Coluna do Hélvio: Tendências de cores em 2016

As tendências de cores sugeridas pelo mundo da Moda e Decoração foi e sempre será uma referência muito importante para nós do mundo das artes. Até porque os conceitos e novos olhares sobre as preferências para atender o público estão sempre presentes quando trata-se de “escolhas” para um determinado fim. Também não podemos dissociar todas essas áreas que, no fundo, estão totalmente ligadas, afinal, temos as CORES como um fator em comum. Desde 2015 ficou registrado que as cores “Candy” – coloridas e suaves (fig.01 e 02) seriam tendência. E elas continuam presentes em 2016, porém, com a mescla de uma nova cartela: as cores “Acinzentadas”, ou seja, cores quentes como amarelo, laranja, verde e vermelho, porém, com intervenções frias para se tornarem discretas (fig.03 e 04). Isso mesmo, um exercício bacana para você entender melhor é: pegar tintas de várias cores e misturar com cinza, marrom ou preto.

foto: butterpr.ca
fig 01: crédito/ butterpr.ca
foto: just real moms
fig 02: crédito/ petitenavou.tmblr
Foto 3: crédito/ beddingenvy
Fig 03: crédito/ beddingenvy
foto 4: crédito/ awayoflife.p
fig 04: crédito/ awayoflife.pt

E falando em cores frias como cinza, marrom, preto e branco, então logicamente, as próprias também vieram com tudo (fig.05). Percebe-se nessa imagem, a presença forte e majoritária das variações tonais entre os Cinzas. É de perfeita aceitação pois as mesmas são consideradas como cores NEUTRAS, ou seja, podendo ser completadas inserindo cores PREDOMINANTES, deixando um ambiente aconchegante, e é aí que seu cliente entra, poderá deixá-lo livre para escolher e indicar as corres de preferência para compor o trabalho final. No meu ver, acredito que essa tendência de 2016 poderia se estender para os próximos anos, afinal, poder inserir uma ou várias cores num mesmo contexto, sem se preocupar com o exagero ou antiquado, é sem dúvida uma tranquilidade para atender qualquer desejo que um cliente possa vir a questionar.

Fig. 05: crédito/decoholic
Fig. 05: crédito/decoholic

Em relação às referências tonais para desenvolver e inserir em nossos trabalhos artesanais, é muito importante você ter sempre conhecimento do que estão falando ou fazendo a respeito. Por isso estou aqui com esse post para lhe ajudar e contribuir em seu dia a dia. Agora você pode ousar nas cores, desde as suaves “candy” quanto as quentes acinzentadas – opções de cores não irão lhe faltar. Um exemplo perfeito que ficou lindo pela composição e união de tudo que mencionei acima é esse quarto com bastante peças artesanais e esse nécessaire (fig.06 e 07).

Fig. 0 / crédito: just real moms
Fig. 06 : crédito/ just real moms
Fig.08/ crédito: ein-stueck-garten
Fig.07: crédito/ ein-stueck-garten

Espero que possa usufruir e incrementar ainda mais suas obras de arte com as dicas. Realmente elas fazem a diferença no momento de executar um trabalho caso não saiba qual composição usar ou providenciar. Pare de sofrer! Busque sempre referências no mercado para mostrar seu diferencial e estar antenada à tudo!

Um grande beijo,

Hélvio Mendonça

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

7 Comentários

    Adorei suas dicas Hélvio, realmente esta nova tendencia dá um “ar chic” e possibilita muitas opções de combinações. Você alem de ser antenado tem muito bom gosto. Parabéns ! e obrigada !

    Adorei. Hélvio você é nota 1000

    Adorei as dicas! Gosto muito de combinar o cinza com outras cores!!! Até s próxima Hélvio!!! ????????????????????????

    Adorei o tema de hoje! Parabéns !

    Muito legal as suas dicas!
    Amei suas aulas de pintura.
    Que tal novos cursos neste segmento?
    Bjs.

    Adorei as dicas, bjssss Hélio querido.

    Parabéns, Hélvio. Você é um profissional excepcional. Adoro seu trabalho.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.