Uma das maiores preocupações de quem trabalha com sobremesas é como conservar doces caseiros. Na indústria, os conservantes aumentam o prazo de validade, mas na confeitaria artesanal, outros cuidados devem ser tomados para garantir a qualidade dos produtos.
Nada é mais desagradável que abrir um bolo de pote, por exemplo, e ele estar impróprio para o consumo, não é mesmo? O cliente, provavelmente, perderá a confiança no confeiteiro. Isso quando o consumidor não percebe que está estragado, come e passa mal, ou seja, a conservação dos doces caseiros é muito importante.
Pensando nisso, trouxemos este post com algumas dicas de como preservar seus produtos e mantê-los sempre fresquinhos para seus clientes. Vamos lá?
O que você vai encontrar neste artigo:
1. Utilize ingredientes frescos
Quanto mais fresco forem os ingredientes, melhor será a validade de seu doce, principalmente as frutas. Elas conferem sabores e texturas incríveis às sobremesas, mas por conterem muita água, são altamente perecíveis. Leite, creme de leite e outros produtos que estragam rapidamente depois de abertos também devem ser utilizados o mais rápido possível.
2. Higienize os utensílios
Outro grande problema que diminui a validade dos alimentos é a presença de micro-organismos. Utensílios mal lavados contaminam a comida, multiplicam-se rapidamente e estragam seu doce. Portanto, preste muito atenção ao higienizar tudo o que for utilizar, como talheres, tigelas, batedeira, liquidificador e outros. Além disso, lave muito bem as mãos e esteja com roupas limpas ao começar sua produção.
3. Aposte em compotas
Em vez das frutas frescas, que tal usar compotas e geleias? O açúcar é um ótimo conservante. É por isso que frutas em calda duram tanto tempo, mesmo fora da refrigeração. Esses doces podem ser usados em recheios e coberturas de bolos (de pote ou não), sobremesas e bombons.
4. Embale corretamente
A embalagem também faz toda a diferença sobre como conservar doces caseiros. Um bolo que não tem nenhum tipo de calda fica ressecado rapidamente quando não é guardado fechado, por exemplo. Cada sobremesa tem um acondicionamento adequado, como o chocolate que é melhor embalado em papel chumbo. Procure saber qual é o ideal para os seus produtos.
[rock-convert-cta id=”23947″]
5. Verifique a validade de cada tipo de doce
Cada doce tem uma validade; não dá para generalizar. Além disso, vários fatores interferem no vencimento dos alimentos. O clima de sua cidade, por exemplo, pode ser mais propício à durabilidade de um chocolate do que o de outra região do país. Sendo assim, é interessante pesquisar quantos dias duram os doces que você produz e fazer testes.
Sim, você pode testar a validade de seus produtos da seguinte maneira: faça algumas amostras e guarde. A cada um ou dois dias, abra uma e veja se mudou a aparência, o cheiro e o sabor, então anote. Assim que perceber que já não está com o aspecto de fresco, é a data de vencimento.
Para garantir, coloque um ou dois dias a menos. Por exemplo, se o bombom durou 5 dias, disponha nas embalagens que a validade é de 4 dias, para assegurar que seu produto se manterá em condições de consumo. O ideal é ter um conhecimento mais avançado nessa questão, por isso um bom curso de controle de qualidade de alimentos é primordial.
Viu como conservar doces caseiros não tem mistério? Com alguns cuidados, é possível oferecer produtos sempre frescos e de qualidade. Não se esqueça de colocar a data de fabricação e de validade nas etiquetas de suas sobremesas, ok?
E aí, gostou do nosso post? Saiba que sempre trazemos conteúdos que podem ser úteis para você. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.
2 respostas
Eu kero saber tudo sobri conservar os alimentos
Oi, Jeová! Tudo bem?
Já conferiu no nosso catálogo de cursos de gastronomia algum para atender sua necessidade?
Com certeza irá ajudar muito!
Um abaraço.