Nasci praticamente em uma fábrica de feltros de lã coloridos. Comecei a trabalhar aos 14 anos para ajudar meu pai, na área de acabamento. Foi exatamente nesse local que comecei a pegar as sobras e transformá-las em artesanato em feltro, há 42 anos. Ficava encantado com as combinações das cores, textura e facilidade de manuseio dos retalhos. Meu primeiro trabalho foi fazer tapetes de chão, de refiles de feltro. Conforme ia saindo a produção, novas descobertas das combinações de cores que eu poderia fazer saiam juntas, além de uma sensação muito boa de querer mais! A Santa Fé, esta fábrica que estou falando, iniciou com seis cores.
- Aprenda tudo sobre feltro em tutoriais e cursos incríveis!
- Fernanda Lacerda ensina a fazer um lindo móbile de berço em feltro
- Quer ganhar dinheiro com Artesanato? Especialize-se já!

Eu, logo em seguida, corri para aprender a fazer o feltro e fui parar na produção, querendo entender todo o processo para aumentar a quantidade de cores e poder criar mais combinações. Em muito pouco tempo, já sentia a deliciosa sensação de combinar mais de 36 cores diferentes. Logo foram 60! A Santa Fé foi crescendo e eu segui com minha arte, desenvolvendo cada vez mais feltros diferentes pois, assim como eu, outros artesãos necessitavam disso para diversificar sua produção artística. Até cheguei a dar aulas de feltro durante cinco anos. Aprendi, ensinei e sigo aprendendo a cada novo trabalho que realizo!

- Aprenda a fazer Móbiles em feltro com este tutorial em vídeo!
- Decoração em feltro é sucesso de vendas
Hoje milhares e milhares de pessoas utilizam e desenvolvem lindos trabalhos de artesanato, sustentam suas famílias e fazem dessa arte maravilhosa, uma fonte importante de renda que passa de geração para geração. Eu e o feltro crescemos juntos e nos tornamos amigos inseparáveis. Ele me ajudou a descobrir o mundo das cores e a desenvolver meu lado mais sensível e eu ajudei no seu rejuvenescimento, estilo, cores, estampas e novas tecnologias que serão apresentadas nessa nova coluna mensal, Feltro sem filtro.



Espero que gostem e que seja muito útil para o trabalho de todos aqueles que, como quem vos escreve, é apaixonado pelo artesanato em feltro! Colorir o mundo ao seguir desenvolvendo a “Eterna Arte”: esse é o nosso objetivo. Eu, o feltro e você! Vamos?
Luciano Amado trabalha com feltro desde os 14 anos. É artesão e artista por natureza. Pós-graduado em Publicidade e Marketing já teve vários trabalhos de artesanato publicados em revistas especializadas. Apaixonado por fotografia – e por cachorros – já viajou o mundo expondo suas fotos, mas se sente em casa mesmo no chão de fábrica. É em meio à Mata Atlântica, onde mora, que recarrega as energias para seguir evoluindo seu trabalho, como Diretor da Feltros Santa Fé.
17 respostas
Santa Fé para mim não é apenas um produto…é uma história, um resultado!!!
Sinto que cada detalhe foi pensado por mim e exclusivamente para mim.
Me sinto em casa quando uso os produtos Santa Fé!!!
Adorei conhecer sua história! A Santa Fé cresceu junto com você!Já parou para pensar que isso tudo faz muita gente feliz??!! Você faz uma #SantaDiferença
Amei sua história Luciano. O feltro é tão importante para mim que a cada trabalho realizado me comove. É incrível o que podemos fazer com nossas mãos com a versatilidade do feltro. Que Deus te abençoe hoje e sempre
Que história linda Luciano, amei saber a história dá santa fé feltros já faz parte da minha vida a tanto tempo! É só exercer a criatividade com tantas cores!
Parabéns para você e o seu Pai que começou a história do Feltro!! Desejo muito mais sucesso…
linda história!
Que linda história e exemplo de vida…Participando de todas as etapas…Deve ser um orgulho para sua família… Parabéns por ser tão inspirador e batalhador e nos proporcionar estas maravilhas que tanto nos encantam e fazem parte do nosso dia-a-dia…Nos ajudam em nosso orçamento e principalmente nos fazem felizes!!! Muito obrigada!!!!
Que história inspiradora Luciano!!! Parabéns pela iniciativa lá atras qiando jovem, parabéns por toda sua trajetória. É muito bom saber que temos “gente como a gente” como um dos diretores da Santa Fé, que conhece bem o processo de criação com feltro. Obrigada por sempre buscar novas opções de cores e estampas que acrescentam tanto ao nosso trabalho. E muito bacana a eduk abrir esse espaço e contar essa história pra gente. Super obrigada!!!
Amei a história, é muito legal quando fazemos algo que gostamos, amo muito artesanato, me apaixonei pelo artesanato em feltro e a Santa Fé tem tantas cores e opções lindas para trabalharmos! Muito obrigada por seu amor ao feltro isso nos alegra, contagia e motiva em nossas escolhas.
Amei demais saber isso tudo. Muito motivador e a junção da melhor marca de feltro do mercado com a Eduk vai ser perfeita pra nós artesãs. Amei demais
Linda história… e com essa bênção do feltro hoje posso complementar a renda do meu lar, podendo assim dar um conforto melhor para meus filhos…
Que Deus continue abençoando o feltro,projetos e conquistas de todos nós!
Parabéns pela história…
Luciano, como você sabe, o feltro Santa Fé sempre fez parte da minha vida, referência para meus trabalhos na infância, juventude e hoje mais ainda com meu trabalho de Arteterapia com mulheres. O feltro é o meu elo com o mundo mágico onde tudo o que imaginamos conseguimos fazer. Obrigada por sempre prezar a qualidade do seu produto há 2 gerações! Sucesso!!!????????
Sucesso!!!!
Jô Sousa 20/03/2017 #
Isso que é inspiração pra todas nós artesãs que amamos Feltro Santa Fé.
Parabéns e obrigada por fazer o meu mundo mais colorido…
Isso que é inspiração pra todas nós artesãs que amamos Feltro ( Santa Fé ????).
Parabéns e obrigada por fazer o meu mundo mais colorido…
Muito interessante! gostei.
Uauuuu muito legal sua história, legal saber um pouco do feltro que é o amor dá minha vida , espero aprender muito com vc.
Parabéns Luciano Amado.
#feltroSantaFé
Que linda história! Temos muito a te agradecer, pois se hoje temos o melhor feltro e a enorme variedade de cores e estampas que a Santa Fé tem, devemos a você! Muito obrigada por tornar ainda mais lindas as nossas artes!