madeira de demolição, o mogno, o mármore, o bronze, o zinabre, etc… Ah! E os famosos efeitos de pátinas, muito comuns entre as pinturas, também entram.

Use a pintura especial para reproduzir o efeito do ouro nas peças (crédito da foto: Decoración en el Hogar)
Use a pintura especial para reproduzir o efeito do ouro nas peças (crédito da foto: Decoración en el Hogar)

Fica claro que não há limite dentro dessa categoria da Pintura, quando se trata de explorar o lado mágico que as tintas e os pincéis nos proporcionam. Uma das grandes vantagens de se aplicar e trabalhar essa técnica, é pensar que, com ela, podemos restaurar objetos decorativos, móveis, paredes, painéis e quadros. Sabe aquele criado-mudo que você ama mas precisa dar um “UP” para continuar usando em sua decoração? Então fique sabendo que há várias possibilidades dentro do mundo da Pintura Especial que lhe ajudará nesse dilema, com certeza você encontrará um efeito que combinará com sua casa aliado ao seu bom gosto.

Apenas uma entre muitas possibilidades de se aplicar a pintura especial para restaurar móveis ou objetos antigos
A peça, de Hélvio Mendonça, representa uma entre muitas possibilidades de se aplicar a pintura especial para restaurar móveis ou objetos antigos (crédito da foto: Editora Online)
O efeito craquelê usado em diferentes móveis (crédito das fotos: Mundo das Tribos)
O efeito craquelê usado em diferentes móveis (crédito das fotos: Mundo das Tribos)
Cadeira trabalhada por Hélvio Mendonça (crédito da foto: Editora Online)
Cadeira trabalhada por Hélvio Mendonça (crédito da foto: Editora Online)

Não só a técnica de Pinturas Especiais, mas a Pintura em geral, é uma arte milenar que encanta até hoje e sempre vai nos encantar, já que, quando conseguimos manipular as cores em quaisquer circunstâncias, conseguimos realizar todas nossas vontades e desejos. Conseguir representar algo, é sem dúvida, mágico. Então, se você sempre quis aprender essa arte encantadora, aproveite os cursos de pinturas no site da eduk! No meu curso “Pinturas Especiais em madeira: móveis e peças decorativas”, eu ensino várias técnicas e efeitos para serem aplicados em diversas superfícies e, o melhor de tudo, com materiais à base de água e de fácil acesso.

Saiba como é possível reproduzir, através de técnicas de Pinturas Especiais, diferentes efeitos produzidos pela Natureza
Hélvio Mendonça utiliza técnicas de Pinturas Especiais para recriar efeitos do tempo e da Natureza, como nesta peça

Ficou curioso para conhecer melhor e aprender a técnica de Pinturas Especiais? Então entra lá que você vai se encantar!

Um grande beijo,

Hélvio Mendonça

 

 

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

2 Comentários

    Esse curso de Pinturas Especiais em Madeira foi simplesmente o máximo!!! Todas as peças ficaram lindas e especialmente o mármore, me deixou de boca aberta; nunca vi uma imitação tão perfeita! Se tivesse que escolher um curso, dentre todos que assisti nesses 3 anos, esse é o meu preferido. Parabéns Hélvio, vc é D+!

    perfeito…. cada detalhe parece que estamos vendo vc Helvio parabens

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.