O patchwork é uma técnica que veio para ficar. Tendência em decoração para diferentes ambientes, é superversátil, prático e ainda funciona muito bem para o reaproveitamento de retalhos de tecidos. Além disso, é uma arte que permite ao artesão colocar toda a sua criatividade em prática, afinal a combinação de tecidos e cores fica totalmente à sua escolha e o resultado pode ser completamente original, o que é ideal também para a confecção de peças exclusivas.
Muita gente pensa em trabalhar com patchwork, mas tem dúvidas sobre como começar ou mesmo como se aperfeiçoar nessa técnica. Você encontra muitas ideias, inspirações e cursos completos, do básico ao avançado na internet. Mas uma dúvida muito comum entre os interessados na técnica é sobre os materiais básicos para iniciar, por isso trouxemos uma lista com os itens básicos para você começar a sua aventura pelo mundo do patchwork.
Base para corte: usada para apoiar e cortar o tecido. É muito útil, pois vem com marcações na horizontal e na vertical em polegadas e centímetros. Além disso, garante que a lâmina do cortador dure mais. Pode ser encontrada em diversos tamanhos. Para quem está começando, o tamanho ideal é 45 x 60 cm.
Régua para patchwork: é feita em acrílico grosso e possui marcações de medidas e ângulos. O tamanho necessário para os iniciantes é de 15 x 30 cm.
Cortador circular: com ele você corta simultaneamente várias camadas de tecido. Graças à sua lâmina afiada, o corte é rápido e preciso. Quem vai executar os seus primeiros trabalhos pode apostar no cortador de 45 mm, que é mais fácil de encontrar e a lâmina de reposição é mais barata.
Máquina de costura: superimportante para a confecção das peças. Seus modelos são os mais variados e qual você vai escolher, depende exclusivamente dos seus objetivos. Neste post aqui, você encontra um pequeno guia de como escolher a melhor máquina de costura para você.
Gostou das dicas? Vai começar a trabalhar com patchwork? Conta pra gente qual item é essencial para a confecção das suas peças!