doceria de sucesso

Saiba como montar uma doceria de sucesso com estas 9 dicas!

Montar uma doceria de sucesso é o sonho de muitas pessoas que pretendem empreender e fazer da gastronomia uma fonte de renda. Afinal, o mercado de alimentação nunca sai de moda e costuma enfrentar as crises econômicas bem melhor que outros segmentos. No entanto, não basta ter boas receitas e preparar doces de ótima qualidade: é preciso saber empreender.

Questões burocráticas, como planejamento, pesquisa de mercado e gestão de equipe, são fatores que influenciam – e muito! – no sucesso ou fracasso de um negócio. Isso exige empenho e perseverança. Mas não se preocupe. Seguindo algumas técnicas, é possível aperfeiçoar o espírito empreendedor e montar uma doceria de sucesso. Quer saber como? Continue a leitura, pois preparamos 9 dicas para ajudar. Confira!

doceria de sucesso confeitando

1. Pesquise sobre o mercado

Para montar uma doceria de sucesso, não basta ter deliciosas receitas de bolo caseiro ou ser apaixonado por doces. Esse mercado é explorado por diversos empreendedores, alguns formalizados e outros não. Embora bastante rentável, é uma atividade muto concorrida. Soma-se a isso a burocracia envolvida para formalizar uma doceria, como a abertura do CNPJ, e obter o alvará da Vigilância Sanitária.

Há uma boa notícia, no entanto: no começo, é possível abrir uma MEI, uma empresa de microempreendedor individual, e obter a dispensa do alvará – mas isso não exime o empreendedor de seguir as orientações de higiene da Vigilância Sanitária.

Isso, é claro, se aplica a docerias pequenas. Se a ideia for já começar maior, com um estabelecimento e funcionários, a MEI não se aplica e é necessário obter o alvará.

De qualquer forma, o primeiro passo para investir em uma doceria é fazer um teste de mercado. Isso vai ajudar a confirmar que existe espaço no mercado, bem como clientes interessados no seu negócio, e que você está escolhendo o ponto físico que mais se encaixa no seu projeto. E por que é importante investir tempo e dedicação analisando o mercado? Simples: para ter certeza de que o seu projeto é rentável e viável, antes de investir dinheiro nele!

Para acertar nisso, é preciso responder a três perguntas:

  1. Quem são meus clientes?
  2. E meus fornecedores?
  3. E quem são meus concorrentes?

2. Escolha uma especialidade para montar uma doceria de sucesso

Muitas pessoas compram ou consomem algum tipo de doce, ao menos, uma vez ao dia. Para isso, existem diversas panificadoras, lanchonetes e mercados espalhados por todos os lugares. Ainda, muitas pessoas estão estudando como fazer bolos caseiros, não é mesmo? No entanto, não encontramos com tanta facilidade empreendimentos especializados em um tipo de doce específico.

doceria de sucesso bombons

Por isso, é importante definir uma especialidade e oferecer uma receita típica e exclusiva, mesmo que posteriormente essa doceria ofereça outros produtos. Sua empresa precisa de algo que crie uma identidade, tenha um carro-chefe, e seja reconhecida por isso. Invista naquilo que você faz de melhor no mundo dos doces — dessa forma, você vai se destacar nesse mercado.Além de ser um diferencial, a escolha de uma especialidade ajuda na otimização da produção na cozinha. Se liga no próximo tópico para entender melhor.

3. Crie um cardápio otimizado

Para montar uma doceria de sucesso, é preciso pensar bem antes de definir o seu cardápio de doces. A dica da expert da eduK Dani Cruz é escolher um mix de produtos que contenham as principais matérias-primas em comum. Esse é o pulo do gato na hora de otimizar sua produção.

Ao definir produtos que tenham etapas comuns da receita, que levem as mesmas bases ou que possuam os mesmos ingredientes-chave, o risco de faltar alguma matéria-primas bem na hora da encomenda é muito baixo.

Além disso, você evita o desperdício, pois os ingredientes tendem a estar com a validade sempre em dia. Fora que, ao abrir um pacote, por exemplo, você provavelmente conseguirá usar em mais de uma receita. Outra vantagem é que as suas chances de economizar ao comprar quantidades maiores de ingredientes são muito mais altas, e torna o processo também mais prático, certo?

Ao planejar a sua doceria de sucesso, prefira, portanto, um menu mais enxuto. Se você ainda não estava convencida, saiba que muitas opções confundem a clientela e fazem com que a cozinha vire uma bagunça!

Por isso, é importante pensar em apenas alguns doces e que, de preferência, tenham bases similares. Isso faz com que a linha de produção seja funcional e ajuda na economia do negócio. Veja todas as dicas para montar seu cardápio de doces aqui.

4. Defina sua persona

Definir o seu público-alvo é fundamental para entregar exatamente aquilo que os seus potenciais clientes estão procurando. Atualmente, uma prática no marketing que tem ajudado muitas empresas é dar um passo além, e definir a sua persona. O que seria isso exatamente?

Vamos lá, a persona é um personagem fictício que ajuda a segmentar a sua oferta e a sua comunicação. Ela é construída por meio de pesquisa, ao se reunir um conjunto de características e comportamentos. Isso pode ser feito com base em diversos fatores. São eles:

  • Idade;
  • Classe social;
  • Hábitos de consumo;
  • Estilo de vida;
  • Localização;
  • Informações profissionais;
  • Grau de escolaridade;
  • Hobbies.

Esses são alguns dos questionamentos a que o empreendedor deve responder para entender quem são as pessoas ou empresas que consomem os seus produtos. A definição de persona pode ser feita por meio de pesquisas físicas, online e por observação.

5. Estude a sua concorrência

Antes de montar uma doceria de sucesso, é preciso identificar quais empresas já oferecem o mesmo produto que o seu. Dessa maneira, é possível tirar boas conclusões, como: qual vai ser o diferencial do meu negócio, quem são os clientes que consomem esse produto, qual o valor de venda aceito pelo mercado, e por aí vai.

Além disso, é possível identificar se o segmento já está saturado, se já existem docerias o suficiente em um determinado lugar. A pesquisa da concorrência pode ser feita pelos canais digitais, bem como presencialmente. Se for identificado um empreendimento semelhante, vá até o local e prove as receitas. Com certeza, isso vai trazer bons insights para o seu negócio.

6. Faça parceria com bons fornecedores

Preparar deliciosas receitas de doces e sobremesas exige produtos específicos, frescos e de qualidade, não é mesmo? Portanto, é preciso ter fornecedores para entregar esses produtos na quantidade, qualidade e nos dias certos. Imagine ficar sem aquele ingrediente especial para preparar, por exemplo, um cupcake, e justo no dia de maior movimento. Uma tragédia!

doceria de sucesso cupcakes

Logo, tenha um bom relacionamento com o seu fornecedor, e se possível, tenha mais de um. Com mais de uma empresa fornecendo os produtos necessários para a produção de uma doceria, é possível alcançar melhores produtos, mais frescos e, também, conseguir preços mais competitivos.

Lembre-se: ótimos ingredientes são a chave para ótimos doces! Para montar uma doceria de sucesso, não economize nos insumos – converse com o fornecedor para conseguir valores acessíveis para ingredientes de qualidade.

7. Construa uma boa equipe

Já não basta ter a melhor receita e oferecer os melhores doces da sua cidade — os consumidores estão mais exigentes. O atendimento é primordial para garantir uma boa experiência gastronômica, e isso vai depender muito da sua equipe. E, claro, gerenciar uma equipe exige bons métodos de organização.

Colaboradores engajados, que entendam a visão e os valores da empresa, são fundamentais para o sucesso de qualquer doceria. No entanto, mesmo com uma boa equipe, o empreendedor não pode se distanciar do negócio. É preciso por, realmente, a mão na massa! Delegue atribuições e responsabilidades, mas esteja presente e participe de todas as etapas para montar uma doceria de sucesso.

Outro passo importante, que muitos empreendedores no setor de alimentação ignoram, é: faça com que a sua equipe experimente os seus produtos. Todos os funcionários precisam conhecer os doces, para poder, assim, orientar a clientela, indicar doces e responder dúvidas.

8. Capriche na divulgação

Nenhum doce vai se vender sozinho, não é mesmo? Por mais que seus produtos sejam deliciosos, a divulgação é indispensável. A boa notícia é que, atualmente, as redes sociais facilitam bastante essa tarefa!

E tudo bem se não há verba para investir em divulgação. Fotos bonitas, bom uso de hashtags e legendas criativas já fazem uma grande diferença! A gente fez um conteúdo completo com 10 dicas para fazer fotos para doces, tá imperdível, não deixe de conferir.

Para atingir um público ainda maior, é necessário investir dinheiro em impulsionamento de posts. Mas cuidado: a verba pode ser gasta sem trazer resultados, se os filtros corretos não forem aplicados e se o empreendedor não tiver um entendimento sobre algoritmos das redes sociais. Há cursos na internet – alguns até são gratuitos – que podem ajudar bastante nessa tarefa.

9. Escolha uma boa localização

Muito dificilmente o seu consumidor vai atravessar toda a cidade só para comer doces oferecidos pelo seu negócio, por mais deliciosos que eles sejam. Ou, ainda, montar uma doceria sofisticada em um bairro onde a renda dos moradores não seja condizente com os valores cobrados pelos doces.

Mesmo que a doceria tenha delivery – o que é uma tendência a ser seguida atualmente -, o raio de entrega não deve ser muito grande. Até porque nenhum cliente vai pagar uma taxa de entrega cujo valor exceda o preço dos doces. No geral, os aplicativos de entrega trabalham com um raio de 10 quilômetros.

Logo, invista tempo pesquisando o melhor ponto para montar o seu negócio. Quem são as empresas na região que podem ser concorrentes, quem são os clientes e quanto ganham, bem como todos os fatores que podem influenciar a decisão ou a capacidade de compras dos potenciais clientes. Faça uma pesquisa do seu mercado para identificar os seus clientes, fornecedores e concorrentes e, dessa maneira, escolher a melhor localização.

doceria de sucesso empreendedorismo na confeitaria

Montar uma doceria de sucesso pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas como vimos, não é tão fácil como parece. Além de apresentar um cardápio exclusivo e receitas incríveis, existe uma diversidade de fatores administrativos que devem ser considerados, e um dos fundamentais é definir uma precificação correta para os seus doces.

Além disso, estar atualizado sobre o mercado de doces e investir em cursos de gestão específicos para confeiteiros é primordial para manter a sustentabilidade do seu negócio. Quer saber mais sobre ter seu próprio negócio, viver daquilo que ama fazer e finalmente montar uma doceria de sucesso? Então, conheça o curso Empreendedorismo na Confeitaria, ministrado pelas experts Roberta Abud e Daniela Vergara, que a eduK preparou com muito capricho para você! Te esperamos.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.