como riscar e cortar o feltro

  Aprenda agora como riscar e cortar o feltro corretamente!

O feltro é um material muito comum no artesanato e bem simples de trabalhar, além de render peças variadas, como itens para bebês e crianças, cozinha, entre outros.

Para quem está começando, alguns segredos no jeito de manusear o tecido são fundamentais para que a peça apresente uma boa qualidade final. Por isso, saber como riscar e cortar o feltro faz toda a diferença.

Qualquer peça pede capricho e o que a separa de um bom acabamento está nos simples detalhes. Nós pensamos em todos eles e fizemos um manual prático para que seus trabalhos com feltro sejam reconhecidos pela qualidade. Vamos lá?

Como riscar e cortar o feltro em 7 passos

A pressa vai ficar do lado de fora nesse momento. É fundamental se concentrar na tarefa e ter bastante cuidado. Para quem está começando a aprender como riscar e cortar o feltro, nem sempre as primeiras vezes saem perfeitas, mas não vale desistir!

Passo 1

Escolha o lado que será o avesso do feltro para riscá-lo, sem jamais fazer isso do lado direito. Lembrando que o avesso e o direito são escolhas suas, não há certo e errado. Assim, você pode usar a parte mais lisa ou a mais áspera como direito, dependendo da sua preferência.

Passo 2

O desenho no feltro para guiar o corte deve ser feito com cuidado para não deixar marcas que atrapalhem o acabamento da peça. O ideal é fazer com lápis do tipo 6 ou 8 B, que são próprios para o desenho. Outra opção são as canetas fantasma, que apagam sozinhas após a tinta secar.

Passo 3

Marque o tecido com leveza para não deixar saliência e dificultar a hora de apagar. No caso de feltro preto, a caneta vermelha é uma boa opção se você não conseguir enxergar o risco a lápis.

Passo 4

Risque o feltro de modo espelhado. Na prática, você faz o primeiro desenho, vira do outro lado e faz o segundo para ter partes que se complementam.Também é preciso deixar cerca de 1mm de distância entre eles para ter espaço para a tesoura.

Passo 5

Você não quer peças diferentes, certo? Então, coloque um alfinete antes do corte unindo as peças. Dessa maneira, você corta de uma vez.

Passo 6

A tesoura do feltro deve ser exclusiva para esse tipo de corte. Assim, a lâmina se mantém afiada e você evita “mastigar” o tecido, fazendo com que a peça perca em qualidade.

Passo 7

O passo final de como cortar e riscar o feltro é apagar os riscos. Se você optou pelo lápis, use a tesoura para ir passando nos pelinhos do tecido até que a marca suma. É preciso um pouco de paciência e jeito para não estragar todo o trabalho feito até aqui.

Nem toda peça de artesanato fica perfeita já na primeira tentativa. Então, o mais indicado é buscar mais aprendizado e aperfeiçoar sua técnica passo a passo, lendo bastante a respeito, fazendo cursos, conversando com colegas artesãos e sempre buscando fazer o seu melhor. Quanto mais você produzir, mais profissional vai se tornar!

Agora que você já entendeu como riscar e cortar o feltro da melhor maneira, nosso convite é que você siga se inteirando sobre esse universo e leia sobre as tendências em artesanato!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.