Decoração de casamento em papel é tendência

Decorar um casamento é como traduzir o desejo dos noivos em objetos e cores. Inspirar, falar de amor, de companheirismo, de alegria. A designer gráfica Elá Camarena revela que a tendência agora é investir na decoração de casamento em papel. E ensina: “é preciso pensar em um tema e qual história se quer contar. A partir disso, é feita a escolha de cores, de acordo com o ambiente que se quer passar no casamento.” Tudo isso levando em conta os pedidos da noiva.

Detalhe de várias peças criadas por Elá, inspiradas no tema Paris
Detalhe de várias peças criadas por Elá, inspiradas no tema Paris

É uma forma particular minha montar uma mesa de festa onde conto uma história. Acredito muito nisso como uma tendência

O papel se torna o protagonista na decoração de casamento e de celebrações como chá de lingerie e chá de panela — e outras festas também. As folhas de papel ganham dimensões surpreendentes. Ganham vida em forma de gaiolas, luminária de mesa, lembrancinhas, topo de bolo, caixas em forma de calcinha e até torre Eifel e coluna grega. Mesmo os elementos normalmente feitos em papel — como as forminhas de doces, convites e etiquetas — estão bem mais elaborados e sofisticados.

Decoração de casamento em papel criada por Elá com o tema Paris. Repare na escolha das cores, super suaves!
Decoração de casamento em papel criada por Elá com o tema Paris. Repare na escolha das cores, super suaves!
Gaiolas feitas em papel por Elá. Quanto amor!
Gaiolas feitas em papel por Elá. Quanto amor!
Torre Eifel ganha destaque na mesa. O clima de romantismo parisiense em papel
Torre Eifel ganha destaque na mesa. O clima de romantismo parisiense em papel

Decoração de casamento em papel está super em alta e abre caminho não só para as artesãs interessadas em descobrir um novo material para trabalhar (e um mercado lucrativo!), como também para as noivas-DIY, ou seja, as noivas descoladas e que levam jeito para criar suas próprias peças, no maior estilo faça você mesmo.

Busque fazer o diferente, a criatividade e a autoria. A decoração de casamento em papel está sendo cada vez mais valorizada e é muito chique usar papel na decoração

Processo com a cliente

Quando procurada por uma noiva para desenvolver um projeto, Elá pede a ela que reúna imagens de lugares para os quais o casal viajou, que descreva os locais que frequentam juntos, quais são suas referências, palavras, vontades, sonhos. “A partir disso, consigo apresentar uma proposta rica, com informações e detalhes, e de acordo com o que a cliente deseja. O ideal é chegar o mais próximo do sonho da noiva”, explica.

Feita na Silhouette, esse enfeite é usado nas mesas de decoração de chá de lingerie
Feita na Silhouette por Elá, esse enfeite é usado nas mesas de decoração de chá de lingerie

Elá cria tudo do zero. Seu trabalho busca incansavelmente o original, o autoral e o exclusivo para fazer decoração de casamento em papel. E aconselha:

É super importante buscar o original. É o processo criativo que vai levar você ao produto final. É fundamental pensar e saber projetar de forma simples, tendo em conta como isso implica no tempo e no custo da peça

“O mercado de casamento é muito lucrativo. As pessoas continuam se casando. Como as noivas se preparam com bastante antecedência, não há crise”, diz Elá. A designer explica que as pessoas fazem ajustes na festa, nos custos, recebem menos convidados e seguem até a tendência do mini-wedding.

Inspiração para criar decoração de casamento em papel

“Tiro ideia de tudo!”, conta Elá. Certa vez, passeando pelas ruas de Paris, avistou um ninho de passarinho e, atrás dele, a torre Eifel. veio daí a inspiração para criar uma mesa de festa com decoração de casamento em papel toda com a temática de Paris.

Detalhes da decoração de casamento em papel desenvolvida por Elá inspirada em Paris
Detalhes da decoração de casamento em papel desenvolvida por Elá inspirada em Paris

Outra criação de Elá foi inspirada em Eros e Psique. Amor e alma deram origem a uma decoração rica em detalhes para o chá de lingerie.

caixa em forma de calcinha feita em papel por Elá para decorar um chá de lingerie pra lá de especial!
Caixa em forma de calcinha feita em papel por Elá para decorar um chá de lingerie pra lá de especial!
Peças elaboradas por Elá para a decoração do chá de lingerie
Peças elaboradas por Elá para a decoração do chá de lingerie

Cores como o azul Tiffany, o dourado, cores suaves, têm aparecido bastante na decoração de casamento em papel. “Mas acredito na ousadia de usar cores escuras, como preto”, diz Elá. Para ela, é importante pesquisar as cores e utilizar combinações, para não ficar limitado às cores monocromáticas. Elá explica que é possível comprar papéis prontos, já específicos para esse uso e que é possível combinar papéis diferentes entre si.

“Com a cartela de cores definida e sabendo qual a história a ser contada, fica fácil escolher os materiais para a decoração de casamento em papel.” Elá sugere o uso da máquina Silhouette e indica desde papéis para scrap até papéis simples, como os metalizados, que podem ser encontrados em lojas especializadas. Outra possibilidade é imprimir seus próprios papéis. “Mas para isso, é preciso ter um conhecimento mais especializado, fazer impressão na gráfica e o investimento acaba sendo maior”, explica Elá.

Elá usou uma penteadeira para montar a decoração. Uma tendência!
Elá usou uma penteadeira para montar a decoração. Uma tendência!

Outra tendência é decorar outras superfícies, além das tradicionais mesas. No caso da decoração para o chá de lingerie, Elá vem com uma sugestão super diferente: montou toda a decoração em cima de uma penteadeira antiga. “Essa tendência tira a obrigatoriedade de ser sempre feita a decoração em cima de uma mesa. Fica muito bacana. Para o chá de lingerie, foi escolhida a penteadeira pois tem a ver com beleza. Nada é por acaso!”, conta Elá.

A criatividade é o caminho

Elá pode ser definida como uma embaixadora da criatividade.

Ser criativo é acreditar que não adianta olhar para uma folha em branco e achar que você vai ter uma ideia. É preciso seguir pesquisando sempre, lendo bastante e prestando atenção no seu dia a dia. Busque referência no que não é comum. É um exercício diário!

Para essa designer gráfica, formada em moda pela faculdade Santa Marcelina e com alma de artesã, a lição é conquistar seus clientes com propostas autorais e criatividade, além de inovar na decoração de casamento em papel. “Todo mundo consegue criar”, alerta Elá. E o mercado de decoração de casamento agradece.

E você, sabe criar? Como é seu processo criativo? Já fez decoração de casamento em papel? Conte a sua história nos comentários!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

1 Comentário

    Amo os trabalhos da Elá, já tive 100% de aproveitamento em uma prova final em um dos cursos dela aqui na Eduk, o que ela passa de forma tão limpa, fazendo parecer tão simples e fácil, nos faz querer ter uma mente criativa, ou, exercitar a nossa mente para poder criar, chamo ela de minha louca, quando digo em casa que terá curso com minha louca, até minha filhinha de cinco anos quer faltar às aulas da escola para sentareassistir comigo, minha paixão por papéis foi inspirada pelo instrutor e moderador aqui daEduk, Hélvio Mendonça, e a Elá só fez com que isso crescesse, amo você Elá, falta palavras para expressar o quão bom e agradável é sentar e aprender com você. Continue assim,Deus continue ailuminar a sua mente com grandes e belíssimas idéias, ah, e não precisa ter medo deficarsem idéias não viu,porque a gente faz bem aquilo que pratica, e se prarica fará sempre melhor, e você mostra prá gente que você pratica ter idéias. Você vai longe, valeu Elá, valeu Eduk, muito obrigado a todos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.