Decoração infantil em feltro é sucesso de vendas

Decoração infantil personalizada está em alta, seja para as festas de aniversário ou para os detalhes do enxoval e do quartinho das crianças. Esse é um pedido recorrente das suas clientes, certo? E para produzir as decorações mais lindas, o feltro é uma ótima escolha. A versatilidade, o ótimo custo-benefício e as infinitas possibilidades — de cores, de customização e de formas 2D e 3D — fazem da decoração infantil em feltro um sucesso de vendas. Você também é fã do feltro? Então vamos navegar juntos nessa história!

tartaruga, caranguejo, peixinho, baleia, estrela do mar, polvo e cavalo marinho: turminha em feltro para decorar festas e quartos infantis feitos pela Ana
Tartaruga, caranguejo, peixinho, baleia, estrela do mar, polvo e cavalo marinho: turminha em feltro para decorar festas e quartos infantis, que serão ensinados no curso da Ana na eduK

Ana Cristina Campos começou a trabalhar com decoração infantil em feltro de tanto receber pedidos das clientes por esse material. “Vi a necessidade de atender minhas clientes fazendo uma decoração infantil em feltro”, conta Ana. Para ela, a crise não chegou!

Quando a gente trabalha com amor, não tem como ficar sem encomenda. Todo mundo gosta de feltro e ainda tem o carinho que a gente coloca. Minha dica é ‘faça suas peças’, não pense que é difícil, que você não é capaz. Tudo na vida da gente é preciso tentar. Gosto de motivar as pessoas a tentarem fazer o que têm vontade, sem medo! Fazer dar certo, é consequência do ato de você começar.

A artesã largou o emprego em uma multinacional para ficar mais próxima dos dois filhos, Luís Inácio, com 9 anos, e Lívia, de 4 anos. “Sou formada em enfermagem e como não me acostumei com a rotina do lar, comprei uma máquina de costura, pois tinha essa memória da minha avó costurando. Mas eu nunca tinha tentado costurar”, relembra Ana. A primeira peça que fez foi uma bolsa de patchwork para a filha. “E aí, uma amiga minha viu, gostou e pediu uma para ela. O boca a boca começou e acelerou minhas vendas!”.

Ana em sua máquina de costura: o artesanato mudou sua vida!
Ana em sua máquina de costura: o artesanato mudou sua vida!

Ana recebe muitos pedidos de decoração infantil em feltro. A perfeição a que se pode chegar no acabamento das peças de decoração infantil em feltro encanta as clientes. “Tem muita gente pedindo decoração infantil em feltro, pois é possível fazer de tudo com esse material. Desde lembrancinha, detalhes para o kit berço, quadrinho para porta de maternidade, enfeite para pendurar na cortina e até um móbile. O pessoal está amando o feltro. Esse é o momento da decoração infantil em feltro, pois dá para usar desde bebê até para o quarto infantil, em almofadas, brinquedos, joguinhos, bonecas. O feltro é aconchegante e gostoso de trabalhar.” Palavra de especialista!

Como vender a decoração infantil em feltro

O feltro é um material barato e que exige pouco investimento para começar. Além do próprio feltro, você vai precisar de uma boa tesoura, agulha, linha e muita disposição para fazer o acabamento perfeito!

As costuras das peças de decoração infantil em feltro podem ser feitas à máquina, para agilizar o processo, mas a finalização é toda a mão, com o ponto caseado. Ana revela o “pulo do gato”: “descobri que se eu usar a linha normal, de costura, o acabamento fica melhor. Mudei para a agulha número 12, que é menor e mais fina, e o acabamento fica muito mais bonito e delicado!”. Essa dica é ótima! Guarde-a com carinho aí no seu ateliê.

Ana conta que a busca por ideias e inspiração é constante. “Quando uma cliente me procura, elas já querem algo exclusivo e personalizado.” Por isso, diz Ana, é importante saber sugerir e “ler” a cliente, saber oferecer as cores certas, de acordo com a personalidade de cada uma.

Estrela do mar criada pela Ana. Muito linda!
Estrela do mar criada pela Ana. Muito linda!

Por exemplo, essa linda coleção de animais do fundo do mar, foi uma sugestão da Ana para uma cliente. “A decoração infantil em feltro com tema de fundo do mar nunca sai de moda, e pode ser usada tanto para meninos como para meninas”, reforça Ana. Também pode ser utilizada para uma festa ou para o quarto do bebê ou da criança já maiorzinha. Para a festa, você pode produzir as peças e até alugá-las, conseguindo um lucro ainda maior. Na decoração do quarto, mostre para sua cliente que é possível fazer kit berço, colchas e todos os detalhes com essa temática, em feltro. “E ainda é muito gratificante receber retorno das clientes, que me enviam fotos dos filhos dormindo com os bichinhos da decoração infantil em feltro que fiz para elas”, revela Ana. Que fofo. Muito legal, né?

E, Ana, conta aqui pras leitoras do Artesanato e Ponto, o que está em alta na decoração infantil em feltro? “Dá para fazer de tudo com feltro, mas as guirlandas, o quadrinho para a porta de maternidade, os quadros de bastidor com feltro e as bonecas feitas em feltro são as peças mais pedidas.” Tudo isso você pode adequar a seu catálogo de produtos e ampliar suas vendas de decoração infantil em feltro.

Tartaruga, polvo, cavalo marinho e caranguejo: turminha divertida
Tartaruga, polvo, cavalo marinho e caranguejo: turminha divertida

Para calcular o preço das peças que produz, Ana faz uma conta simples. Ela diz que é fundamental anotar todos os gastos e saber exatamente por quanto cada peça é vendida. “Anoto todos os meus custos mensais fixos e variáveis e estipulo um salário, para poder calcular minha hora de trabalho. O material é um custo extra, contabilizado em cada projeto. No final, chego a um valor para a peça”, explica. Antes de definir o valor final da peça, Ana pesquisa por quanto a concorrência está vendendo algo similar. “Tem que ter pé no chão, não pode exagerar, se não, não vende. Com o tempo e capricho nos detalhes, o reconhecimento vem”, afirma.

Gostou das dicas e quer começar a ganhar dinheiro com decoração infantil em feltro? Aprenda a fazer peças lindas, com técnicas inovadoras, em aulas com os maiores experts do Brasil. Além disso, você terá acesso aos moldes e mais! Acesse agora o catálogo da eduK.

Valorize seu trabalho como artesã

A partir das primeiras vendas, Ana começou a se estruturar. Um ano depois, já tinha sua página no Facebook, participava de programas de TV e ainda contava com o boca a boca das clientes. Tudo isso a ajudou a divulgar seu trabalho e a conseguir mais encomendas.

Para ter sucesso como artesã, a receita de Ana é clara:

Valorize seu trabalho. Eu sempre valorizei o trabalho artesanal e me descobri com o artesanato! Era isso que eu tinha que fazer! Eu tenho muito orgulho mesmo de ser artesã. Comecei em casa, autodidata e hoje ensino, dou aulas… ter chegado onde cheguei, é demais!

Como é importante se valorizar como artesã e, principalmente, valorizar o trabalho que você faz com tanto carinho! Já viu a nossa campanha #orgulhodeserartesã? A Ana tem muito orgulho! A gente também! E você? Compartilhe com seus amigos e seus clientes! Corre lá na nossa página do Facebook!

cover_blog_artesa

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




4 Comentários

    Gostaria de receber o molde do polvo 3d que é muito fofo.

    Olá boa tarde
    Há moldes do fundo do mar?
    Como posso adquirir?

    Ana Cristina, adorei sua aula do fundo do mar! fiquei estimulada a costurar, também. Sou muito ansiosa e este exercício deve ajudar muito. Parabéns pelo seu trabalho. Usei sua ideia do suporte para ajudar na exposição dos bonecos que meus alunos estão fazendo. Muito legal!
    Beijos,
    Simone Teixeira

    Olá Ana Cristina,queria dizer já de antemão ,estou muito ansiosa por seu curso ele esta sendo muito esperado por mim acredite eu sou completamente viciada em aprender eu ja até fiz uma peças do fundo do mar para fazer composição com minha serelepe sereia mais vendo suas peças fiquei ainda mais encantada e ansiosa por fazer esta viagem para o fundo mar continuo aqui ansiosa e aguardando seu curso e quero te desejar toda sorte do mundo porque sucesso é ensinar sempre também viu ,um beijão.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.