como-passar-esmalte-claro

Como passar esmalte claro sem deixar manchas?

Além de clássicas na esmaltaria, as cores claras são muito versáteis — podem ir do trabalho ao casamento e combinam com qualquer look. Para a manicure, no entanto, elas representam um desafio: a pintura fica irregular com mais facilidade, além de, muitas vezes, ficar transparente demais. Mas, afinal, como passar esmalte claro sem deixar manchas?

Se você é manicure e sofre com esse drama, não se preocupe. Neste post, vamos dar nossas melhores dicas para passar esmalte claro sem deixar manchas ou irregularidades, além de orientações extras sobre palitação e durabilidade. Confira!

11 dicas para passar esmalte claro sem deixar manchas

Veja como fazer uma esmaltação incrível com qualquer tipo de esmalte:

1. Atenção à limpeza

Para uma esmaltação uniforme, a unha precisa estar limpa e seca. Portanto, depois da cutilagem e da massagem com o creme, limpe bem as mãos da cliente com água para retirar qualquer resíduo. A oleosidade é responsável por diminuir a durabilidade da pintura, já que diminui a aderência.

2. Passe esmalte cintilante ou perolado antes

A segunda dica é especial para o branco, mas pode ser usada com qualquer cor: mesmo que a cliente queira um acabamento cremoso, usar uma variação cintilante ou perolada antes vai ajudar a passar esmalte claro sem deixar manchas. A camada precisa ser uniforme, sem manchas ou falhas; senão, ficará aparente na pintura.

Fácil de pintar, o perolado reluz por baixo do esmalte cremoso, dando a impressão de preenchimento da pintura. Aplique-o com o pincel deitado e com pinceladas bem rápidas. Um esmalte-curinga para esse momento é o Lua, da Impala, mas você pode usar algum que tenha a cor parecida com o principal.

3. Sacuda o vidro

Esmaltes claros costumam ser translúcidos, e esse tipo de acabamento precisa ser bem misturado antes da esmaltação. Assim, você tem mais garantia de passar esmalte claro sem deixar manchas.

4. Use esmalte fosco

O esmalte cremoso é o que mais deixa manchas. Portanto, ao usar um esmalte nude, pergunte se a sua cliente não prefere um acabamento fosco, que apresenta uma cobertura muito mais uniforme. Para resolver o problema, você pode usar o esmalte fosco e cobri-lo com extrabrilho ou usar uma camada fosca, outra cremosa e finalizar com o extrabrilho.

Independentemente de qual base (perolada, cintilante ou fosca) ou acabamento você preferir, não deixe de passar o extrabrilho. Além de ajudar a cor a permanecer mais bonita, ele também ajuda a disfarçar manchas.

Um detalhe importante: base fosca não deve ser usada diretamente na unha. Portanto, caso queira tentar esse método, passe uma camada de base comum e depois a fosca. Além de ajudar a fixar mais (o acabamento “rugoso” traz mais aderência ao esmalte), esse tipo de base seca mais rápido e não se mistura com a primeira camada de esmalte.

5. Passe uma lixa de polimento

As unhas dos pés sofrem mais com esse problema, já que elas costumam ser mais onduladas. Para passar esmalte claro sem deixar manchas, essas irregularidades precisam ser niveladas. Então, use lixa de polimento, que além de eliminar relevos, retira a oleosidade das unhas.

6. Faça camadas generosas, mas finas

Passar esmalte claro sem deixar manchas também significa fazer mais camadas do que você comumente faria com uma cor escura. Isso não significa, no entanto, que o resultado vá ficar grosseiro. Para isso, faça camadas finas, mas generosas, já tentando deixar a cor uniforme desde a primeira demão.

Mas para que o resultado não fique grosseiro, pegue a quantidade de esmalte suficiente para fazer a pintura com poucas pinceladas. E como não exagerar? Deixe um lado do pincel mais cheio (não o suficiente para uma camada grossa) e o outro vazio.

Tente, por exemplo, passar uma demão de esmalte perolado/cintilante/fosco e duas de esmalte cremoso. No fim, serão menos camadas do que você faria se seguisse com o esmalte cremoso logo.

Outro truque é pintar rapidamente, evitando que o esmalte comece a endurecer enquanto você ainda está nivelando a camada.

7. Mão leve e palitação

Deixe sempre o pincel deitado e dê pinceladas leves, para que uma camada não arranque a outra. Outro detalhe importante é fazer a palitação logo após cada camada em vez de pintar as unhas primeiro, para só depois fazer a palitação, ok?

8. Cuidado com erros ao retirar os excessos

Na hora de usar o palito, é essencial que você redobre os cuidados, já que o esmalte claro é muito mais difícil de consertar. Se errar, pode ser que precise refazer a pintura na unha toda, desde o início.

9. Atenção às características de cada vidrinho

A maioria dos esmaltes brancos, rosados e nudes têm como característica um acabamento mais leitoso, translúcido — até mesmo alguns cremosos são assim. O Rendas e o Vidrilhos, da Risqué, sempre mostram um pouco da cor da unha, por mais camadas que a manicure passe. Então, não adianta passar camadas com o objetivo de cobrir totalmente, mas sim de deixar a cor viva e sem manchas.

Já o Pétala Branca, da Colorama, oferece um branco mais intenso apenas com duas camadas aplicadas.

10. Espere secar

Se você vai precisar de pelo menos 3 camadas de cor para passar esmalte claro sem deixar manchas, é essencial que você respeite o tempo de secagem. Senão, a próxima demão vai retirar a camada já feita, o que pode estragar a sua pintura. Nesse caso, será necessário recomeçar.

11. Misture esmaltes

Quando a cor é difícil de esmaltar, misturar tons pode ser uma boa solução. O Estrela de Luz e o Via Láctea, ambos da Colorama, neutralizam manchas na esmaltação branca.

Como manter o esmalte branco por mais tempo?

Toda manicure sabe que passar esmalte diretamente na unha é proibido. Portanto, você pode começar com uma base fortalecedora, que ajuda na fixação e deixa a unha mais resistente. Oriente sua cliente a passar top coat (um finalizador) a cada dois dias para proteger a cor. Além disso, o extrabrilho também vai proteger e dar a aparência de esmalte sempre novo.

Outra dica importante é evitar produtos que possam manchar a cor clara, como hidratantes coloridos, bronzeadores e cloro. Por fim, indique que sempre se lave bem as mãos para não deixar resquícios no esmalte e use luvas na hora da lavar roupas ou louças.

Como fazer a palitação correta?

Como você viu, para passar esmalte claro sem deixar manchas é preciso ter muito cuidado na hora da palitação — já que o erro pode resultar no recomeço de toda a pintura.

  • faça o teste do palito: uma cutilagem errada ou descascamento nas unhas pode fazer com que o palito “trave” na hora da limpeza. Então, antes de dar a primeira demão de base, passe o palito de laranjeira na unha e perceba se ele desliza sem dificuldades;
  • passe a base por cima das cutículas: além de evitar que os dedos da cliente fiquem sujos, a base vai ajudar o palito a deslizar com facilidade;
  • passe o palito deitado: encoste o palito no meio da base da unha e puxe até o fim de cada extremidade, sempre deitado (mas sem encostar na esmaltação). Para dar mais segurança, apoie seu dedo mínimo no dedo que você vai palitar. Puxar o palito de um lado para o outro vai carregar o esmalte e deixar o acabamento todo repuxado. Faça esse processo quantas vezes forem suficientes para que o resultado fique bonito;
  • enrole o palito com algodão grosso e bem molhado de removedor para limpar os resquícios de esmalte que estão mais afastados das unhas. Gire o palito para fora — assim você evita que ele encoste na pintura;
  • para dar o acabamento, enrole o palito com um tufo fino de algodão, deixe a ponta bem fina e molhe bastante com removedor.

Viu como passar esmalte claro sem deixar manchas? E se você quer aperfeiçoar suas técnicas, conheça os cursos de manicure da eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!