como fazer sapatinho de bebê

Aprenda agora como fazer sapatinho de bebê para vender

Quer ter uma fonte de renda extra ou aumentar o leque de opções de seus produtos de artesanato? Saiba que saber como fazer sapatinho de bebê é uma ótima oportunidade de ampliar os seus negócios! Afinal, essas peças são fofinhas e muito delicadas, além de despertarem a atenção e o interesse dos clientes.

Se você quer conhecer as melhores técnicas para criar esse tipo de acessório, este post é para você. Vamos dar algumas dicas de como fazer sapatinho de bebê para vender, apresentando um passo a passo para ajudá-lo a confeccionar esses acessórios meigos e fofinhos para os pequenos. Acompanhe a leitura!

A vantagem de fazer sapatinhos de bebê

Criar seus próprios sapatinhos de bebê para vender é uma ótima forma de diversificar o seu mostruário de peças de artesanato e conquistar uma quantidade maior de clientes, trazendo novidades para o catálogo.

Investir nesses acessórios também é uma maneira de aumentar os lucros da sua marca, uma vez que eles costumam ter uma boa demanda o ano inteiro, sem sazonalidade. E o melhor de tudo é que você vai aprender a costurar os sapatinhos rapidamente, pois não tem muito mistério — basta ter paciência e dedicação.

Você pode começar a confeccionar os acessórios por encomenda e depois ir aumentando o número. Dependendo da quantidade de peças que você conseguir produzir, é possível começar a vender para o mercado do varejo e impulsionar ainda mais o seu empreendimento.

A escolha dos materiais

A confecção de sapatinhos de bebê requer alguns materiais específicos. Além da escolha do tecido, nas cores e textura de sua preferência, também é necessário investir em alguns materiais que vão ajudar a criar as partes do calçado, como o forro e o solado.

Para isso, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • tecido (geralmente de algodão, liso ou estampado);
  • tesoura;
  • máquina de costura;
  • molde do sapatinho;
  • feltro;
  • cola para feltro;
  • velcro;
  • alfinetes e agulha de costura;
  • linhas de costura;
  • pedrarias e botões para fazer os detalhes;
  • ferro de passar.

Definição do tecido

Geralmente, o feltro, o crochê, o algodão e a lã são os materiais mais utilizados para a confecção dessa peça, podendo ser lisos ou estampados. Como são feitos à mão, eles exigem uma quantidade pequena de materiais, sendo possível até mesmo fazer uso de retalhos de tecido que você já tem guardado no estoque.

Os sapatinhos de bebê são confeccionados com um material bem levinho, maleável e suave ao toque. Afinal, a pele dos recém-nascidos é bem sensível e precisa de um tecido bem macio. Nesse sentido, o feltro é uma ótima sugestão de material para a criação desses acessórios infantis. Além disso, é um material muito versátil e bem prático para iniciantes.

Variação de moldes para sapatinho de bebê

O tamanho do molde varia conforme o tamanho dos bebês, podendo ir desde os recém-nascidos até crianças de 1 a 2 anos de idade. De qualquer forma, caso você deseje fazer um sapatinho de tamanho maior ou menor, você pode diminuir ou aumentar o molde antes de fazer a impressão.

Portanto, será necessário calcular o ajuste da escala, levando em consideração que a escala de 100% corresponde ao tamanho original. Você pode utilizar moldes já existentes para ficar mais fácil e não errar na proporção.

Powered by Rock Convert

A montagem do sapatinho de bebê

Confira, a seguir, um breve passo a passo ensinando a confecção do acessório e baixe o nosso molde ao final do post!

Recorte as peças utilizando o molde

Recorte 6 peças no formato de “U”. O ideal é utilizar 2 itens de tecido estampado, 2 no tecido liso e 2 de feltro. Depois, recorte mais 6 peças que serão destinadas para a sola do sapatinho: 2 de tecido estampado, 2 de tecido liso e 2 de feltro. Em seguida, recorte 2 peças de formato retangular e em tecido com estampa.

Cole as peças principais

Agora é hora de colar o feltro sob o formato de “U” e sobre o lado avesso do tecido estampado. Depois, repita esse procedimento para as solas dos sapatos.

Costure as tiras

Em seguida, dobre os retângulos de tecido estampado e passe a costura reta em cada uma das tiras, de modo a deixar a abertura em cada uma das extremidades para que o acessório possa ser desvirado posteriormente.

Costure e fixe os velcros

Os velcros devem ser costurados nas laterais e nas pontas das tiras e depois fixados. Já as tiras devem ser juntadas na parte lateral dos sapatos.

Costure a sola e o forro

A costura deve ser feita com a sola do sapato e a lateral que foi montada por meio de alfinetes. Depois, faça a costura das bordas com a tesoura. Por sua vez, o forro deve ser costurado de forma separada e depois encaixado dentro do sapato.

Pregue os botões

Está quase acabando! Para a finalização, basta pregar os botões nas tiras e fazer o acabamento final sobre a costura onde fica o velcro e o sapatinho.

Diferentes modelos

Você pode confeccionar os sapatinhos de vários modelos e com diversos tipos de acabamentos. Aqui, vale deixar a imaginação e a criatividade falarem mais alto. Os acessórios podem ser criados em um estilo mais social, deixando o bebê com um ar de homenzinho ou mocinha, por exemplo, mas sem perder a graciosidade.

Há várias outras ideias, como os sapatinhos no estilo botinha ou All Star, de cano alto ou curto. Caso o objetivo seja aquecer o pé da criança, utilize tecidos de crochê ou de lã, pois são mais quentinhos e deixam o sapato ainda mais firme.

Está sem inspiração? Quer algumas ideias de como confeccionar esses acessórios? Confira algumas fotos e baixe nosso molde!

Além disso, assista ao vídeo e aprenda a criar um diferencial para as suas peças. A artesã Nanda Sellan explica como transformar um mero sapatinho de bebê em uma peça contendo detalhes especiais, somente com o uso do feltro e linha de costura.

Saber como fazer sapatinho de bebê é uma excelente estratégia para diversificar o seu negócio e aumentar o número de clientes. Com isso, há grandes chances de alavancar o seu empreendimento. Portanto, não perca mais tempo e comece a colocar toda a sua criatividade em prática, aproveitando até mesmo para aprender a fazer outros tipos de artesanato.

Que tal fazer o curso especializado em sapatinho de bebê da eduK e conhecer os nossos diferenciais? Somos uma plataforma de educação online onde o aluno encontra todo suporte necessário para realizar seu curso de artesanato, a partir de funcionalidades incríveis como materiais exclusivos, chats, fóruns, avaliações e muito mais. Acesse a aproveite!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!