decoração de natal artesanal

7 ideias de decoração de Natal artesanal para produzir e vender

O final do ano costuma ser a época ideal para o aumento das vendas do comércio e também para os profissionais que trabalham com artesanato. É que, como sabemos, muitas famílias começam a decorar a casa com objetos natalinos logo no começo de dezembro.

Caso você queira ter sucesso nas vendas, precisa se planejar e preparar as suas peças de decoração de natal artesanal com antecedência. Afinal, é necessário pensar antes no que será produzido, não é?

Precisa de inspiração para as suas criações? Que tal aprender a confeccionar lindas guirlandas para pendurar nas portas e paredes? Já pensou em criar árvores natalinas super charmosas envoltas com pisca-piscas? O que não faltam são opções para você começar a produzir.

Neste post, você vai conhecer os motivos pelos quais deve começar a planejar as vendas de artesanato para o Natal. Além disso, vamos dar 7 sugestões de decoração para produzir e vender. Acompanhe!

1. Guirlanda em feltro

guirlanda de natal em feltro

A guirlanda é um dos adornos natalinos mais populares. Tradicionalmente, esse acessório é fabricado com ramos de pinheiro ou cipreste. Uma boa ideia é criar lindas guirlandas de feltro que poderão ser decoradas com flores, frutas e ramos de plantas entrelaçados entre si.

Aliás, o feltro é um tecido muito utilizado para as peças de artesanato. Ele é fofinho e bem macio, dando um aspecto aveludado ao toque. Além disso, é um material fácil de trabalhar, tornando-o ideal mesmo para pessoas sem experiência no artesanato!

O material pode ser feito lã ou de outros tipos de pelos de animais. No entanto, o feltro utilizado em peças artesanais costuma ser o sintético. Isso significa que você não estará contribuindo para a indústria de caça e exploração de animais.

Voltando ao assunto decoração, é essencial fixar um gancho na parte traseira da guirlanda para que ela segure na parede ou na porta. Para isso, passe uma fita e amarre as duas pontas, de modo a formar uma argola bem firme. Dica: esse item decorativo não pode ser muito pesado ou grosso demais. Caso contrário, ele corre o risco de deformar ou até mesmo de cair.

2. Enfeites de biscuit

guirlanda de natal em biscuit

O biscuit é uma massa de modelar de porcelana fria que é fabricada de uma mistura composta por amido de milho, cola branca, conservantes e vaselina. Ela vai secando no próprio contato com o ar e não precisa ser aquecida.

É possível fabricar lindas peças de artesanato com essa massa, como miniaturas de papai noel, bonecos de neve, árvores de natal, guirlandas, presentes, estrelas, renas, biscoitos, trenós, presépio, anjos, biscoitos e muitas outras opções. Deixe a sua imaginação correr solta. Quer uma mãozinha? Nesse post falamos mais do assunto e temos até um passo a passo em vídeo, confira:

3. Estrelinhas em feltro

estrelinhas de natal em feltro

As estrelinhas de natal fabricadas com feltro são uma ótima opção para decorar a árvore, pendurar na porta ou na estante da sala. Geralmente, o feltro liso é utilizado para confeccionar a base das peças até os detalhes do acabamento, como bolas e laços. Por ser um material levinho e macio, o resultado final fica bem bonito. Você pode incluir um gorro de natal nas estrelinhas com feltro para dar um ar mais natalino à decoração.

Powered by Rock Convert

4. Enfeites em feltro

Além da guirlanda, é possível criar lindas peças de artesanato com o feltro. Esse material é barato e pode ser utilizado para fabricar várias partes do objeto artesanal, desde a principal até os detalhes. Além disso, ele se encaixa bem em praticamente qualquer situação.

Nesse sentido, o ideal é adquirir feltro de cores variadas. Com ele, você pode fabricar enfeites de bonecos de papai noel, saco do papai noel, presépio, meia, boneco de neve, sinos, anjos, panetone, presente, bolos e muitas outras opções.

No vídeo abaixo, mostramos 3 ideias de enfeites de natal com feltro. Veja!

5. Velas artesanais

As velas são uma ótima peça de decoração artesanal, pois dão um ar mais aconchegante e charmoso aos ambientes. No natal, essas peças ganham ainda mais beleza e simbolismo. Você pode utilizar alguns dos enfeites e vendê-las em recipientes temáticos com formatos natalinos, como árvore de natal e sinos.

Dê preferencia para a fabricação de velas nas cores vermelha, dourada, branca e verde, pois elas são tradicionalmente consideradas como as cores principais do natal. Além disso, é possível incrementar ainda mais as suas criações e incluir aromas para deixar o ambiente cheiroso para celebrar essa data tão especial.

Conheça, a seguir, um pequeno passo a passo de como fabricar as velas decorativas para o natal:

  • corte a parafina em pequenas partes;
  • encha uma panela com água e leve ao fogo;
  • depois, despeje a parafina na panela e espere ela ficar líquida;
  • após, é só despejar a parafina líquida no molde e esperar ela endurecer.

6. Bonecos natalinos

bonecos natalinos

O Natal é a época ideal para decorar a casa com itens que simbolizam o nascimento de Jesus. Por isso, você pode criar um lindo presépio que vai trazer a verdadeira mensagem de natalina para a família. Os itens que fazem mais sucesso são as bonecas russas para o natal, o boneco de neve e o papai noel com o saco de presentes dentro de seu trenó sendo guiado pelas renas.

7. Enfeites para a árvore

enfeite de natal papai noel para árvore

Uma típica árvore de natal deve estar bem decorada com enfeites peculiarmente natalinos, não é? Os itens mais utilizados são as bolas de natal, as meias, as guirlandas, os doces, os flocos de neve, os presentes, o saco do papai noel, os anjos e os sinos, entre outros. Dica: crie peças de várias cores.

Além disso, esses enfeites devem conter um gancho que vai servir para pendurá-los nos galhos ou ramos da árvore de natal. Não se esqueça da estrela, que deve ficar no topo da árvore. No mais, use e abuse da sua criatividade.

O Natal é a época na qual as famílias se reúnem e celebram o nascimento de Jesus com muita alegria e amor. Logo, esse é o momento de deixar o ambiente amoroso e harmônico com lindas peças artesanato. Aproveite e comece já a produzir os seus itens de decoração de natal artesanal. Afinal, quanto mais preparado você estiver, maiores serão as chances de vender mais e ter sucesso com o seu negócio.

Quer aprimorar as suas habilidades? Se sim, conheça os cursos de artesanato disponíveis na eduK! São 743 cursos e 10 coleções em artesanato para você! Confira nosso catálogo e tenha acesso aos nossos materiais de apoio exclusivos!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!