doceria de sucesso

Saiba como montar uma doceria de sucesso com estas 7 dicas!

Abrir uma doceria de sucesso é o sonho de muitas pessoas que pretendem empreender e fazer da gastronomia uma fonte de renda. Afinal, o mercado de alimentação nunca sai de moda e costuma enfrentar as crises econômicas bem melhor que outros segmentos. No entanto, não basta ter boas receitas e preparar doces de ótima qualidade: é preciso saber empreender.

Questões burocráticas, como planejamento, pesquisa de mercado e gestão de equipe, são fatores que influenciam, e muito, no sucesso ou fracasso de um negócio. Isso exige empenho e perseverança. Mas não se preocupe. Seguindo algumas técnicas, é possível aperfeiçoar o espírito empreendedor e montar uma doceria de sucesso. Quer saber como? Continue a leitura, pois preparamos 7 dicas para ajudar. Confira!

1. Pesquise sobre o mercado

Para montar uma doceria de sucesso, não basta ter deliciosas receitas de bolo caseiro ou ser apaixonado por doces. Esse mercado é explorado por diversos empreendedores, alguns formalizados e outros não. Embora bastante rentável, é uma atividade muto concorrida. Soma-se a isso a burocracia envolvida para formalizar uma doceria, como a abertura do CNPJ, e obter o alvará da Vigilância Sanitária.

Por isso, o primeiro passo para investir em uma doceria é fazer um teste de mercado. Isso vai ajudar a confirmar que existe espaço no mercado, bem como clientes interessados no seu negócio, e que você está escolhendo o ponto físico que mais se encaixa no seu projeto. E por que é importante investir tempo e dedicação analisando o mercado? Simples: para ter certeza de que o seu projeto é rentável e viável, antes de investir dinheiro nele!

Para isso, é preciso responder a três perguntas:

  1. Quem são meus clientes?
  2. Quem são meus fornecedores?
  3. Quem são meus concorrentes?

2. Escolha uma especialidade

Muitas pessoas compram ou consomem algum tipo de doce, ao menos, uma vez ao dia. Para isso, existem diversas panificadoras, lanchonetes e mercados espalhados por todos os lugares. Ainda, muitas pessoas estão estudando como fazer bolos caseiros, não é mesmo? No entanto, não encontramos com tanta facilidade empreendimentos especializados em um tipo de doce específico.

Por isso, é importante definir uma especialidade e oferecer uma receita típica e exclusiva, mesmo que posteriormente essa doceria ofereça outros produtos. Sua empresa precisa de algo que crie uma identidade, tenha um carro-chefe, e seja reconhecida por isso. Invista naquilo que você faz de melhor no mundo dos doces — dessa forma, você vai se destacar nesse mercado.

3. Defina sua persona

Persona é um conjunto de pessoas ou empresas que têm características em comum. Definir o seu público-alvo específico, ou seja, a sua persona, é fundamental para entregar exatamente aquilo que os seus potenciais clientes estão procurando. Isso pode ser feito com base em diversos fatores. São eles:

  • idade;
  • classe social;
  • hábitos de consumo;
  • estilo de vida;
  • localização;
  • informações profissionais;
  • grau de escolaridade;
  • hobbies.

Esses são alguns dos questionamentos a que o empreendedor deve responder para entender quem são as pessoas ou empresas que consomem os seus produtos. A definição de persona pode ser feita por meio de pesquisas físicas, online e por observação.

4. Estude a sua concorrência

Antes de montar uma doceria de sucesso, é preciso identificar quais empresas já oferecem o mesmo produto que o seu. Dessa maneira, é possível tirar boas conclusões, como: qual vai ser o diferencial do meu negócio, quem são os clientes que consomem esse produto, qual o valor de venda aceito pelo mercado, e por aí vai.

Além disso, é possível identificar se o segmento já está saturado, se já existem docerias o suficiente em um determinado lugar. A pesquisa da concorrência pode ser feita pelos canais digitais, bem como presencialmente. Se for identificado um empreendimento semelhante, vá até o local e prove as receitas. Com certeza, isso vai trazer bons insights para o seu negócio.

5. Faça parceria com bons fornecedores

Preparar deliciosas receitas de doces e sobremesas exige produtos específicos, frescos e de qualidade, não é mesmo? Portanto, é preciso ter fornecedores para entregar esses produtos na quantidade, qualidade e nos dias certos. Imagine ficar sem aquele ingrediente especial para preparar, por exemplo, um cupcake, e justo no dia de maior movimento. Uma tragédia!

Logo, tenha um bom relacionamento com o seu fornecedor, e se possível, tenha mais de um. Com mais de uma empresa fornecendo os produtos necessários para a produção de uma doceria, é possível alcançar melhores produtos, mais frescos e, também, conseguir preços mais competitivos.

6. Construa uma boa equipe

Já não basta ter a melhor receita e oferecer os melhores doces da sua cidade — os consumidores estão mais exigentes. O atendimento é primordial para garantir uma boa experiência gastronômica, e isso vai depender muito da sua equipe. E, claro, gerenciar uma equipe exige bons métodos de organização.

Colaboradores engajados, que entendam a visão e os valores da empresa, são fundamentais para o sucesso de qualquer doceria. No entanto, mesmo com uma boa equipe, o empreendedor não pode se distanciar do negócio. É preciso por, realmente, a mão na massa! Delegue atribuições e responsabilidades, mas esteja presente e participe de todas as etapas para montar uma doceria de sucesso.

7. Escolha uma boa localização

Muito dificilmente o seu consumidor vai atravessar toda a cidade só para comer doces oferecidos pelo seu negócio, por mais deliciosos que eles sejam. Ou, ainda, montar uma doceria sofisticada em um bairro onde a renda dos moradores não seja condizente com os valores cobrados pelos doces.

Logo, invista tempo pesquisando o melhor ponto para montar o seu negócio. Quem são as empresas na região que podem ser concorrentes, quem são os clientes e quanto ganham, bem como todos os fatores que podem influenciar a decisão ou a capacidade de compras dos potenciais clientes.

Montar uma doceria de sucesso pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas como vimos, não é tão fácil como parece. Além de apresentar um cardápio exclusivo e receitas incríveis, existe uma diversidade de fatores administrativos que devem ser considerados. Faça uma pesquisa do seu mercado para identificar os seus clientes, fornecedores e concorrentes e, dessa maneira, escolher a melhor localização.

Além disso, estar atualizado sobre o mercado de doces e investir em cursos relacionados com o segmento de confeitaria é primordial para manter a sustentabilidade do seu negócio. Quer saber mais sobre gastronomia e ter mais dicas para montar uma doceria de sucesso? Então, confira o artigo que preparamos sobre o assunto!

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