Como aplicar a caligrafia no artesanato

A caligrafia no artesanato dá ao produto uma apresentação única. Essa técnica, que é muito mais do que escrever de forma bela, foi redescoberta, é moderna e está em todos os lugares: paredes, murais, quadros, convites, etiquetas, ilustrações, almofadas e, claro, no artesanato.

Seja para customizar uma embalagem ou tag, para criar a capa de um caderno, escrever em tecido, escrever em plaquinhas… as aplicações da caligrafia no artesanato são tantas quantas sua imaginação permitir. Com o uso da caligrafia no artesanato, você pode diferenciar seu produto e torná-lo exclusivo, com identidade própria.

As letras servem como moldura para a foto, que conta a história do casal (via Pinterest)
As letras servem como moldura para a foto, que conta a história do casal (via Pinterest)

Do uso tradicional em convites de casamento, passando por murais gigantes que servem como fundo para foto de casais, até como montagem em fotos de bebês, para lembrar o crescimento dos pequenos, até lousas em frente a restaurantes. A caligrafia está em todos os lugares. E você não quer ficar de fora dessa tendência, né?

A caligrafia no artesanato é usada para escrever mensagem de casamento (crédito da foto: ruffledblog)
A caligrafia é usada para escrever mensagem de casamento (crédito da foto: site ruffledblog)

A palavra caligrafia vem do grego “kalli” que quer dizer beleza e “grafia” significa a escrita, ou seja, escrita bela. Resumindo, é a arte de escrever seguindo padrões harmoniosos na elaboração das letras.

O uso da caligrafia permite brincar com as fontes. Por exemplo, você pode misturar letras de forma e cursiva. Vale também combinar uma fonte de linhas finas e compridas, com outra mais encorpada e curta. O contrário também fica bonito, uma fonte bem encorpada, toda em maiúsculas, com letras minúsculas delicadas e leves. Uma fonte bem cheia de frufru, com arabescos e serifas, vai bem com algo bem forte e cheio de personalidade. Quer dizer, quando o assunto é caligrafia e escolha de fontes, os opostos se atraem!

Em um mundo que tudo (ou quase tudo) tem influência tecnológica, o produto artesanal está muito valorizado. Para dar mais ênfase a isso, entra a caligrafia, que funciona como elemento para dar mais personalidade ainda aos seus produtos, como ressalta a calígrafa Andrea Branco “Com a quantidade de novidades em papéis importados, em cores e texturas, a caligrafia vem se espalhando e preenchendo a necessidade de sofisticação e exclusividade”. Inspire-se!

Outro exemplo de uso da caligrafia
Outro exemplo de uso da caligrafia

Caligrafia no artesanato

Caligrafia no artesanato: Fazer tags como essas dá personalidade para sua marca. Vale a pena tentar, não? (crédito da foto: site papercrave)
Fazer tags como essas dá personalidade para sua marca. Vale a pena tentar, não? (crédito da foto: site papercrave)
Caligrafia no artesanato: Quadro com monograma, que também pode ser feito para porta de maternidade (crédito da foto: site sheskindacrafty)
Quadro com monograma, que também pode ser feito para porta de maternidade (crédito da foto: site sheskindacrafty)
Caligrafia no artesanato: Embalagem personalizada e cheia de charme. Já pensou sua cliente receber seu produto assim? (crédito da foto: site madeinthefold)
Embalagem personalizada e cheia de charme. Já pensou sua cliente receber seu produto assim? (crédito da foto: site madeinthefold)
Caligrafia no artesanato: Essa plaquinha com uso da caligrafia pode ser usada em várias ocasiões (crédito da foto: site ruffledblog)
Essa plaquinha com uso da caligrafia pode ser usada em várias ocasiões (crédito da foto: site ruffledblog)
Caligrafia no artesanato: As almofadas se transformam com o uso da caligrafia (crédito da foto: site stylemepretty)
As almofadas se transformam com o uso da caligrafia (crédito da foto: site stylemepretty)

E você, já utilizou a caligrafia no artesanato? Descubra a caligrafia artística nessa entrevista com a calígrafa Andrea Branco, em que ela fala sobre a técnica, a arte de criar e as aplicações da caligrafia.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.