como fazer cabelos e penteados em bonecos

Aprenda agora mesmo como fazer cabelos e penteados em bonecos

A confecção de bonecas de pano ganha um charme extra quando você coloca um cabelo caprichado, até porque ele molda o rosto da peça feita à mão. Quando o acabamento é bem-feito, seus artesanatos ganham mais reconhecimento ainda. Por isso, saber como fazer cabelos e penteados em bonecos é muito mais do que um mero detalhe.

A escolha dos materiais para fazer o cabelo depende, principalmente do tipo de boneco. Os de pano, por exemplo, caem bem com lã, que é um material versátil e conta com diversas cores e espessuras. Mas ainda há a possibilidade de usar feltro.

Neste post, você vai entender melhor como fazer cabelos e penteados em bonecos para ter mais ideias, fabricar peças variadas e agradar diferentes gostos. Acompanhe!

Usando lã

como fazer cabelos e penteados em bonecos

A lã é um material que vai muito bem em bonecos de pano, pois conta com uma diversidade grande de cores, oferecendo várias possibilidades. Em geral, os materiais necessários para fazer cabelos e penteados são lã, tesoura, agulha e cola quente.

O primeiro passo é cortar a lã. Para isso, você vai precisar de um pedaço de madeira, EVA ou papelão para enrolar a lã, segurando em uma ponta e dando voltas suficientes. A quantidade de lã varia de acordo com o tamanho do boneco, assim como o tamanho da madeira ou EVA.

Com um pedaço de lã, amarre uma das pontas e corte a outra — assim você terá a primeira mecha. Faça a quantidade de mechas que baste para cobrir a cabeça. Se desejar, passe a chapinha para assentar os fios.

Depois, costure as mechas na cabeça saindo uma lã do mesmo tom dos fios, com cuidado para tapar os fuxicos da cabeça da boneca. Também é possível usar cola quente em vez de costurar.

No cabelo solto, você pode fazer uma franja presa — basta costurar com a agulha saindo do fundo da cabeça em direção à bochecha, prendendo alguns fios na lateral. Faça isso dos dois lados com simetria.

Para dar mais firmeza, costure ou cole o cabelo na parte de trás da cabeça. Não se esqueça de aparar os fios no final, para ficarem alinhados. É possível fazer diversos penteados a partir dessa base, como:

  • maria-chiquinhas;
  • duas tranças laterais;
  • maria-chiquinhas com trança.

Fazendo coque ou rabo de cavalo

Para um coque ou rabo de cavalo, o processo é diferente na hora de cortar a lã. Depois de enrolar no EVA, não amarre. Apenas corte e faça nós no meio do fio. Costure cada nó no fuxico da cabeça, até cobrir toda a volta. Com os fios, você pode fazer rabo de cavalo, amarrando com uma fita, ou seguir para o coque.

Nesse caso, prenda os fios como se fosse fazer um rabo, mas amarrando com um fio de lã, e corte o rabo bem rente. Depois, vá colando os fios restantes e enrolando no formato de coque. Assim, ele não fica pesado.

Fazendo cabelo cacheado

Você consegue cachear a lã de forma simples e prática e nós mostramos o passo a passo:

  • enrole o fio de lã em palitos de churrasco (um fio para cada palito). Para prender as pontas, dê um nó de cada lado;
  • ferva os palitos com lá em uma panela com água;
  • coloque os palitos em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até ficarem secos;
  • corte os nós e solte os cachinhos dos palitos.

Com a lã cacheada, é possível deixar os fios soltos ou também fazer um rabo de cavalo.

Usando feltro

Também é possível fazer bonecas surpresas em feltro com cabelos no mesmo material. Os penteados em feltro têm várias possibilidades, como franjas e ondinhas. Para fazê-los, você precisa desenhar o molde e acrescentar forrobel entre as duas camadas de feltro.

Existem diversas ideias de como fazer cabelos e penteados em bonecos e vale a pena usar a sua criatividade e seguir as tendências. É possível fazer, por exemplo, cabelos coloridos com lã ou feltro em cores mais vivas. O importante é prezar sempre pelo bom acabamento e ter um diferencial no artesanato!

Gostou de entender como fazer cabelos e penteados em bonecos? Que bom! Você também vai gostar de ver algumas ideias para inovar na criação de uma boneca de pano!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!