Decoração para bebês: a guinada na vida da aluna Camila Coutinho

Camila Coutinho sempre via a mãe fazendo artesanato por hobby. Quando terminou a faculdade de arquitetura em Goiânia, ela teve a iniciativa de fazer enfeites de pano, móbiles e outras miudezas. Era quase Natal no ano de 2009 e, logo de inicio, mãe e filha pegaram uma encomenda grande de enfeites natalinos, pesinhos de porta, jogo americano e outras miudezas e, assim, ganharam dinheiro suficiente para investir na compra de mais material. Estratégica, divulgava os produtos na rede social da época, o Orkut, e foi ganhando novos clientes. Camila trabalhava como arquiteta e com o artesanato ao mesmo tempo. Quando surgiu o convite de uma amiga para entrar como sócia em um negócio que unia as duas especialidades, não pensou duas vezes. Passou a fazer projetos de arquitetura ao mesmo tempo que o espaço – uma casinha charmosa – oferecia peças como almofadas, coisinhas miúdas como porta-óculos, lixeirinha de carro, lembrancinhas de aniversário… Camila percebeu que era hora de aprimorar as técnicas e, para isso, fez cursos de patchwork. A amiga mudou de cidade e a mãe voltou para o negócio que se profissionalizou com CNPJ próprio, ganhou o nome de Pano Doce – Atelier de Fofurices, e até uma funcionária.

A fachada da Pano Doce -Atelier de Fofurices: cada vez mais especializada em decoração de bebês
A fachada da Pano Doce -Atelier de Fofurices: cada vez mais especializada em decoração de bebês

Sempre atenta ao mercado, Camila viajava para visitar feiras de artesanato e conhecer novos ateliês, como a Chria, de Blumenau. Paralelamente, o processo de crescimento foi acontecendo gradativamente, a empresa saiu da casinha charmosa e ganhou endereço novo, com loja e produção maiores. Quando a filha da funcionária engravidou, Camila pensou em fazer o kit de berço para testar, seria o seu primeiro trabalho voltado para a decoração do quarto de bebês. Foi quando soube, pelo site Elo 7, do primeiro curso de Débora Radtke na eduK.

Me inscrevi e fiquei assistindo ao vivo sem parar, não atendia à campainha, ao telefone, nada… Foi uma imersão! Aprendi técnicas de rolotê, zíper de metro, espuma… O resultado do nosso kit ficou ótimo, foi o meu primeiro mas mostro como referência até hoje!”, conta Camila.

Olha aí a Camila (à direita) ao lado da expert Lu Gastal, durante a Mega Artesanal
Olha aí a Camila (à direita) ao lado da expert Lu Gastal, durante a Mega Artesanal

Depois disso, surgiram duas encomendas e Camila passou a fazer novos cursos da eduK (“Guarda-roupas de bonecas“, com Gigi Serelepe, “Utilitários Térmicos“, com Renata Viál, “Bolsas e Utilitários: passeando com o bebê“, de Carol Viana, e “Bolsas e Mochilas em Patchwork, com Marcia Satiko. Assim, foi aprimorando as técnicas para usar no desenvolvimento dos seus produtos, já que a preocupação com a qualidade e o acabamento sempre estiveram presentes no DNA da Pano Doce.

Hoje faço muito o bolsão porta-fraldas, a almofada de amamentação, o painel porta-fraldas, os enfeites para porta de maternidade e as roupinhas das bonecas, além, claro, do kit de berço. Produtos que aprendi nos cursos da eduK”.

As almofadas dão aquele toque especial à decoração de bebês
As almofadas dão aquele toque especial à decoração de bebês

Foi assim que o  ateliê passou a ser referência em decoração para bebês e o curioso é que foram as próprias clientes que conduziram essa virada no negócio. Aos poucos, vem acontecendo uma transição em relação aos produtos oferecidos inicialmente e, em 2017, a marca vai assumir o foco no mercado de decoração infantil.

Peças criadas e confeccionadas com perfeição

enfeite_porta_materinidade

caderno_lembrancinha_maternidade

A Débora Radkte é minha inspiração profissional. Foi com ela que eu aprendi tudo! Ela é perfeccionista como eu e é supercriteriosa. Me identifico muito com ela pelo jeito de trabalhar e não só com os produtos que, hoje, são o meu foco mas pelo capricho, até pelo avesso as peças são bem feitas.”

Quer mais um exemplo dos louros que Camila vem conquistando a cada dia? O trabalho da Pano Doce está estampado na edição comemorativa de 10 anos da revista Decora Baby. Na matéria, aparecem bichinhos, quadro em bastidor de balão, bolsão porta-fraldas, almofadas… A arquitetura segue sendo uma atividade no dia a dia de Camila que alia o artesanato, muitas vezes, em projetos casados, ou seja, algumas clientes fecham com ela o projeto do quarto e ainda a decoração.

Peças como o quadrinho em bastidor com o tema de balão, em destaque na foto, e o bolsão porta-fraldas na página esqueda, foram aprendidas com Débora Radtke. Ao fundo os bichinhos criados por Camila
Peças como o quadrinho em bastidor com o tema de balão, em destaque na foto, e o bolsão porta-fraldas na página esqueda, foram aprendidas com Débora Radtke. Ao fundo, os bichinhos e almofadas criadas por Camila

Comecei sem nada e estou onde estou hoje por conta da minha loja. Sou apaixonada por artesanato, ainda que tenha enfrentado dificuldades. Pensei em desistir quando o lado financeiro não estava fácil, mas a grande virada veio quando foquei no mercado de decoração para bebês. Hoje estou faturando mais e me divertindo muito criando as peças!”, diz Camila.

“Fico extremamente feliz por contribuir e ter alimentado essa paixão na Camila que, assim como eu, hoje vive do artesanato. No meu próximo curso vou levar muito material e técnicas novas para trazer uma outra roupagem para as peças. É muito importante sempre buscar referências diferentes e estar atualizada em relação aos padrões geométricos que aparecem nas estampas, e às cores do momento. Vejo que a Camila está atenta a isso, o trabalho dela é moderno nesse sentido e, por isso, está se destacando frente à concorrência e chamando a atenção das mamães que estão cada vez mais antenadas. Além disso tudo, a Camila ainda contribui para a sociedade gerando emprego já que conta com o serviço de uma costureira para auxiliar na produção”, avalia Débora Radtke.

Débora volta à eduK para ensinar novas técnicas aplicadas em 7 modelos superatuais!
Débora volta à eduK para ensinar novas técnicas aplicadas em 7 modelos superatuais!

E você, já pensou em ter os seus trabalhos de artesanato fazendo sucesso, assim como os da Camila? Na eduK você tem todas as ferramentas que precisa para crescer e aparecer nesse mercado. No curso inédito Decoração para bebês: quadro maternidade em bastidor 2, a artesã Débora Radkte está de volta ensinando novos modelos encantadores de quadro maternidade em bastidor. Aproveite a oportunidade e escreva você também a sua história de sucesso no mercado de artesanato. Você também pode virar inspiração para muitas outras artesãs. Até a próxima!

 

 

 

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

11 Comentários

    Parabéns Camila, beijos!

    Parabéns Camila. Seu trabalho é lindo!
    Mas o diferencial muito importante que percebo , é a ” limpeza” e o capricho no trabalho.
    Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Claro que a criatividade conta muito também é isso você tem de sobra.
    Sua didática e ótima ! Sem falar na simpatia!
    Estou amando seu curso.
    Mirian Leila (69 anos) João Pessoa-PB

    História linda e inspiradora, parabéns Camila, te desejo muito sucesso e felicidade. Beijos Carlota – Artes da Carlota (fanpage: @artesdacarlotaqueiroz)

    Parabens Debora amo seu trabalho acompanho na Eduk por enquanto estou assistindo gratuitamente logo mais quero ver se consigo assinar.Para ter acesso aos moldes.Gostaria de acompanhar uma aula sua na Eduk.bjs parabens pelos lindos trabalhos.

    Linda historia!

    Parabéns pelo seu trabalho e empenho Camila! É maravilhoso ver que vale a pena investir em nossos sonhos e que dá sim pra viver de artesanato, fazendo aquilo que se ama e ser muito feliz. Me identifico muito com a sua história, apesar de eu ainda não ter alcançado o sucesso esperado. A Débora também foi minha inspiração. Aprendi e continuo aprendendo muito com ela. Que Deus te abençoe! Sucesso!!!

    História inspiradora!

    Que lindo! Adorei! Obrigada Carla, obrigada Débora!

      Olá Camila! Ficamos muito orgulhosos da sua história e por termos contribuído de alguma forma com o seu sucesso. Conte sempre com a eduK e parabéns pelo belo trabalho!!

      Parabéns Camila minha querida, apenas te auxiliamos nesta descoberta maravilhosa!
      Parabéns por ter confiado e acredito em você mesma!!!
      Um beijo com muito carinho!
      Débora Radtke

      olá gostaria de aprender enxoval para quarto de bebe,como faço por gentileza…

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.