como se faz doce de leite

Como se faz doce de leite? Veja 7 dicas para preparar em casa!

Você já se perguntou como se faz doce de leite em casa? A iguaria à base de leite e açúcar é uma delícia e muito versátil. Com ela, dá para preparar diversas sobremesas incríveis e muito vendáveis, já que o seu sabor combina com muitos outros ingredientes, como chocolate e frutas.

Apesar de encontrarmos o doce de leite com facilidade em supermercados e lojas de confeitaria, a versão caseira é mais saborosa e confere um toque todo especial aos preparos.

É também possível controlar melhor a textura, o que permite utilizá-lo de diversas maneiras nas receitas. Além disso, garante-se que seus doces sempre terão o mesmo sabor, uma vez que a produção fica por sua conta.

Quer saber como preparar essa gostosura? Então continue a leitura e conheça nossas 7 dicas. Vamos lá?

1. Fique por dentro das receitas

Antes de mais nada, é preciso entender quais receitas você utilizará para fazer o seu doce de leite caseiro. Neste post, trazemos duas: uma mais fácil e prática e outra que demanda um pouco mais do seu tempo, mas que é incrivelmente deliciosa.

Doce de leite de leite condensado cozido

A mais fácil é a feita com leite condensado cozido na panela de pressão (podendo ser feito na tradicional ou na panela de pressão elétrica). Com essa receita, dá para fazer tanto o doce de leite mais cremoso, quanto o de consistência mais firme. Vale dizer que o preparo que estamos falando aqui é o de leite condensado de latinha, não o de caixinha, ok?

Para preparar a receita, basta remover todo o rótulo de papel da lata de leite condensado, colocar a lata na panela de pressão e cobrir com água até que fique submersa. Leve ao fogo e conte os minutos a partir da pressão.

com 40 minutos, o doce fica mais cremoso e clarinho. O doce de leite na panela de pressão elétrica também leva 40 minutinhos. Conforme o tempo de cozimento, ele ganha mais consistência e uma coloração mais escura. Por isso, esse tempo e a média, mas você pode variar para mais ou menos, conforme o gosto.

Doce de leite caseiro

Para fazer o doce de leite caseiro cremoso, ferva 2 litros de leite, acrescente 4 xícaras grandes de açúcar e mexa sem parar por mais ou menos 20 minutos. Abaixe o fogo e continue a mexer.

Quando a mistura começar a ganhar uma cor dourada e engrossar, mexa bem para não grudar no fundo da panela até atingir a consistência desejada. Então, espere esfriar para guardar em potes esterilizados na geladeira.

2. Escolha os ingredientes

A escolha dos ingredientes é algo fundamental para o sucesso de qualquer receita. Nenhum chef de cozinha no mundo, mesmo os mais conceituados, consegue ter um bom resultado usando matéria-prima de baixa qualidade ou que não é indicado para o preparo.

No caso do doce de leite caseiro, é importante usar leite integral fresco. Se você não tiver acesso a esse produto, prefira o pasteurizado (aquele de saquinho) ao de caixinha, que deve ser a última opção, caso não tenha as duas primeiras.

Já para o doce de leite de panela de pressão, faça com uma marca de leite condensado que seja de boa qualidade. Preste atenção se não se trata de “sobremesa láctea”, que é composta por leite e soro de leite. Essa não vale a pena e o doce não fica saboroso.

3. Saiba quais os equipamentos necessários

Para o doce de leite feito com leite condensado cozido, você precisará apenas da panela de pressão. Já para o doce de leite caseiro, pegue uma panela ou um tacho grande, pois o leite subirá com a fervura e poderá transbordar se o recipiente for pequeno.

Além disso, utilize uma colher de pau de cabo longo, para não se queimar com o vapor, e potes bem higienizados, de preferência os de vidro. Sabe aqueles potes de conserva, como palmito e azeitona? Você pode reutilizá-los depois de devidamente higienizados.

4. Não se esqueça de mexer

Na receita do doce de leite caseiro, há a instrução de não parar de mexer. Resolvemos colocá-la em um tópico específico porque ela é muito importante. Se por um acaso você parar de mexer o doce, o fundo poderá queimar, dando um cheiro e um sabor de queimado que não é nada agradável. Ou seja, você perderá o seu doce de leite, e não é isso que quer, não é mesmo?

5. Entenda como dar mais cremosidade

Se por um acaso o seu doce de leite passou do ponto e você precisa dele mais cremoso para recheios, por exemplo, ou se você achou que ficou muito doce, há um truque para deixá-lo mais fluido e amenizar a doçura. Basta colocá-lo na batedeira com um pouco de creme de leite sem soro (deve ser o de lata, e não o de caixinha). O creme de leite trará uma cremosidade deliciosa e deixará o doce com um sabor mais suave.

6. Saiba como saborizar o seu doce de leite

O doce de leite pode ser saborizado para ganhar um toque a mais de sabores e texturas. Por ter um gosto suave, ele vai bem com diversos outros ingredientes. A seguir, confira algumas dicas:

  • nozes trituradas;
  • ameixa seca picada;
  • geleias variadas mescladas ao doce, como morango, maracujá, goiaba, etc.;
  • coco ralado;
  • chocolate derretido (misturado no próprio doce).

Quer saber de uma coisa? Ninguém resiste ao doce de leite com chocolate!!!

7. Saiba as utilizações do doce de leite

Como dissemos, o doce de leite é uma sobremesa muito versátil. Com ele, é possível rechear e cobrir bolos, tortas, cupcakes e até brigadeiros! Além disso, é possível usá-lo como recheio de pães doces, carolinas e sonhos e como parte de pavês e outras tantas sobremesas.

As possibilidades são infinitas, pois também é muito gostoso saborear o doce de leite puro ou saborizado com uma bela fatia de queijo minas frescal ou curado, que tal? Também não dá para nos esquecermos dos famosos churros, que fazem uma dupla incrível com esse doce delicioso.

Agora que você já sabe como se faz doce de leite, gostou da ideia de aprender todas essas sobremesas deliciosas, vendáveis e lucrativas? Saiba que é importante se manter atualizada nas técnicas para oferecer os melhores produtos aos seus clientes. Para isso, é importante contar com cursos de gastronomia e confeitaria da eduK, que são online e uma ótima fonte de aprendizado.

Que tal aproveitar que está por aqui e continuar sua visita em nosso site para conferir todos os nossos cursos de confeitaria? Temos certeza de que eles vão ajudar, e muito, no sucesso do seu negócio!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!