sobrancelha-na-linha-1

Como fazer sobrancelha na linha?

Uma designer faz todo o processo de embelezamento, que vai da remoção de pelos aos processos de pigmentação. Porém, quanto mais rápido você puder remover os excessos, mais ágil fica o atendimento. Um dos métodos mais eficazes é o de fazer sobrancelha na linha. Com ele, você retira diversos fios em segundos — e gastando pouco!

Apenas um rolo de linha pode fazer toda a diferença no atendimento com suas clientes. Detalhe: você pode oferecer essa depilação para o rosto inteiro! Está pronta para oferecer mais um procedimento no seu portfólio de serviços? Então, confira agora todo o passo a passo para fazer sobrancelha na linha!

O que é sobrancelha na linha?

Também chamada de depilação egípcia, a sobrancelha na linha é um método em que se usa uma linha de costura para remover os pelos da sobrancelha pela raiz. O mais bacana é que você não se limita aos pelos dessa região: é possível remover também outras penugens faciais que possam incomodar a cliente — as laterais por exemplo.

Outra vantagem é que fazer sobrancelha na linha é um processo semelhante ao da pinça, ou seja, remove os pelos pela raiz. Mas a rapidez é muito maior, já que você pode remover vários pelos por vez.

Embora ainda não muito popular no Brasil, fazer sobrancelha na linha é algo muito comum em países árabes e no Oriente (talvez daí venha a associação ao Egito). Atualmente, vem ganhando mais força entre as designers, justamente pela otimização do serviço e alta segurança para a pele da cliente.

sobrancelha-na-linha2

Como fazer sobrancelha na linha?

Pronta para aprender? Confira agora todo o passo a passo para começar a depilação egípcia:

Separe os materiais

Como dito, o material utilizado para fazer sobrancelha na linha é, basicamente, linha comum de costura 100% de algodão e de cor branca (isso evita que o corante cause algum tipo de alergia na cliente). No entanto, é necessário contar com outros recursos para que o procedimento seja feito de maneira segura. 

Para fazer sobrancelha na linha, você vai precisar de:

  • máscara (como estará muito próxima da cliente, é fundamental proteger a boca);
  • adstringente (para assepsia da pele);
  • soro fisiológico ou loção calmante;
  • discos de algodão;
  • touca descartável;
  • tesoura;
  • pinça;
  • talco.

Faça a limpeza de pele na cliente

Antes de fazer sobrancelha na linha, coloque a touca no cabelo da cliente para evitar que os fios enrosquem durante o processo. Além de chato, é dolorido. Melhor evitar, não é verdade?

A pele da cliente precisa estar perfeitamente limpa, sem qualquer resíduo de maquiagem ou oleosidade. Então, derrame um pouco de adstringente em um disco de algodão e passe em toda a região.

Depois, pegue outro disco, coloque talco e passe na pele limpa para deixá-la ainda mais sequinha. Lembre-se de passar só um pouco para reter a oleosidade sem prejudicar o atrito da linha.

Faça o mapeamento geométrico

Agora é hora de fazer toda a medição para que as sobrancelhas fiquem simétricas no momento de remover os pelos. Não sabe fazer esse processo? Não se preocupe — vamos explicar daqui a alguns tópicos.

sobrancelha-na-linha6

Enrole a linha no dedo de base

Antes de cortar o pedaço para fazer sobrancelha na linha, pegue a ponta e enrole no indicador. Para isso, segure-a com o indicador e o polegar e enrole-a no dedo — mas é preciso enrolar bastante, para deixá-la bem firme. 

Depois, gire um pouco mais de linha nos dedos indicador e médio da outra mão e enfie o indicador com a linha enrolada entre eles. Assim, você consegue dar um nó para deixá-la mais segura. 

Corte o pedaço

Com a linha bem segura no indicador, meça um pedaço que seja do tamanho do seu braço inteiro. Depois, faça o mesmo processo de enrolar a outra ponta, agora no polegar.

Enrole na outra mão

Coloque os dedos da outra mão no centro do fio amarrado e gire-os 10 vezes. Ele vai ficar semelhante a uma tesoura, com a parte enrolada no meio. Agora você está pronta para fazer sobrancelha na linha!

Comece a remover os pelos

Na hora de fazer sobrancelha na linha, você só vai mover sua mão hábil — na maioria das pessoas, é a direita, mas se você for canhota, utilize a esquerda. A outra mão deve ficar parada, pois vai servir de apoio.

A cliente deve estar deitada na maca. Então, vire a cabeça dela para que a sobrancelha que você deseja trabalhar esteja completamente visível e livre. Apoie a mão de base na pele dela e, com a outra, comece a abrir o indicador e o polegar na direção dos pelos que deseja remover.

Nessa movimentação, é possível remover todos os pelos da testa com rapidez, já que eles costumam ser bem finos. Mas você precisa ter cuidado com a parte superior da sobrancelha para não retirar nada desnecessário e deixar buracos. 

Na hora de limpar a parte de baixo, peça para a cliente ajudar. Com uma mão, ela deve puxar a sobrancelha um pouco mais para cima e, com a outra, segurar a pálpebra móvel. Assim, a pele fica esticada e os pelos são removidos com mais facilidade, diminuindo a dor.

Sempre tome muito cuidado para não chegar muito perto da sobrancelha. Com a linha na parte inferior, você só vai remover o excesso de pelos mais finos e difíceis de remover com a pinça, sem mexer no desenho.  

Já no meio das sobrancelhas, trabalhe com a linha sempre em diagonal. O mesmo se aplica para a parte externa.

Posicione-se do outro lado para fazer o mesmo procedimento na sobrancelha seguinte.

Acalme a pele

Após o procedimento, é comum que a pele fique um pouco avermelhada e levemente irritada. No entanto, não há necessidade de se preocupar — ela se recupera rapidamente. Mas você pode passar uma loção com algum ativo calmante, como a aloe vera, ou soro fisiológico.

Peça para que a cliente leve o protetor solar dela para aplicá-lo no rosto após o procedimento.

Treine bastante! 

Antes de começar a fazer sobrancelha na linha em clientes, tenha certeza de que você já está craque. Afinal, é um procedimento que pode causar dor e remove muitos pelos de uma vez só. Além disso, exige bastante rapidez e coordenação motora. Então, quando você sentir que suas mãos estão rápidas o suficiente para fazer o procedimento com facilidade, aí sim passe para a pele da cliente. 

Muitas pessoas treinam a depilação egípcia em frutas, como o kiwi e a banana, para alcançar rapidez e controlar o peso da mão. Uma dica é treinar em si mesma — preferencialmente na coxa, pois você vai visualizar se o pelo está saindo e vai manter as mãos na posição correta.

É possível fazer o desenho da sobrancelha na linha?

Sim, mas para isso você precisa ter muita destreza. Resumidamente, é muito difícil e pode demorar anos para conseguir essa habilidade. Por ora, é mais prático remover os excessos na linha e fazer o desenho com a pinça.

Então, o recomendado é que você utilize para remover os pelos mais finos, principalmente os próximos aos olhos, que são muito difíceis de retirar com os métodos convencionais.

Para quem é indicado fazer sobrancelha na linha?

Para todos! Como dito, ela vem na mesma linha de trabalho da pinça, mas muito mais ágil porque tira vários pelos pela raiz. Por isso, ela é especialmente indicada para quem sofre com melasma, alergia a cera e sensibilidade a manchas.

Quais as vantagens de fazer sobrancelha na linha?

Além de tudo, é mais em conta para a designer, que só precisa de linha de costura e treino.

Economia para a designer

Com um rolo de linha de costura e outros itens que você já tem na sua maleta de designer, é possível remover pelos do rosto inteiro!

Procedimento completo

A designer pode oferecer um procedimento ainda mais completo para a cliente, principalmente para quem tem pelos no buço e se incomoda com penugens laterais. 

Você pode, por exemplo, oferecer um combo de serviços, do tipo “rosto completo na linha” e cobrar um preço menor, além de oferecer cada parte separadamente (sobrancelha, buço, laterais).

Sem contraindicações

Como você viu ali em cima, dá para fazer sobrancelha na linha em clientes que sofrem com melasma, alergia a cera e pele sensível. A grande vantagem do procedimento é que ele não tem contraindicações nem causa nenhum tipo de alergia. Portanto, o público que você pode atender é imenso.

É possível fazer sobrancelha na linha em pessoas que estão passando por procedimentos com ácido no rosto, que deixam a pele mais sensível. Além disso, ela é depilação a mais indicada durante o verão (época em que a cera pode deixar a região extremamente sensível ao sol, causando manchas). 

Se a cliente estiver fazendo algum tipo de bronzeamento, a sobrancelha na linha não vai manchar a cor.

Melhora a pele

O movimento da linha remove não só os pelos, mas também as células mortas da região, fazendo uma espécie de “peeling” menos agressivo. Então, é bem provável que a cliente sinta a pele bem mais macia após a depilação.

Segurança

A linha 100% é muito segura e firme. Se você não encontrar uma do tipo, pode fazer o procedimento com algodão misturado a poliéster. Fios com outras composições podem causar irritabilidade nos olhos.

Embora um pouco dolorido, o procedimento oferece menos riscos de machucar a pele.

Então, a linha pode machucar a cliente?

Apenas quando a pele não está bem esticada. Caso a cliente tenha pele madura e apresente flacidez na região superior, peça para ela esticá-la com as mãos da forma que explicamos acima. 

Versatilidade

Como a depilação egípcia é mais voltada para a remoção dos excessos, você pode oferecer esse procedimento a homens que desejam manter o desenho natural das sobrancelhas.

Enfraquecimento dos pelos

Puxar os pelos com frequência pela raiz pode sim enfraquecer o folículo piloso. No entanto, não é regra: depende de cada indivíduo, pois a queda dos pelos está mais relacionada a processos hormonais.

Proteção da resistência da pele

Há um mito que circula sobre a ligação entre cera e flacidez. Não há nada comprovado, já que o produto só pode ser aplicado uma vez ao mês e esse intervalo de tempo (suficiente para a recuperação da pele) não permitira a formação de um trauma do tipo. Além disso, o colágeno e a elastina estão em camadas mais profundas e não são afetadas pelo procedimento.

Porém, muitas clientes e profissionais não gostam de usá-la em uma região tão sensível quanto o rosto. Como a linha não puxa a pele, apenas arranca os pelos por fricção, a cliente não precisa ter medo.

sobrancelha-na-linha1

Fazer sobrancelha na linha dói?

Depende da sensibilidade do cliente, mas algumas pessoas podem sentir certo incômodo ao fazer sobrancelha na linha. O importante é saber que quanto mais grosso for o pelo, maior a dor.

Pelos finos da sobrancelha não causarão muito incômodo, mas a remoção da barba, por exemplo, provavelmente vai ser desagradável. Além disso, pelos mais grossos podem arrebentar a linha.

Como manter a linha livre de contaminações?

Biossegurança é essencial para uma designer de sobrancelhas e, portanto, sua linha também precisa estar protegida. Para isso, pegue um rolo de plástico filme e enrole o rolo de linha. Deixe apenas a ponta para fora, para não perdê-la. Depois, ela deve ser cortada

Como deve ser a pós-depilação?

Como dito, fazer sobrancelha na linha não tem contraindicações, mas ela deixa a pele um pouco sensibilizada por um curto período. Neste momento, recomende a cliente a:

  • evitar lâmpadas incandescentes;
  • usar uma loção calmante;
  • evitar a luz do sol;
  • usar protetor solar.

Bônus: como fazer o mapeamento geométrico?

Antes de fazer sobrancelha na linha, você precisa fazer toda a medição para que o resultado saia mais harmônico. Isso é feito com o mapeamento geométrico, um conceito de visagismo que faz toda a diferença no trabalho de uma designer de sobrancelhas.

O bacana do mapeamento é que, embora siga um padrão, ele não é um molde. Toda a estrutura é montada levando em consideração o formato do rosto da cliente, sua estrutura óssea. É por isso que o resultado, principalmente em procedimentos de micropigmentação, sai muito mais natural.

Você pode conferir no vídeo, mas vamos dar o passo a passo aqui no texto também.

Para fazer o mapeamento geométrico, você vai precisar da mesma linha de costura que usa para fazer sobrancelha na linha — aqui é um pedaço menor, que vai aproximadamente do dedo médio ao antebraço. Além dela, um lápis dermatográfico ou um batom de retoque e um par de luvas.

Tingimento da linha

Segure a linha verticalmente e, com o apoio do polegar, comece a pintar o fio com o batom de retoque. Atenção: não é para riscar a linha inteira! Com movimentos curtos, faça a pintura apenas no meio do fio e deixe pontas livres. Para facilitar, pinte uma área equivalente a um palmo.

Coloque as luvas para não manchar o rosto da cliente.

Primeira marcação

A primeira marcação que você vai fazer é do eixo de simetria (meio do rosto). Para encontrar o centro do rosto da cliente, observe o arco do cupido — o vale no meio do lábio superior. Apoie parte da linha limpa no arco e faça uma pequena marcação na ponta do nariz com a área tingida. 

Coloque a parte limpa da linha em cima da marcação e deixe a linha reta no rosto da cliente. A testa da cliente deve ficar completamente riscada com esse eixo de simetria.

Início da sobrancelha

Agora você precisa encontrar o início da sobrancelha da cliente. Você pode encontrar de duas formas: no vinco entre a narina e a ponta do nariz ou logo abaixo da narina (que pode ultrapassar um pouco os pelos). Portanto, observe qual é a medição mais adequada para o rosto da cliente e marque a testa usando o ponto equivalente. Faça o mesmo do outro lado.

Final da sobrancelha

Para encontrar o final da sobrancelha, apoie a linha em diagonal no arco do cupido. Siga logo abaixo da narina, no canto do olho e faça a marcação no ponto da sobrancelha.

Ponto alto

Para encontrar o alto da sobrancelha, o procedimento é parecido ao do final. No entanto, em vez de colocar a linha atrás da narina, você vai apoiá-la no vinco entre narina e ponta e no meio do olho. 

Se você achar complicado, faça o seguinte: pegue seu paquímetro e meça do ponto inicial ao final. O tamanho ideal da sobrancelha é de 3:2, ou seja, dois terços para o corpo e um terço para a cauda. Então, meça a sobrancelha e divida o valor por 3. No final do segundo terço você vai encontrar o ponto alto.

Espessura inicial

Agora é hora de fazer a medição da espessura inicial da sobrancelha. No geral, ele mede de 8 mm a 1 cm. Então, é hora de pegar o paquímetro para descobrir.

Altura

A altura é a parte externa do ponto alto — o topo da sobrancelha. Nesse caso, é o “olhômetro” quem dita o que é certo. Observe qual das sobrancelhas é mais bonita e preferida pela cliente. A linha vai ter a função de “transferir” a altura de uma para outra. Então, a medição deve ser feita a partir do pelo mais alto dessa sobrancelha.

Fechando o desenho

É o momento em que a mágica acontece! Agora, você vai fazer um risco se ligar a outro. 

Para isso, enumere os 6 pontos da sua sobrancelha (partes de cima e de baixo da sobrancelha, altura, ponto alto, cima e baixo do ponto final), como está na foto logo abaixo.

sobrancelha-na-linha5

Como você pode observar, há um cruzamento logo abaixo do 1. Faça um ponto nele, no 4 e no 2. Agora, pegue a linha, coloque no ponto 1 e faça com que ele cruze o ponto 2. Faça o mesmo do outro lado.

Para fechar embaixo, coloque a linha no ponto 4 e faça uma linha paralela ao ponto 2 (já que o 5 não tem nenhum cruzamento). 

Já para fechar a cauda, comece a linha no meio do trago (saliência da orelha que protege o canal auditivo) e faça um risco que vá em direção ao final e da altura da sobrancelha. Faça outro ponto nesse encontro.  Para saber se a medição deu certo, essas linhas de ambos os lados precisam se cruzar no meio da testa. 

Você fez a linha de cima da cauda, agora é hora da de baixo. Nesse caso, apoie o fio no cruzamento do final da sobrancelha e escolha se deseja deixá-la mais fina ou mais grossa. Para ficar simétrico, o lado oposto precisa se cruzar a essa marcação.

Para que você não se confunda e, de quebra, explique o processo à cliente, faça pontinhos em todos os cruzamentos de linha próximos à sobrancelha. Assim, ela conseguirá visualizar as marcações. 

Por fim, pegue uma caneta gel e comece a fazer o contorno com ela. Com esse desenho, você vai desde fazer sobrancelha na linha (e ajustes com pinça) até todos os processos de design. 

Como apagar marcações erradas?

Use um cotonete embebido com água micelar. Apague assim que errar, pois assim você não confunde as marcações.

Você viu como é possível fazer sobrancelha na linha e, de quebra, aprendeu a fazer o mapeamento geométrico completo! Mas seu aprendizado não precisa parar aí. Como dito, é preciso treinar bastante antes de fazer qualquer atendimento. Além do mais, quanto mais a designer estuda, melhor é o trabalho que ela oferece ao cliente.

Para aprofundar ainda mais o seu aprendizado, confira agora o curso Cílios perfeitos e depilação com linha, da especialista Eva Morais!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!