Que tal convidar os amigos para comer um hambúrguer caseiro delicioso? Mas nada de ir em uma das muitas lanchonetes da moda, ficar um tempão na fila de espera por um lugar, ou gastar até R$ 34,00 por um único sanduíche (para fazer em casa, com ingredientes de muita qualidade, o custo para produzir, por exemplo, um x-salada, gira em torno de R$ 12,80!). Assim, você já testa suas receitas, e se planeja para também ganhar dinheiro com o sanduíche do momento!
Aqui, a intenção é o DIY ou, em bom e atual português: faça você mesma! Quer saber como fazer hambúrguer caseiro? Continue a leitura e confira nossas dicas!
- Aprenda a fazer as receitas de sucesso de Palmirinha
- Guia completo sobre a produção de pão caseiro
- Ele mudou radicalmente de vida depois de conhecer a eduK. E hoje está rindo à toa!
[rock-convert-cta id=”27216″]
O que você vai encontrar neste artigo:
Visão além do alcance
Você vai precisar de ingredientes bons e dicas certeiras para chegar a um resultado saboroso. Por isso, Letícia Massula, chef e especialista em carnes, explica que “um bom hambúrguer remete a um bife. Assim, ele deve ser suculento e, por mais que seja um preparo com carne moída, deve ter textura firme e oferecer certa resistência ao dente”.
Além disso, a gordura tem papel fundamental no sabor e na suculência da carne. “A proporção de gordura para um bom hambúrguer varia entre 15 e 25%”, ensina. Ou seja, o segredo da consistência e sabor é equilibrar a carne magra com um pouco de gordura.

Por que fazer e vender hambúrguer caseiro?
Se apenas na cidade de São Paulo existem cerca de 300 hamburguerias, segundo levantamento da consultoria Instituto Gastronomia, é porque esse é um mercado que segue em alta e, certamente, clientela não vai faltar. Em outras palavras, vale a pena investir em um negócio que só cresce. Afinal, quem resiste a um bom e belo hambúrguer?
Com o aumentado do público fã desse icônico sanduíche, também aumentou a exigência por hambúrgueres de qualidade, preparados artesanalmente a partir de cortes especiais, misturados na medida certa, criando blends saborosos e suculentos, muito além da simples carne moída.
Para se destacar da concorrência, considere, então, incrementar os ingredientes, experimentar diferentes pães, ervas e molhos para chegar a versões originais e surpreendentes. Assim, você consegue até produzir de forma caseira, mas garante o sucesso para além da sua própria cozinha!
Gostou da ideia? Então, aí vai uma receita fácil, rápida e infalível! Tem até versão para as crianças 😉
- Branding para microempreendedores: o que é e qual a importância para seu negócio
- Seja feliz, seja MEI!
- Fotos de comida: 6 técnicas para arrasar na divulgação do seu negócio!

Receita de hambúrguer artesanal fácil e rápido para vender
Ingredientes
Hambúrguer para fazer na grelha (peso 200 g)
- 160 g de carne de peito bovino
- 40 g da gordura do peito bovino
Hambúrguer kids (peso 80 g)
- 64 g de carne de peito bovino
- 16 g da gordura do peito bovino
Modo de preparo
- Moa uma vez carne e gordura separadamente
- Misture carne e gordura geladas com o mínimo de toque das mãos para não esquentar
- Molde os hambúrgueres após a mistura da carne com a gordura. Devem ser feitas bolas com o peso pré-determinado
- Coloque as bolas de carne entre dois quadrados de papel-manteiga e as achate com a mão
- Levante levemente as bordas endireitando com o dedo
- Não coloque sal antes de grelhar o hambúrguer pois a carne perde a suculência
- Com a grelha bem quente, posicione o hambúrguer e, aí sim, coloque sal e deixe dourar dos dois lados
- Arrase na montagem do seu hambúrguer!

Hambúrguer caseiro gourmet e hambúrguer vegetariano
No curso da Letícia na eduK, você aprende a dominar as técnicas, as misturas ideais, utilizando, além dos cortes bovinos, carnes especiais como porco e cordeiro e ainda duas versões de hambúrgueres vegetarianos e uma deliciosa versão asiática!
Além disso, você também aprende a preparar acompanhamentos e molhos caseiros, como catchup, mostarda, picles e relish… e até o pão do hambúrguer, tudo feito com cuidado artesanal.
É possível deixar suas receitas ainda mais profissionais aprendendo diferentes blends de carnes, técnicas de cocção e finalizações incríveis. Por isso, a Letícia também apresenta uma série de sugestões para montagens com os diversos toppings e harmonização de sabores. Ficou com água na boca? Depois desse curso, o seu hambúrguer nunca mais vai ser o mesmo!

Comece já a praticar! Esse é um negócio que vale a pena investir, principalmente com o crescente número de aplicativos de delivery. Basta planejar direitinho como começar seu negócio, criar uma marca e listar todos os detalhes para a produção profissional, como fornecedores e embalagens. Assim, é possível fazer uma combinação entre a autêntica produção caseira e o lucro!
Para quem quer se aperfeiçoar nas técnicas e ficar por dentro das tendências, Letícia preparou, de forma muito especial, o curso 100% online e com certificado aqui na eduK: Hambúrger gourmet e vegetariano! Esperamos você para colocar a mão na massa!
6 respostas
Hamburguer é tudo de bom!!! A gente faz e deixa congelado lá em casa para ter sempre que der vontade!
Oi Rebecca! Boa estratégia rs. Aproveite para conhecer o curso de hambúrguer gourmet e vegetariano da eduK. Apostamos que as suas receitas vão ficar ainda melhores 😉
gostaria de fazer uma horta desta. e tb o hamburguer
Oi , Suely. Vá em frente e depois conte pra gente como ficou! Você vai se sentir muito bem em fazer sua própria horta (e seu hambúrguer também rsrs)
Boa noite …gostei muito de saber que tem um curso de hamburger..
Quero fazê-lo, com certeza!!!
Olá Maria de Fátima! Vale muito a pena. A chef Letícia Massula tem um conhecimento incrível sobre carnes. Depois conta pra gente o que achou. Abs!