Existem diferentes versões sobre a origem das empadas. Alguns afirmam que elas surgiram na França, outros que, na realidade, elas derivaram dos pastelões portugueses. Independente da origem, o que se sabe é que esses deliciosos salgados fazem muito sucesso aqui no Brasil em seus mais diversos sabores, desde a tradicional de frango até sabores inovadores como brigadeiro ou quatro queijos.
A principal característica das empadas é a sua “massa podre”, que esfarela na boca. Além disso, em geral, seu recheio cremoso é fechado com uma tampinha sempre bem dourada e crocante: um verdadeiro convite para experimentar essa delícia.
A composição das massas também podem variar bastante, dependendo do sabor do recheio ou da sua preferência. Elas podem ser mais amanteigadas, integrais ou receber fubá e até chocolate na receita.
Sucesso de vendas, as empadas podem ser uma ótima opção de negócio para quem quer abrir uma casa especializada, adicionar essa delícia ao cardápio ou mesmo vender salgados para eventos. Para se destacar nesse mercado, o importante é ter criatividade e inovar na apresentação e nos sabores.
Na eduK, além de vários cursos especiais com receitas de salgados, temos um curso completo sobre empadas com o expert Jurandyr Affonso. Ele ensina a massa básica e uma variedade incrível de recheios que vão fazer muito sucesso com os seus clientes.
Para começar, aposte em um recheio tradicional, como o de creme de palmito.
Ingredientes
- 1/3 xícara (chá) de azeite ou óleo
- 2 dentes de alho socado
- 1 cebola grande picada
- 1 tomate maduro sem pele e sem sementes picadinho
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 250 ml de leite
- 100 ml de água filtrada
- 2 vidros grande de palmitos picados (600 g)
- 1 tablete de caldo legumes
- 3 colheres (sopa) de salsinha verde picadinha
- Sal (Q.B.)
- Molho de pimenta (Q.B.)
- Temperos de sua preferência (Q.B.)
- 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
Preparo
- Coloque em uma panela grande o azeite e doure o alho e a cebola
- Junte os tomates picados e os demais ingredientes
- Quando abrir fervura, prove o tempero
- Junte a farinha de trigo, mexendo rapidamente, até obter um creme firme
- Empregue quando frio
Gostou e vai fazer? Conta pra gente nos comentários ou nas redes sociais! 😉