como usar pó translúcido

Não sabe como usar pó translúcido? Confira 7 dicas essenciais!

Você sabe como usar pó translúcido? Esse é um dos produtos preferidos dos maquiadores, justamente pelas suas diversas finalidades e por dar um acabamento muito mais profissional a qualquer maquiagem.

No entanto, é preciso praticar algumas técnicas para evitar que o pó translúcido tenha um efeito desagradável no rosto de uma pessoa, como deixar as regiões das olheiras mais acinzentadas ou a pele muito apagada, sem o seu brilho natural.

Por isso, neste post, vamos dar 7 dicas essenciais para fazer com que esse produto seja o seu melhor amigo na hora de maquiar um cliente. Continue lendo e descubra o que fazer para garantir makes ainda mais profissionais!

Para que serve o pó translúcido?

Muita gente confunde o pó translúcido com o pó compacto, por essa razão, primeiramente, é importante saber diferenciá-los. O primeiro tem um acabamento bem mais intenso, o que não é nada indicado para quem quer dar um efeito mais natural para a pele. Já o outro tem uma proposta matificante, sem interferir na coloração, por conta de sua textura bem fina.

O pó translúcido é a versão atualizada do famoso pó de arroz, muito usado pelas mulheres antigamente. Mas, afinal, para que ele serve? A seguir, veja algumas de suas funções!

Controla a oleosidade da pele

O pó translúcido costuma ser aplicado mais na zona T do rosto, isto é, na testa, no nariz e no queixo. Isso porque são as regiões em que o óleo costuma ficar mais acumulado. Por esse motivo, ao aplicar adequadamente o produto, é possível reduzir a oleosidade nesse local, deixando a pele mais seca por mais tempo.

Segura a maquiagem

Assim como o pó compacto, ele também é capaz de segurar a maquiagem por mais tempo. No entanto, como não tem uma pigmentação forte, o translúcido consegue fazer com que os produtos fiquem mais aderentes à pele, mas sem deixar a make carregada.

Não deixa a sombra borrar

Ao aplicar a sombra na pálpebra, acontece de cair um pouco do produto sobre as maçãs do rosto, e, dependendo da cor, isso pode manchar toda a maquiagem já preparada na pele. Uma maneira de evitar isso é passando uma grossa camada de pó translúcido abaixo da região das olheiras, antes de fazer a make dos olhos. No fim, basta retirar o excesso e esfumar o que restou.

Disfarça marcas de expressão

Em alguns casos, o corretivo faz com que algumas marcas ou linhas de expressão sejam realçadas. Para evitar isso, é possível selar a pele com o pó. Isso significa que, ao aplicar o produto para disfarçar as imperfeições, é possível usar o translúcido logo em seguida, para preencher as regiões que ficariam com aquele indesejado efeito craquelado.

Como usar pó translúcido?

Depois de ver essas vantagens de usar o pó translúcido para melhorar uma maquiagem, aposto que você não vê a hora de saber como usar o produto, não é mesmo? A seguir, veja 7 dicas indispensáveis!

1. Conheça as regiões de aplicação

Uma das melhores características do pó translúcido é que ele não é restrito a apenas uma área do rosto. Como ele não tem pigmentação forte, acaba se ajustando bem a qualquer parte, desde que não fique muito produto acumulado.

No entanto, se a ideia é reduzir a oleosidade, a zona T é a região mais indicada para aplicar o produto. Além disso, é interessante evitar sobrecarregar as áreas abaixo dos olhos e em volta da boca — isso vai prevenir aquele efeito esbranquiçado que pode surgir quando bate flash ou uma luz forte no rosto de uma pessoa.

2. Conte com os pincéis adequados

O pincel mais indicado para aplicar o pó translúcido é o formato leque. Afinal, ele permite colocar uma boa quantidade do produto e, ao mesmo tempo, retirar o excesso e esfumar para deixar a make bem harmoniosa.

3. Utilize um pincel bem cheio

O ideal é aproveitar todo o potencial do produto. O único pecado, aqui, seria não esfumá-lo no final. Por isso, não tenha medo de usar o pincel bem cheio de pó translúcido na hora de fazer as maquiagens.

4. Aplique a técnica baking

A técnica baking está sendo cada vez mais falada. Basicamente, trata-se da ideia de fazer uma grossa camada de pó translúcido e deixá-lo por alguns minutos, “cozinhando”. O interessante é passar o produto fazendo um contraste nas áreas que recebem contorno, como nas maçãs do rosto, a fim de iluminar a região. Além disso, vale a pena passar bastante o produto na zona T.

5. Deixe em contato com a pele por um tempo

Para garantir um melhor acabamento com o pó translúcido, é interessante deixá-lo em contato com a pele por cerca de 10 a 20 minutos, usando a técnica baking ou não. Isso vai ajudar a agir nos detalhes, fazendo com que os demais itens de maquiagem se unam harmoniosamente, evitando poros abertos, acúmulo de produto nas linhas de expressão, sem efeito craquelado, entre outros.

6. Retire o excesso

Não podíamos deixar esse passo de fora do nosso tutorial de como usar pó translúcido. Parta do princípio de que tudo em excesso pode prejudicar a obra final, por isso, certifique-se de que não há acúmulo do produto. Para ajudar, vale a pena utilizar uma esponja úmida para remover os vestígios.

7. Esfume os lugares onde ficou acumulado

Por fim, esfume o que restou do pó, principalmente nas extremidades do rosto. Assim, você garante um efeito leve e natural, fazendo com que um produto não tenha mais destaque que o outro sobre a pele. Lembre-se de que uma maquiagem bonita é aquela que une todos os componentes de maneira equilibrada.

Gostou das dicas de como usar pó translúcido? Claro que todos esses truques podem ser ainda mais potencializados com uma boa preparação de pele. Por isso, antes de fazer uma maquiagem, seja em suas clientes ou em você, certifique-se de que o rosto está limpo, aplique um hidratante e passe um primer. Isso é fundamental para manter a saúde da pele e fazer com que a make dure mais.

O que achou do post? Ficou com vontade de ver mais dicas de maquiagem? Então, confira nosso guia completo de make para cada tipo de pele!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!