como fazer bolo caseiro

Aprenda truques para fazer e vender bolo caseiro e começar agora o seu negócio

A comida quase sempre nos traz boas lembranças — o bolo é um bom exemplo disso. Só de sentir o cheiro a gente já começa a relembrar bons momentos com pessoas queridas, como a avó ou aquela tia que faz uma receita incrível. Falando nisso, você sabe como fazer bolo caseiro?

Uma das maneiras de investir na confeitaria é trazer a memória afetiva para o cliente. Aquele bolo com café é muito mais que o sabor — ele é, também, afeto e carinho. Portanto, pegar esse gancho é uma ótima forma de fidelizar os consumidores.

Quer saber como fazer bolo caseiro de qualidade, que seja inconfundível a ponto de se vender sozinho? Então, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Como fazer bolo caseiro de qualidade?

Quando a gente quer empreender, deseja que o nosso negócio se destaque pelos produtos oferecidos, não é mesmo? O comprador satisfeito é a melhor recompensa do nosso trabalho. Para fazer bolos caseiros que toquem o coração e o estômago dos seus clientes, preste atenção nas dicas a seguir!

Use bons ingredientes

A escolha dos ingredientes é fundamental para a qualidade de qualquer alimento. Afinal, não dá para ter um produto de primeira usando matéria-prima de segunda, não é verdade? Por esse motivo, fique atento na hora de fazer as compras e opte por marcas que sejam reconhecidas no mercado. Aliás, isso pode ser o seu diferencial na hora das vendas.

Faça compras semanais para que os itens como ovos, manteiga e leite estejam sempre frescos — isso vai influenciar no resultado do bolo. Contar com estoques muito maiores do que você consegue produzir colocará em risco os bons atributos dos produtos. Então, é melhor ir ao mercado com frequência para não perder nada.

Conte com utensílios adequados

Os utensílios de um confeiteiro são as suas ferramentas, concorda? Sem esses objetos tudo fica mais difícil. Imagine bater claras em neve para dez bolos sem uma batedeira. De fato, seria inviável.

Abaixo, elaboramos uma lista com os principais itens que devem constar em sua cozinha. Confira!

  • batedeira planetária para bater a massa;
  • liquidificador para misturar os ingredientes;
  • processador para triturar chocolate, castanhas e outros alimentos;
  • formas de metal para assar os bolos: redondas, quadradas ou com furo no meio, que é a mais utilizada para os caseiros;
  • formas descartáveis para bolos que são assados diretamente na embalagem;
  • fuê, espátulas de silicone, pincel e colheres;
  • balança de cozinha;
  • potes para guardar os mantimentos;
  • papel manteiga e plástico filme;
  • medidores;
  • grades para resfriamento dos bolos.

Aprenda pequenos truques

Determinados truques fazem toda a diferença na aparência, no sabor, na textura e no aroma dos bolos caseiros. Aliás, são eles que vão tornar o produto ainda mais irresistível e incomparável. Veja, a seguir, alguns “segredos” para acertar em cheio:

  • pré-aqueça o forno para o bolo assar por igual colocando uma vasilha com água, a fim de que a massa não resseque;
  • unte a forma antes de começar o preparo para evitar que a massa descanse desnecessariamente;
  • peneire todos os ingredientes secos da massa, como farinha, amido de milho, açúcar e cacau em pó. Isso ajuda a evitar os grumos;
  • misture uma parte de amido de milho em vez farinha de trigo para ter mais leveza;
  • não bata a massa, apenas misture. A farinha de trigo não deve ser muito trabalhada;
  • para que o bolo não fique solado ou não derrame, complete apenas 3/4 da capacidade da forma de massa;
  • não abra o forno nos primeiros 15 minutos do cozimento;
  • se a massa já está dourada por cima, mas ainda está crua, volte-a para o forno por mais alguns minutos cobertas com papel alumínio;
  • não faça o teste do palito porque retira o ar que está incorporado na massa, deixando o bolo embatumado. Prefira apertar levemente com o dedo: se afundar, precisa de mais forno, se voltar, está no ponto;
  • não deixe o bolo esfriar no forno, pois pode passar do ponto e ficar ressecado.

Como fazer a divulgação dos bolos caseiros?

Agora que você sabe como fazer bolo caseiro, é preciso lembrar que de nada adianta preparar itens deliciosos e de dar água na boca, se não conseguir vendê-los. Inclusive, a venda é fundamental, principalmente para quem a confeitaria representa, além de uma grande paixão, o sustento.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas para promover os seus bolos e, assim, melhorar o seu rendimento. Dê uma olhada!

Tire boas fotos

Quem nunca passou vontade vendo a foto de uma comida gostosa que atire a primeira pedra. Uma boa imagem fala mais que mil palavras, por isso, invista nelas. Se não tiver como fazer um ensaio profissional, pode ser com a câmera do seu celular mesmo.

Aprenda algumas noções básicas de luz, enquadramento e composição, prepare um cenário bem arrumado e capriche nos cliques. Para aprender a tirar fotos incríveis, aposte em um curso de fotografia de confeitaria. Assim, você conseguirá os melhores ângulos, que valorizam os seus bolos. Que tal?

Invista nas redes sociais

As redes sociais são um dos principais meios de divulgação de produtos e serviços. Nelas você certamente conseguirá muitos clientes, principalmente se não tiver um ponto físico de vendas. Com as fotos lindas que tirar, faça anúncios em grupos de vendas e mantenha os perfis sempre atualizados, a fim de chamar a atenção das pessoas.

Aposte no boca a boca

Sem dúvida, o boca a boca é uma excelente maneira de promover um trabalho. Um cliente feliz com certeza vai recomendar os seus produtos para outras pessoas. Por isso, atenda bem a todos e invista no relacionamento com o consumidor. Deixe-o satisfeito com os seus bolos que o retorno virá.

Tenha um bom portfólio

Os bolos caseiros são mais simples, para tomar no café ou fazer um lanche. Mas eles podem levar uma cobertura especial, como caldas, cremes, frutas e chocolate. Aliás, é interessante ter um portfólio variado, com produtos de diversos sabores. Não tenha medo de testar novas receitas e incluí-las no seu cardápio.

Viu como investir em bolo caseiro para vender é mais fácil do que parece? Trata-se de uma excelente oportunidade de renda extra ou, até mesmo, o negócio responsável pelo sustento de um lar. Com empenho e dedicação, sua jornada no mundo da confeitaria pode ser um sucesso e render bons lucros.

E aí, gostou da ideia de preparar e vender bolos caseiros? A EduK oferece cursos que fazem diferença na vida de muitas pessoas. Acesse nosso site e fique por dentro das opções!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.