O origami em papel já é muito popular aqui no Brasil, mas você conhece o origami em tecido? Essa técnica também é conhecida como orinuno, já que ori significa “dobrar” e nuno, “tecido”. Suas expressões mais comuns são encontradas nos restaurantes com as dobras dos guardanapos e também em hotéis com as mais variadas dobraduras de toalhas.
Na moda vemos a aplicação de adereços em origami nas mais diferentes peças. No mundo do artesanato, essa técnica tem sido muito utilizada pelos adeptos do patchwork, que fazem dobraduras nos tecidos para aplicá-los às suas peças. Porém muitas outras possibilidades estão à disposição dos artesãos, inclusive a criação de peças inteiramente com dobraduras. Essas peças são as mais variadas possíveis, como bijuterias, carteiras, lembrancinhas e objetos para decoração.
Para que a dobradura seja perfeita, como no papel, o tecido é preparado. Basicamente, é necessário engomá-lo, usando uma parte de água e uma parte de cola branca em medidas iguais e depois deixa-lo secar na horizontal em cima de um pano absorvente. O tecido fica durinho e muito mais fácil de trabalhar.
A partir daí, você pode explorar as dobraduras já conhecidas do origami, como a bomba d’água, a flor e o tsuru, mas pode também ir além, criando peças divertidas e cheias de vida, como as das nossas referências abaixo.
Gostou e quer se aventurar mais nesse mundo tão divertido e criativo? Conheça os cursos da eduK que ensinam a técnica do origami em tecido em diferentes níveis e peças.
Para começar a treinar, aposte em peças simples, como esse porta-cartões.
Se fizer uma peça usando o origami em tecido, não esquece de tirar foto e postar nos nossos grupos ou no Instagram, marcando a gente. 😉