como fazer um fio perfeito

Como fazer um fio perfeito no design de sobrancelha? Veja a técnica!

A cada dia, formam-se novos designers de sobrancelha. O mercado oferece dezenas de técnicas voltadas para a área e, paralelo a isso, a demanda desses profissionais não para de crescer. Mulheres e homens que desejam dar mais destaque ao rosto e ao olhar, de forma definitiva ou não.

Por outro lado, junto à cobrança pela quantidade, surge a pressão pela qualidade do serviço, para oferecer o melhor para os clientes e, assim, se destacar. Uma das formas de fazer isso é aprimorar a técnica. Então, como fazer um fio perfeito? Se você é um(a) designer de sobrancelhas ou deseja ingressar nesse meio, fique de olho nas dicas abaixo!

Como é feita a sobrancelha com fios perfeitos?

O nome específico para esse procedimento é micropigmentação. Ele se chama assim, pois, para preencher a sobrancelha, corrigindo suas falhas e imperfeições, é usado um pigmento cuja cor se aproxima do tom natural da sua sobrancelha. Para isso, o profissional vai analisar o formato do seu rosto e realizar o design, que consiste em demarcar o que será preenchido, garantindo um resultado harmônico.

Após o design, é aplicada a anestesia tópica (geralmente, uma pomada própria para esse tipo de trabalho) para que os furos sejam feitos. O material a ser utilizado nessa parte pode ser o tebori ou o dermógrafo, cada qual resulta em um efeito diferente. Entenda melhor a seguir.

Tebori

Seu formato se assemelha ao de uma caneta e ele funciona exatamente assim: para desenhar os fios da sobrancelha, depositando o pigmento, através de microlâminas. O tebori proporciona um efeito mais natural, não demanda eletricidade, não faz barulho e sua utilização pode ser mais prática que a do dermógrafo, além de ser bem mais barato. Por outro lado, seu uso exige mais do profissional e de sua capacitação, porque, sem os devidos cuidados, ele pode provocar ferimentos na cliente. Por isso, exige bastante treino! Ele é mais comum no procedimento de microblading, fazendo o famoso fio a fio de forma super natural.

Dermógrafo

O dermógrafo é mais versátil que o tebori. As agulhas usadas no aparelho têm cinco pontas e cada uma serve para um acabamento diferente: algumas são utilizadas para sobrancelhas mais compactas, outras para criar um efeito esfumado e para fazer traços mais finos e delicados.

Isso indica que sua utilização é mais diversificada, dando a cliente opções do que escolher, de acordo com o resultado que espera. Por isso, é importante que o designer — independentemente do aparelho que decida usar — domine o uso das duas técnicas, deixando livre a escolha sobre qual delas utilizar. Diferentemente do tebori, ele é elétrico e faz um pouco de barulho durante o procedimento, além da vibração. Seu preço é menos acessível, mas o índice de ferimento é menor.

Como fazer um fio perfeito?

Realizar um bom trabalho depende de cada profissional, de quanto ele está disposto (e pode) investir em capacitação e especialização, da qualidade dos utensílios usados etc. Aperfeiçoar-se exige prática e, para isso, é preciso dedicar tempo e dinheiro, ciente que, no futuro, o reconhecimento vai valer a pena. Está se perguntando por onde começar? Continue a leitura.

Faça bons cursos na área

Se já decidiu que vai se profissionalizar nessa área, comece a pesquisar cursos específicos, que se adequem aos seus horários e limitações. Caso já trabalhe com isso, a educação a distância pode ser uma aliada na especialização. Estude as instituições, sua reputação, comentários de outros alunos e verifique o conteúdo abordado, se atende ao que está esperando. Essa é uma das partes mais importantes, porque um bom curso vai lhe dar mais segurança para praticar. Então, pesquise bastante antes de investir.

Estude as tendências do mercado

Conhecer seu cliente é fundamental para oferecer o que ele precisa. Analise esse mercado, pesquise as tendências, as técnicas e utensílios modernos para estar em constante melhoria no seu negócio. A cada dia, surgem novos aparelhos que prometem resultados mais naturais e harmônicos. Fique de olho nisso e esteja disposto a investir no que pode trazer bons resultados.

Assista a tutoriais

Além do curso, você pode assistir tutoriais de micropigmentação. Neles, os profissionais costumam não apenas demonstrar o procedimento, mas dar dicas de execução e cuidados para ter antes e depois, com a pele do cliente. Um dos benefícios de assistir esses vídeos é que você pode fazê-lo de forma gratuita e aprimorar seus conhecimentos.

Invista em materiais de qualidade

Usar bons materiais é fundamental para um resultado de excelência. Pesquise os produtos que vai precisar e dê preferência a marcas reconhecidas, que têm bons feedbacks de outros profissionais. Esse procedimento é semi-definitivo, ou seja, seu efeito, caso negativo, vai durar um tempo considerável no rosto do cliente e pode acarretar uma má reputação para o seu trabalho.

Isso não significa que você não deve procurar por um valor mais acessível, e sim que deve pesquisar bastante até achar a opção que vai favorecer o seu bolso e o seu serviço. Não adianta dominar a técnica se o material usado não apresenta a durabilidade prometida, por exemplo.

Pratique a técnica

Naturalmente, a sobrancelha fio a fio pede mais experiência do profissional. É um trabalho mais delicado, que exige mais paciência, do cliente e do designer. Então, encare cada exercício como uma oportunidade de aperfeiçoamento. No decorrer do curso, você pode treinar em bonecas e, posteriormente, em parentes e ou amigas, que estejam dispostas a servir como modelos.

O importante é ter em mente que o aprendizado é um processo. Errar faz parte e é até necessário, desde que se aprenda com isso e transforme em um estímulo para melhorar. A tendência é chegar cada vez mais longe.

Fazer um traço de sobrancelha perfeito é a junção da técnica aprimorada com os materiais certos. O primeiro é possível conseguir através de um curso específico, que lhe direcione corretamente e o segundo, por meio do investimento necessário. Seguir as dicas mencionadas acima também ajudam e podem fazer a diferença para você ser um profissional cada vez mais reconhecido no mercado de design de sobrancelhas.

Saber como fazer um fio perfeito exige dominar algumas das técnicas descritas nesse artigo. Leia a seguir!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!