Decoração com chantilly, bolo de maracujá

Os segredos da decoração com chantilly

Você já faz doces? Então, é hora de resgatar e aperfeiçoar as técnicas de decoração com chantilly com dicas que conferem o sabor e a beleza desse tipo de creme. E, como esse mesmo ingrediente pode ser usado no recheio e na cobertura, ele vai te garantir muitas opções para decorar seus quitutes.

O chantilly foi por muito tempo um dos principais tipos de coberturas e recheios do mercado de festas. Esse ingrediente infalível sempre teve uma manipulação muito prática, o que facilita o trabalho em diversas receitas.

Então, aproveite esse novo momento da confeitaria que resgata a decoração com chantilly em doces simples e finos, com muita originalidade. Conheça neste post, vários segredos dessa arte culinária!

Decoração com chantilly, bolo

A decoração com chantilly perfeita deve ser bem gelada

Para a decoração com chantilly ficar com uma linda aparência é fundamental cuidar da temperatura. 

Tanto para o momento em que você está trabalhando com o chantilly, como no balcão e no serviço de delivery, o seu chantilly precisa ser conservado frio. Não há uma temperatura exata para que ele fique intacto, mas ela deve ser controlada.

Para conseguir essa qualidade de ponta a ponta na sua decoração com chantilly, sempre regule o seu refrigerador. Quanto ao delivery, só use mochilas e bolsas térmicas e muito bem fechadas, para não deixar o ar quente entrar.

No mais, você deve ter bastante agilidade na hora de manusear o chantilly enquanto decora. Assim, ele vai sempre ficar com a temperatura mais fria e não vai perder sua consistência e derreter.

Use cremes de chantilly de boa qualidade

Hoje em dia, você não deve se perguntar mais se compensa fazer o chantilly em casa, com todo o amor e carinho, ou comprar um pronto. A segunda opção provou que é a mais prática para a confeitaria, garantindo alta qualidade de sabor e textura.

Porém, um dos segredos da decoração com chantilly, que vai te garantir ótimos acabamentos nos doces, é adquirir o produto de boa qualidade.

Se você ainda não tem muita prática com a escolha do ingrediente, experimente algumas diferentes marcas. Desse jeito você vai testar qual dos produtos rende os melhores sabores, cor e textura.

Invista em chantillys com bom teor de gordura

Assim como o leite quente deve ter gordura, para ter aquela espuma que conserva a temperatura da bebida, o chantilly também precisa dessa ajuda.

A gordura age no chantilly da mesma maneira que no leite esquentado no vapor. Ou seja, ela confere a estabilidade do ingrediente, que faz com que a consistência dele fique na medida que você precisa para decorar seus doces.

Portanto, veja sempre na embalagem se o chantilly tem no mínimo 30% de gordura. Com esse segredo, o resultado da sua decoração com chantilly terá muito mais chances de ficar perfeita.

Decoração com chantilly, morangos

Abuse dos chantillys coloridos

A decoração com chantilly oferece mil e uma possibilidades. E uma delas é colorir esse ingrediente, aumentando os tipos de doces que você poderá fazer e festas para atender.

Um segredo na hora de tingir o seu chantilly é usar os corantes em gel, pois eles são mais práticos de misturar ao creme. E eles também têm um bom rendimento, que garante uma produção bem econômica para o seu negócio.

Mas, se você quiser testar o corante em pó, que é mais concentrado do que a versão em gel, fique à vontade. Se optar pelo tipo em pó, não deixe de hidratá-lo para que ele se misture ao chantilly sem criar bolhas ou pontos empelotados.

Use o chantilly estabilizado para seus doces resistirem mais tempo

Já falamos que você deve prestar atenção para a temperatura, certo? Pois usar chantilly estabilizado é um segredo para reforçar essa dica e melhorar ainda mais os seus produtos.

O chantilly estabilizado é uma versão do creme que leva leite condensado, gelatina em pó e emulsificante. Todos esses ingredientes dão mais firmeza ao chantilly, fazendo ele resistir por mais tempo quando é exposto, por exemplo, por horas em festas.

Nas mesas de festas de casamento ou de aniversários, os bolos ficam expostos, fazendo da decoração com chantilly, uma atração do momento. Então para esses eventos, use o chantilly estabilizado, que será um sucesso.

Descubra como fazer lindas flores com o chantilly estabilizado, com a expert Amélia Lino, uma das melhores profissionais dessa arte!

Se for trabalhar com chantilly puro, sirva-o rápido

Na decoração com chantilly a prioridade é sempre a aparência. Afinal, as pessoas comem primeiro com os olhos para só depois experimentarem com a boca.

Então, para aqueles clientes que pedirem bolos e doces com a cobertura decorada com o chantilly puro, você deve ter rapidez. Apenas decore pouco tempo antes da entrega do produto, para que ele chegue impecável às mãos da pessoa.

Elabore doces com a tendência do momento: o chantininho

A decoração com chantilly tem sua versão para lá de diferente com o uso do chantininho. Esse é um ingrediente feito com a mistura de creme para chantilly e leite em pó, por isso o nome.

Essa combinação é mais fina, perfeita para doces que precisam ser mais trabalhados com desenhos e decorações diferenciadas. Uma vantagem para colocar além de muito sabor e beleza, mais valor aos seus produtos.

Vale você saber que esse é um tipo de chantilly que já faz muito sucesso, mas ainda há muitas pessoas que nunca experimentaram a versão. O que é uma ótima deixa para que você mostre e explique ao seu público, e diferencie seus doces.

Use espátulas e base giratória para decorar

Uma decoração com chantilly que esbanja perfeição é a que deixa a camada bem alisada, sem nenhuma bolha de ar ou buraquinho. E o segredo para conseguir essa textura tão perfeita é usar os utensílios certos.

Você precisará de uma boa espátula de silicone, que seja fina e larga. E para conseguir o efeito liso no bolo todo, use uma base giratória. Assim, basta girar o bolo nela e passar a espátula até atingir o acabamento desejado.

Não deixe de usar também os suportes para bolos, mais conhecidos como cake boards, na medida certa. Assim, eles já serão entregues com essa base para os seus clientes, garantindo uma boa apresentação do doce.

Decoração com chantilly em cupcake

Faça decorações rústicas

Para variar a sua linha de doces com uma boa decoração com chantilly, você pode fazer alguns quitutes mais rústicos. Bolos com o aspecto parecido com um naked cake são ainda mais fáceis de fazer, funcionam para muitas festas e têm muitos fãs.

Basta passar a espátula com menos chantilly, para que ele não grude em todo o bolo. Isso deixará pequenas falhas no doce, dando uma cara bem rústica e bonita ao quitute e combinando com muitos momentos.

Veja como criar artes espetaculares em bolos decorados com chantilly, com a especialista Janaina Suconic!

Como você viu, fazer uma bela decoração com chantilly tem seus segredos assim como outras áreas da confeitaria clássica. Aproveitar o momento de renovação que essa arte em doces está passando é uma boa para aprender novas técnicas. Portanto, sempre acompanhe o que está acontecendo de melhor no mercado.

Agora que você deu um passo adiante na sua jornada confeiteira, para se tornar referência na área, deve continuar a entender como trabalhar bem com chantilly. Descubra muitas técnicas inovadoras de decoração com esse ingrediente, no curso do expert Ricardo Daudt, aqui na eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    pascoa