como fazer amigurumi

Como fazer amigurumi para quarto de bebê? Veja o passo a passo

Os amigurumis ganham cada vez mais espaço no artesanato brasileiro. O motivo não poderia ser mais óbvio: eles são muito fofos, com cores alegres, além de permitirem uma incrível variedade de formatos, desde bichinhos e outros mimos para decorar quartos de bebê até carros, imagens religiosas, entre outras opções.

Se você faz artesanato e quer conhecer novidades para apresentar às suas clientes, não pode perder este post. Vamos mostrar como fazer amigurumi, explicar sobre a técnica, contar quais são as vantagens de investir em amigurumis para quarto de bebê — inclusive no enxoval — e enumerar o passo a passo para a confecção dos bonecos. Acompanhe!

O que é amigurumi e como funciona a técnica?

A palavra amigurumi vem do japonês ami (malha) e nuigurumi (boneco de pelúcia). Essa técnica oriental de fazer bichinhos usando pontos de crochê e tricô é um trabalho criativo e torna-se mais popular no Brasil a cada ano. Logo, é também uma excelente fonte de renda para artesãs.

A técnica requer destreza e conhecimento, pois os bichinhos são feitos à mão, em um trabalho artesanal que exige muita persistência. Mas o esforço compensa, já que existe uma grande procura de amigurumis para decorar quarto de bebê e outros espaços. As pessoas podem até decorar a casa e presentear os amigos.

Como fazer amigurumi?

Para replicar ou criar um amigurumi, é necessário conhecer algumas técnicas de tricô e crochê. A correntinha é o ponto que geralmente dá início à produção do trabalho e o ponto baixo é o ponto mais usado! Não se preocupe, eles são fáceis de aprender. A seguir, veremos quais são os materiais necessários e o passo a passo para fazer amigurumis.

Materiais

Listamos os materiais necessários para fazer amigurumis. Conheça!

Agulhas

A maioria dos moldes de amigurumis indica o tamanho ideal da agulha, o ideal é seguir a recomendação. Além disso, é importante consultar as informações também na linha (geralmente os novelos vem com indicação de tamanho de agulha ideal para aquele fio na própria embalagem). Mas, não é preciso levar a informação ao pé da letra. Escolha a agulha que se aproxime do tamanho indicado e que lhe proporcione conforto em sua mão. De qualquer forma, é importante saber que o tamanho da agulha influencia na dimensão da peça e, principalmente, no acabamento. Por exemplo, se for uma agulha grande para uma linha fina, o trabalho ficará com pontos muito espaçados e frouxos. Assim, agulhas maiores e linhas mais grossas resultam, mais facilmente, em amigurumis maiores.

Powered by Rock Convert

Linhas

A escolha da linha adequada é tão fundamental quanto a da agulha. Isso porque ambas definirão o tamanho dos pontos e do bichinho. Para as artesãs iniciantes na técnica, a dica é usar linha mais grossa para facilitar o trabalho. As linhas de algodão ou barbante são bastante usadas devido ao conforto e à facilidade de confeccionar pontos baixos, que são mais apertados. Se o algodão for mercerizado, seu brilho ficará incrível.

Uma dica é usar um contador de carreiras, já que o trabalho é circular nos aumentos. Esse contador pode ser, inclusive, um alfinete (servirá pra indicar onde começa e onde “sobe” a carreira).

Enchimentos

Os enchimentos para amigurumis precisam ser leves e fofos, sendo a fibra siliconada um dos materiais mais usados. Outro material é a lã, mas é preciso uma quantidade maior dessa matéria-prima para preencher a peça. Também é possível aproveitar restos de linha. Fica a dica.

Passo a passo

Para quem vai aprender como fazer amigurumi na prática, saiba que há um passo a passo para cada boneco. Mas isso não é motivo para preocupação, pois os passos sempre acompanham os moldes. Como quase todo amigurumi tem uma bolinha, vamos aprender a fazê-la, ok? Veja:

  • faça um círculo mágico, que é um círculo feito com a linha, em que não será dado nenhum nó;
  • faça sete pontos baixos (crochê) ao redor do círculo;
  • segure e puxe a linha do círculo, arremate e feche a base;
  • una o último ao primeiro ponto baixo, fazendo o ponto conhecido como baixíssimo;
  • inicie outra carreira de ponto baixo, juntando-a à principal. Encerre da mesma forma que o anterior, no ponto baixíssimo;
  • para cada carreira, faça “aumento”, que consiste em fazer um ponto baixo extra na primeira carreira, dois pontos na segunda, três na terceira e assim por diante;
  • todo o processo deve ser repetido por sete vezes;
  • para montar a bolinha, faça 10 carreiras (com ponto baixo e sem aumento), emoldurando o formato de bolinha;
  • depois, faça o topo da bolinha. Comece a carreira normalmente: o primeiro ponto será o baixo, depois o segundo e pule o terceiro;
  • diminua até ficar uma pequena abertura;
  • pela abertura, coloque o enchimento;
  • feche a abertura com o crochê.

Como decorar quarto de bebê com amigurimi?

Há diversos bichinhos ou objetos que podem ser criados para decorar quarto de bebê com amigurumi Para a decoração propriamente dita, você pode se inspirar no circo e fazer bichinhos e objetos circenses. Ou, no zoológico, fazendo os animais encontrados no local, como coelhinho, macaquinho e manta de urso.

Pode, ainda, buscar referência no ambiente aquático. Imagine confeccionar vários amigurumis em formato de peixe, golfinho, baleia e polvo para serem colocados em um quarto de cor azul. Que tal?

Gostou de aprender como fazer amigurumi? O que acha de iniciar agora mesmo esse tipo de artesanato, hein? Sem dúvida, ideias não vão faltar, tampouco clientes interessados em suas artes. Aproveite e inspire-se em nossas dicas. Sucesso!

Para você que ama trabalhos manuais, temos mais dicas. Aproveite a visita e veja, agora, 5 ideias incríveis para ganhar dinheiro com artesanato para bebês!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!