como fazer amigurumi

Como fazer amigurumi para quarto de bebê? Veja o passo a passo em vídeo!

Os amigurumis ganham cada vez mais espaço no artesanato brasileiro. O motivo não poderia ser mais óbvio: eles são muito fofos! E você já sabe como fazer amigurumi?

Além de serem feitos com uma incrível variedade de formato, como bichinhos e outros mimos para decorar, como super-heróis, carros, imagens religiosas, entre outras opções.

Se você faz artesanato e quer conhecer novidades para apresentar as suas clientes, vem com a gente!

A seguir, vamos mostrar como fazer amigurumi, explicar sobre a técnica, as vantagens de investir em amigurumis para quarto de bebê — inclusive no enxoval —, mostrar o passo a passo para a confecção dos bonecos e ideias para você se inspirar.

como fazer amigurumi para quarto de bebe

O que é amigurumi e como funciona a técnica?

A palavra amigurumi vem do japonês “ami” (malha) e “nuigurumi” (boneco de pelúcia). Essa técnica oriental de fazer bichinhos usando pontos de crochê e tricô é um trabalho criativo e ficou bem popular no Brasil de uns tempos para cá. Na verdade, o amigurumi feito com crochê é mais comum, isso porque a técnica é mais simples e o resultado é incrivelmente fofo.

Por isso, virou uma excelente fonte de renda para as artesãs!

Para fazer um amigurumi, você pode contar com uma “receita” de cada modelo. Fora isso, é preciso aprender a fazer os pontos certos.

Como todo trabalho artesanal, exige muita persistência. Mas o esforço compensa, já que existe uma grande procura de amigurumis para decorar quarto de bebê, festas de aniversário e outros espaços da casa, usar de brinquedo para crianças, etc.

Olha que fofa essa decoração para minifestas, com o tema selva:

Como fazer amigurumi, o boneco de crochê?

Para replicar ou criar um amigurumi, é necessário conhecer algumas técnicas de tricô e/ou crochê.

A correntinha é o ponto que geralmente dá início à produção do trabalho e o ponto baixo é o ponto mais usado! Se você não conhece esses pontos, não se preocupe, eles são fáceis de aprender.

A seguir, veremos quais são os materiais necessários e o passo a passo para fazer um lindo polvo. Abaixo, você encontra o passo a passo em vídeo de como fazer esse amigurumi!

Materiais para fazer amigurumis

Agulhas

A maioria dos moldes de amigurumis indica o tamanho ideal da agulha. Ou seja, o melhor é seguir a recomendação.

Também é importante consultar as informações na embalagem da linha – geralmente os novelos vem com indicação de tamanho de agulha ideal para aquele fio.

No entanto, não é preciso levar tudo ao pé da letra. Escolha a agulha que se aproxime do tamanho indicado e que seja confortável para você.

De qualquer forma, vale dizer que o tamanho da agulha influencia a dimensão da peça e, principalmente, o acabamento. Agulhas maiores e linhas mais grossas resultam em amigurumis maiores, enquanto agulhas menores e linhas mais finas resultam em peças menores.

Ainda, se for uma agulha grande para uma linha fina, o trabalho vai ficar com pontos muito espaçados e frouxos, o que não é interessante.

Linhas

A escolha da linha adequada é tão fundamental quanto a da agulha. Isso porque ambas definirão o tamanho dos pontos e do bichinho.

Para as artesãs iniciantes na técnica, a dica é usar linha mais grossa para facilitar o trabalho. As linhas de algodão ou barbante são bastante usadas devido ao conforto e à facilidade de confeccionar pontos baixos, que são mais apertados. Se o algodão for mercerizado, seu brilho ficará incrível.

Uma dica é usar um contador de carreiras, já que o trabalho é circular nos aumentos. Esse contador pode ser, inclusive, um alfinete (servirá pra indicar onde começa e onde “sobe” a carreira).

Enchimentos

Os enchimentos para amigurumis precisam ser leves e fofos, sendo a fibra siliconada um dos materiais mais usados.

Outro material é a lã, mas é preciso uma quantidade maior dessa matéria-prima para preencher a peça. Também é possível aproveitar restos de linha – fica a dica!

Passo a passo de amigurumi, em vídeo!

Para quem vai aprender como fazer amigurumi na prática, saiba que há um passo a passo para cada boneco.

Mas, isso não é motivo para preocupação, pois os passos sempre acompanham os moldes.

No vídeo abaixo, você aprende todos os detalhes de como fazer amigurumi de um lindo polvo do início ao fim.

Como decorar quarto de bebê com amigurumi?

Há diversos bichinhos ou objetos que podem ser criados para decorar quarto de bebê com amigurumi. Para a decoração propriamente dita, você pode se inspirar no circo e fazer bichinhos e objetos circenses. Ou, no zoológico, fazendo os animais encontrados no local, como coelhinho, macaquinho e manta de urso.

Pode, ainda, buscar referência no ambiente aquático. Imagine confeccionar vários amigurumis em formato de peixe, golfinho, baleia e polvo para serem colocados em um quarto de cor azul. Que tal?

Veja abaixo algumas sugestões que separamos para você:

Super-heróis

Os super-heróis estão entre os personagens que as crianças mais adoram.

No curso de Amigurumi: super-heróis em crochê, a expert Liz Santiago ensina a criar 5 modelos diferentes de heróis a partir de um mesmo método de criação de corpo.

Ela também ensina nas aulas dicas de como melhorar a produtividade e aumentar o repertório de técnicas de como fazer amigurumi.

Tema selva

Por que não oferecer para os clientes a opção de decoração de festa de amigurumi? Fica a coisa mais linda!

No curso Amigurumi: mesa de festa com tema selva, você pode aprender com a Elá Camarema a fazer uma mesa infantil completa usando a técnica para confeccionar amigurumi.

Isso sem falar que os bichinhos nunca saem de moda, né? É garantia de sucesso!

Boneca e roupinhas

Você também pode aproveitar para produzir outros tipos de peças usando a técnica, como é o caso das bonecas.

Se quiser aumentar o seu leque de produtos, vale a pena conhecer o curso Amigurumi: boneca e roupinhas.

Você aprende o passo a passo para criar a boneca e diversas opções de roupinhas, sapatos, cabelos, etc. Assim, é possível oferecer combinações para todos os gostos!

Bichinhos

Os bichinhos de amigurumi podem se tornar os melhores amigos dos pequenos. Portanto, se você quer conquistar o público infantil, vale a pena investir neles.

No curso Amigurumi: bichinhos em crochê, a expert Cris Bertoluci mostra várias técnicas de como fazer 4 bichinhos em 3D: urso, gato, coelho e ovelha.

Bonecas tilda

Já ouviu falar das bonecas tilda? É um estilo de bonecas com um formato de corpo bem característico e que se tornou muito popular entre os amantes de bonecas feitas à mão.

Caso você queira expandir seus conhecimentos, a eduK tem um curso de Amigurumi: bonecas de crochê em estilo tilda.

Além de aprender a fazer a boneca, você descobre como confeccionar roupinhas e cabelos diferenciados.

Gostou de aprender como fazer amigurumi? O que acha de começar agora mesmo a fazer esse tipo de artesanato, hein? Sem dúvida, ideias não vão faltar, tampouco clientes interessados em suas artes. Aproveite e inspire-se com as nossas dicas!

Para você que ama trabalhos manuais, temos mais dicas. Aproveite para conferir 5 ideias incríveis para ganhar dinheiro com artesanato para bebês!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!