Nesse vídeo, você aprende como fazer um porta-moedas em patchwork passo a passo com uma expert no assunto, a Marcia Satiko. Quer se arriscar no patchwork mas acredita que uma colcha de retalhos seria um projeto muito ousado para você? Que tal começar então com um projeto pequeno, como esse moedeiro, e aproveitar para treinar essa técnica? O Artesanato e Ponto ajuda você nessa empreitada.
Fácil de fazer, esse porta-moedas em patchwork passo a passo é uma ótima oportunidade para estrear no mundo do patch. Além de ser uma peça valorizada por ser feita em patchwork, o porta-moedas é muito prático e útil, tanto para você fazer para vender como para ter um na sua bolsa. Afinal, em tempos de crise, é bom manter o dinheiro bem guardado, certo? E já pensou que legal poder dizer por aí, ao receber um elogio pelo moedeiro, que foi você quem fez a peça? #orgulhodeserartesã #euquefiz. Demais, não é?

No vídeo, fica claro como a técnica de patchwork é versátil e bacana. Como a combinação de cores e de estampas diferentes entre si, ao se juntarem, formam uma peça única e linda. Isso é patchwork! Isso é artesanato — e ponto!
Mãos à máquina? Vamos costurar!
Vídeo do porta-moedas em patchwork passo a passo
https://youtu.be/80e80x4lE6A
Materiais necessários
- Tiras diversas de retalhos com 5 cm de largura
- Manta resinada R1 ou R2, gramatura 100: 19 x 19 cm
- Tecido para o forro: 19 x 19 cm
- Tiras para debrum do zíper: 3 x 20 cm (2x)
- Zíper: 25 cm
- Puxadores: 6 x 8 cm (2x)
- Linha para costura
- Linha para bordado (para executar o quilting e pesponto)
Passo a passo da montagem do porta-moedas em patchwork passo a passo
- Inicie a montagem do patchwork sobre a manta R1 e o forro com as tiras de 5cm na diagonal até cobrir todo o quadrado de manta.
- Se desejar, quilte todas as tiras aplicadas.
- Com o avesso desse trabalho para cima, posicione o zíper com o direito para cima e sobre o zíper a tira de acabamento dobrada ao meio.
- Costure com a agulha deslocada para a esquerda.
- Repita o processo do outro lado do zíper.
- Desvire as tiras de acabamento e faça o pesponto sobre cada uma.
- Prepare os puxadores: faça uma pequena dobra de meio centímetro em um dos lados de 6cm da tira do puxador e depois dobre o restante em três partes iguais. Pesponte dos dois lados. Repita o mesmo no outro puxador.
- Posicionar os puxadores sobre o zíper e fazer costuras de segurança.
- Corte o excesso de zíper.
- Centralizar e costurar as laterais.
- Fazer o acabamento no centro das laterais costuradas.
- Riscar as profundidades que darão a altura da peça e costurar.
- Fazer o acabamento nas quatro profundidades costuradas.
- Desvirar a peça.
- Seu porta-moedas está pronto!

Gostou do vídeo do porta-moedas em patchwork passo a passo? Vai fazer sua peça hoje mesmo?
Veja também esse outro vídeo da seção Passa o PAP, também com a Marcia Satiko, que ensina a fazer um porta-lenço inspirado na técnica do patchwork.
Você também é fã do patchwork? Conte pra gente nos comentários.
Olá adorei esse pap mas eu não entendi a profundidade das laterais.
Olá eu adorei esse vídeo,mas eu não consegui entender a profundidade.
Adorei, precisava de uma bolsinha assim, pra carregar o cartao, algum dinheiro e as chaves. Perfeita a sua moedeira. Fiz hoje mesmo! Não tão rapidamente…mas ficou muito legal. Obrigada Marcia
Bom dia, Marcia! Adoro seu trabalho!
Quero aprender patchwork. Qual máquina de costura é ideal para esses trabalhos? O que preciso para começar? Obrigada!!! ????
que hermosos monedero y que paciencia par su elaboracion tan pequeño te felicito marcia
Gracias!
Muito lindo e fácil de fazer! Só não achei a medida da profundidade…
Muito lindo o teu trabalho, bem bacana o pap. Posso te pedir a gentileza de passar de que marca são os tecidos estampados?
muito lindo Márcia, vou fazer. bjo
Adorei , fácil e útil ….obrigada …
Adoro a Edu K! Não perco um curso.
Poxa, o video nao está carregando! ????
Gostei;tudo que você faz é lindo
Oi Marcia, achei lindo o porta moeda, e fiz hj minha primeira, mas observando o seu fucou um pouco maior, pq será?
Pode ser apenas sua impressão… ou a margem de costura que vc está fazendo está um pouco maior…
Amei, será que consigo fazer…vou tentar.
Parabéns,!
Amei e vou fazer depois te mostro como ficou e um beijinho saudades
Adorei o moedeiro, más não consegui finalizar o meu: não entendi como riscar a profundidade para dar altura na peça. O meu ficou parecendo um estojinho simples . ?????
Marlene, vc tem que riscar em ANGULO como mostrado no video. Se riscar RETO vai ficar igual estojinho mesmo.
Você é totalmente DEMAIS!!!!!!!!! bjs Obrigada…..
Amei Márcia. Ficou lindo. Vou fazer muitos. Parabéns!
Amei! Vou fazer! Gratidão Marcia…
Amei simplismente amei…Vou fazer e dar de presente com.uma bolsa p cliente. .obrigada
Maravilhoso, lindo modelo! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foi tão rápido, fácil, quando vi já tinha acabado…. parabéns professora e obrigada mais uma vez por compartilhar suas peças fáceis conosco.
Gostei da idéia Márcia, beijinho.
Vc é uma linda Marcia satiko,pra ficar mais linda tem que arrumar uma vaga para mim bjssss
Adoorei…
Nossa… bem rapidinho de fazer, né rsrsrsrs….Pelo menos vc fez bem rápido kkkkkk…Adorei.
Viu como sou “the flash”? Rsrsrs
Obrigada Márcio adorei….Ficou lindo Pode postar sempre idéias geniais
Obrigada! ????